urmobo_mdm

Enterprise Mobility Management: entenda o que é e como escolher!

O Enterprise Mobility Management (EMM) é fundamental para que as corporações que utilizam dispositivos móveis nos seus processos realizem uma melhor gestão e configuração dessas aplicações. A ideia é otimizar todos os processos, facilitando a vida de gestores e colaboradores para melhorar o desempenho e gerar vantagens competitivas para as empresas.

Neste artigo, falaremos sobre o que é o EMM, como ele funciona e quais soluções podem beneficiar o gerenciamento de mobilidade corporativa. Não deixe de conferir.

O que é Enterprise Mobility Management (EMM)?

O Enterprise Mobility Management engloba todos os dispositivos, ferramentas, diretrizes e processos que envolvem o uso de dispositivos móveis em uma organização. A tradução para o português seria a seguinte: gerenciamento de mobilidade corporativa.

O EMM diz respeito a todo o universo da mobilidade corporativa. Ele serve para gerenciar e planejar a mobilidade de uma corporação, tornando-se o organizador de todos os dispositivos que uma empresa usa para gerenciar os seus processos e pessoas, tanto clientes como colaboradores.

Como funciona o EMM?

Ele funciona como um gerenciador e planejador de ações que se direcionam para a gestão da mobilidade das empresas. Assim, as palavras de ordem quando falamos em Enterprise Mobility Management são estratégia e planejamento.

É preciso saber exatamente o que a empresa quer, ou seja, escolher um objetivo que englobe os aparelhos utilizados, os softwares contratados e as soluções para realizar um bom gerenciamento.

Para contar com uma boa organização, de maneira eficiente, é fundamental estipular os apps que serão utilizados, os acessos e permissões que serão liberados e as funções que cada colaborador exercerá com o uso dessas ferramentas e soluções.

Como o EMM se trata da estratégia e do planejamento do gerenciamento de mobilidade corporativa, é possível que existam medidas de Enterprise Mobility Management na empresa sem a necessidade de utilizar um gerenciador de dispositivos móveis (MDM). Da mesma maneira, uma companhia pode utilizar um MDM sem usar técnicas de EMM.

O que é Mobile Device Management (MDM)?

O Mobile Device Management é um software de gerenciamento de dispositivos móveis que algumas empresas usam para gerenciar tablets e smartphones empresariais com muito mais agilidade e eficiência.

Com o MDM, as empresas conseguem monitorar, avaliar o desempenho, realizar atualizações e instalações eficientes de aplicativos necessários, personalizar o launcher dos aparelhos e estipular os horários de funcionamento dos tablets e smartphones empresariais. Assim, a companhia confere maior agilidade, eficiência e produtividade aos colaboradores e processos que envolvem o negócio.

Como funciona o MDM?

O MDM serve para gerenciar todas as funções de utilização dos dispositivos móveis da empresa. Assim, ele define as principais configurações das aplicações, estabelece as restrições de uso para cada colaborador ou cargo e define as restrições de acesso e as senhas.

Para utilizar um gerenciador de dispositivos móveis, é necessário instalar um aplicativo, conhecido como agente, em todos os aparelhos móveis do negócio. Em seguida, é utilizado um software que realiza a gestão.

Os recursos utilizados facilitam e otimizam o trabalho das equipes de TI por integrarem aparelhos e funções no mesmo software. Além disso, eles ajudam a aumentar o desempenho dos setores da empresa que utilizam os dispositivos móveis, otimizando todas as tarefas das equipes.

Quais são as funcionalidades da solução MDM?

Uma boa solução MDM conta com diversas funcionalidades e usabilidade que permite que as organizações façam um gerenciamento eficiente das aplicações dos dispositivos móveis. Além disso, ela possibilita a configuração adequada dos tablets e smartphones de maneira segura, prática e bastante eficiente.

Confira abaixo alguns desses recursos indispensáveis para o MDM. Vamos lá!

Atualizar e instalar apps

Um aspecto fundamental do MDM é possibilitar a instalação e a atualização dos dispositivos móveis de maneira remota. Além de economizarem tempo, os gestores garantem que os colaboradores contam com todos os softwares necessários para o desempenho das suas funções.

Verificar a localização dos dispositivos

Como a solução permite que as empresas monitorem a localização dos dispositivos corporativos, é possível garantir mais segurança, avaliar a produtividade dos colaboradores e analisar as rotas escolhidas. É uma função essencial para empresas como as de transporte e de logística.

Personalizar a tela inicial dos aparelhos

Um launcher personalizado permite que as empresas customizem a tela inicial dos aparelhos e torna possível o bloqueio de determinados aplicativos e a criação de um background.

Estipular o horário de funcionamento

Com essa solução, a empresa pode estipular e personalizar os horários e os dias de funcionamento dos aparelhos corporativos. Esse recurso evita o mau uso dos dispositivos e evita gastos excessivos com consumo de dados móveis.

O que considerar na hora de escolher entre os dois?

Não existe uma resposta pronta que define como escolher entre o MDM e o EMM, mas há um aspecto a considerar — qual das soluções atenderá melhor às demandas da sua empresa. Portanto, é fundamental entender qual é o objetivo do seu negócio e como os processos podem ser aprimorados.

A maneira como a empresa utiliza tablets, celulares e outros dispositivos móveis define qual é a melhor solução. Se o empreendimento utilizar apenas tablets e celulares, uma solução de MDM será suficiente para suprir as necessidades do negócio e entregará ferramentas suficientes para o bom desempenho dele.

Contudo, se o negócio demandar uma infraestrutura de mobilidade mais ampla, incluindo diversos dispositivos móveis, contar com uma solução de Enterprise Mobility Management pode ser necessário para ajudar no planejamento e no gerenciamento dos diferentes aparelhos.

O Enterprise Mobility Management é fundamental para que as empresas realizem uma melhor gestão e gerenciamento dos processos que envolvem a mobilidade corporativa. Com essa ferramenta, as ações estratégicas dos negócios, com dispositivos móveis, podem ser otimizadas e realizadas com mais eficiência.

O uso de um gerenciador de dispositivos móveis pode otimizar ainda mais os processos. Contudo, é preciso entender as necessidades do negócio para escolher a melhor opção entre o MDM e o EMM ou optar pelas duas soluções se isso for necessário. Afinal, elas podem trabalhar de maneira conjunta.

A Urmobo oferece soluções de MDM que protegem, monitoram e gerenciam todos os dispositivos móveis da empresa. Elas podem ser usadas em celulares, tablets e desktops que utilizem os sistemas operacionais Android, Windows Mobile ou iOS.

Entre em contato com a nossa equipe. Ficaremos contentes em esclarecer as dúvidas e otimizar os resultados do seu negócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.