Tempo est. de leitura: 3 minutos Atualizado em 08.06.2021

Os indicadores de TI têm um papel fundamental na gestão de tecnologia das empresas. Se o seu objetivo é focar na produtividade de sua equipe e torná-la o mais competitiva possível, a utilização dos KPIs de tecnologia é uma excelente estratégia para a obtenção de resultados. 
Esses indicadores de desempenho são utilizados para, dentre outras funções, avaliar a produtividade do negócio a partir de uma análise do que é entregue (produto ou resultado). Porém, é essencial que a observação dos KPIs de TI seja frequente e orientada para a otimização do setor.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é KPI de tecnologia e quais são os principais indicadores de sucesso para avaliar a produtividade do seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é KPI e qual é o seu objetivo?

Um KPI (Key Performance Indicator) pode ser definido como um indicador que acompanha o desempenho de determinado processo em uma empresa. Trata-se de uma forma de verificar se os resultados esperados foram atingidos, facilitando a tomada de decisões em inúmeras questões, assim como a otimização de processos.
Existem várias categorias de KPI, como os indicadores de produtividade, de qualidade, de capacidade e de estratégia, entre outros. Todas elas têm a sua devida importância para o sucesso de qualquer negócio.

Qual é a importância dos KPIs?

Os KPIs funcionam como um sistema de diagnóstico, garantindo que a equipe tenha uma visão real dos problemas apresentados, de acordo com os resultados obtidos.
Essa análise acaba gerando insights para que os profissionais possam observar e criar soluções para as mais variadas questões.

Quais são os principais KPIs de produtividade?

Os departamentos de TI das empresas são avaliados pelas soluções que proporcionam aos diversos desafios. Com isso em mente, a seguir, confira alguns dos principais KPIs de produtividade!

Tempo de entrega de projetos

Em relação ao tempo de entrega de determinado projeto, há de se fazer sempre uma pergunta: o prazo foi cumprido pela empresa? Esse é um fator que merece total atenção, e o indicador que avalia essa questão é fundamental para uma boa gestão de TI.
Trata-se, em suma, de um KPI que se aplica, em especial, a grandes empresas nas quais a atuação do departamento de TI está ligada à criação de interfaces, aplicações etc.
Ao fazer a análise desse indicador, é possível identificar gargalos em alguns passos do projeto, o que contribui para elaborar soluções estratégicas, como investir em treinamentos, remanejar pessoas e contratar profissionais, entre outras.

Garantia de qualidade

De nada adianta cumprir o prazo de entrega, se a qualidade deixar a desejar. Sendo assim, indicadores que avaliam a quantidade de problemas por projeto contribuem para identificar em quais etapas do desenvolvimento aparecem mais erros.
Esse indicador, portanto, ajuda no processo de correção.

Controle do orçamento

Apesar de ser óbvia a necessidade de analisar a precisão orçamentária de uma empresa, existe um indicador para isso — visto que acompanhar essa questão é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio.
Assim, o controle de orçamento garante que as equipes fiquem em alerta em relação aos gastos e mantenham o budget nos parâmetros ideais.

Satisfação dos clientes

Avaliar o trabalho da equipe de TI pelo grau de satisfação de quem é atendido por ela é um excelente indicador e ajuda a identificar pontos que podem ser melhorados, além de localizar falhas técnicas dos sistemas e programas adotados. Exemplo disso seria uma rede lenta, que causa interferência em alguns processos.
Como você conferiu neste conteúdo, a equipe de TI tem ferramentas poderosas para uma análise mais precisa de resultados, que são os KPIs de tecnologia — indicadores que acompanham o desempenho dos mais variados processos em uma empresa.
Se você curtiu este post, vai gostar também de nosso guia sobre o gerenciamento de projetos!

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