Gestão de projetos e processos na TI: como fazer?

É fato que todo empreendedor sonha em ter uma empresa de sucesso, mas o que faz com que apenas alguns alcancem esse objetivo é a forma como escolhem administrar o negócio. E, em um mercado cada vez mais competitivo, sabemos que só sobrevive aquele que tem visão e que está aberto para as novas possibilidades. 

Sendo assim, a adoção de uma gestão de projetos e processos faz parte de uma conduta visionária, pois essa estratégia tem a capacidade de despertar todo o potencial do seu empreendimento. Sem contar que, conforme essa administração é aperfeiçoada, passa a ser possível tornar a sua empresa ainda mais competitiva no segmento em que atua. 

Isso porque, independentemente do quão bem está o seu negócio, o mercado atual apresenta uma dinâmica que está em constante mudança. Logo, ele exige dos gestores mais esforço para manter a sua capacidade de inovação de forma a se evitar ao máximo permanecer na zona de conforto. 

Considerando que uma empresa de TI precisa desenvolver soluções inovadoras para se manter ativa, preparamos este artigo com dicas valiosas para você garantir uma gestão de projetos e processos mais eficiente. Continue a leitura!

Defina o escopo das tarefas

A organização é uma característica fundamental em uma empresa que deseja crescer. Afinal de contas, é por meio dela que o gestor consegue ter uma ideia clara das ações que devem ser prioridades. Nesse contexto, a criação de um escopo faz toda a diferença, pois serve para registrar e estruturar os objetivos específicos de cada projeto desenvolvido. 

Ou seja, nesse documento, serão definidos os resultados que se espera alcançar após a conclusão do projeto, os prazos para a entrega, os custos, as tarefas, as responsabilidades de cada membro da equipe envolvida, entre outras questões importantes. Todas essas informações organizadas e registradas, além de servirem como um norte para os tomadores de decisões, ajudam o grupo a não perder o foco.

Desenvolva o perfil de um bom gestor de TI

Sabemos que administrar uma empresa ou um departamento não é uma tarefa fácil. Isso porque a busca pela excelência e por resultados demanda um esforço diário do gestor. Mas existem certas características ou atitudes que fazem de você um bom líder e podemos citar como exemplos:

  • a disposição para ouvir a sua equipe;
  • a habilidade de delegar funções;
  • a capacidade de se adaptar a diferentes cenários;
  • a presença de uma visão estratégica;
  • a facilidade de se relacionar bem com todos.

Todas essas características são fundamentais em um líder, por isso, se você espera que as suas ações tenham êxito, busque sempre evoluir como gestor. Além disso, tenha em mente que você não trabalha sozinho, nesse caso, a sua postura e a conduta na empresa servirão de inspiração para o seu time.

Utilize indicadores de desempenho

Em um mercado cada vez mais competitivo, é crucial que a sua empresa tenha plena consciência dos resultados de suas ações. Para manter esse controle e analisar os efeitos das estratégias adotadas, é preciso investir em indicadores de desempenho. Essas ferramentas permitem que você possa acompanhar o desenvolvimento do seu negócio conforme as metas de curto, médio e longo prazo são alcançadas.

Terceirize os serviços de TI

A terceirização dos serviços de TI pode ser uma boa alternativa para você, que preza por um atendimento especializado e deseja obter o melhor controle dos serviços, pois a empresa contratada fornece regularmente relatórios de desempenho das decisões que são tomadas. Nesse caso, é possível ter como vantagens a maior qualidade dos processos e a redução significativa dos custos.

Saiba utilizar o feedback na otimização do trabalho

Embora muitos tenham uma visão negativa sobre os tão temidos feedbacks, esse retorno, quando dado de forma construtiva, pode fazer toda a diferença. Isso porque permite que todos os envolvidos no projeto tenham uma visão clara dos seus pontos fortes e fracos como profissionais individuais e como membros de uma equipe.

Sendo assim, o feedback serve como um regulador comportamental que permite analisar a postura do colaborador e incentivar que ele repita determinados acertos ou mude certas ações. Quando apresentado de forma justa e humanizada, você tem como retorno a melhora no desempenho de seu funcionário e o alinhamento do time com os princípios e objetivos da empresa. 

Além disso, a prática fortalece o vínculo entre a equipe e aumenta o engajamento, a confiança e a competitividade do grupo. Por isso, não hesite em dar feedbacks que possam contribuir para o crescimento e para o desenvolvimento do quadro de pessoal e, consequentemente, da sua empresa.

Adote estratégias para melhorar a utilização dos dispositivos móveis

Devido à popularização dos dispositivos móveis e ao acesso facilitado à internet, as empresas perceberam a necessidade de fazer uso desses recursos para realizar as suas atividades e alcançar melhores resultados. Essa mudança fez com que o ambiente corporativo se tornasse repleto de aparelhos conectados que compartilham informações, permitem o acesso aos e-mails, otimizam determinadas tarefas e realizam diversas outras funções. 

Ninguém duvida de que esse novo cenário trouxe diversas vantagens para a empresa. No entanto, é necessário ter em mente que, para garantir o total sucesso do uso dos dispositivos móveis, é preciso dispor de ferramentas que possibilitam o gerenciamento eficiente desses recursos.

Nesse caso, a utilização de um sistema de MDM é a alternativa mais adequada para garantir o melhor gerenciamento dos dispositivos móveis, pois oferece mais segurança, praticidade e eficiência. Aliás, essas características fazem toda a diferença para a empresa que faz uso desses aparelhos com a finalidade de executar atividades que estão relacionadas diretamente ao desenvolvimento de um projeto.

Uma solução de MDM, por exemplo, oferece funcionalidades avançadas que vão ajudar você a alcançar melhores resultados. Afinal de contas, a ferramenta permite:

  • gerenciar o ciclo de vida dos ativos da empresa;
  • atualizar e controlar cada dispositivo da empresa de maneira remota;
  • rastrear os dispositivos;
  • armazenar as informações em nuvem, possibilitando o acesso em qualquer lugar ou dispositivo;
  • ter privacidade e segurança das informações;
  • transferir arquivos, entre outras funções.

Portanto, com base nessas informações, percebemos que dispor de uma gestão de projetos e processos eficiente é essencial para promover o sucesso da sua empresa. Por isso, não deixe de colocar em prática as dicas que foram citadas neste artigo, combinado?

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