Saiba como fazer o gerenciamento de dispositivos móveis na empresa!

Você tem ideia do que significa a sigla MDM dentro do contexto empresarial? Essa expressão tem a ver com o termo Mobile Device Management, que, em sua tradução para o português, significa gerenciamento de dispositivos móveis.

Dessa forma, basicamente, é um software de segurança que serve como uma importante ferramenta para os profissionais de TI. Isso porque permite desenvolver funções, como gerenciar, avaliar e elevar a segurança na utilização de dispositivos de colaboradores que estão integrados aos provedores de serviços operacionais da empresa.

Com essa empregabilidade, o MDM se torna um recurso essencial para a segurança interna de uma instituição. Podemos ressaltar que a utilização de dispositivos móveis sem esse tipo de sistema pode causar grandes impactos, como é o caso do vazamento de dados da organização. Por isso, é sempre bom saber como realizar o gerenciamento de dispositivos na empresa.

Caso você ainda não tenha muita noção do tema, preparamos este artigo contendo as principais dicas sobre o assunto. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Faça o controle de aplicativos instalados

A princípio, uma boa dica para estabelecer o gerenciamento de dispositivos móveis na empresa é realizar o controle de aplicativos instalados. Dessa forma, utilize as funções de controle de instalação de aplicativos que são fornecidas nos recursos de Android e no iOS.

Você também consegue criar uma loja seguindo o perfil corporativo para os apps, com a vantagem de ser personalizada e padronizada para cada usuário. Assim, os gestores garantem que os dispositivos móveis serão trabalhados conforme o planejado.

Use medidas de segurança básica

Outro ponto é utilizar ações e medidas de segurança básica. A esse respeito, uma das estratégias para controlar o acesso de pessoas aos dados internos é implementar programas que mantenham todos os aparelhos protegidos.

Seguindo essa ideia, podemos citar procedimentos, como definir novas senhas e utilizar mecanismos extras de autenticação, como é o caso da leitura de íris, da avaliação de digitais e da detecção facial. Com essas ações, são minimizadas as chances de ocorrência de um acesso não autorizado aos conteúdos da corporação.

Restrinja o acesso às configurações

Para estabelecer uma maior segurança e um bom gerenciamento dos dispositivos móveis, uma das medidas válidas é implementar uma série de protocolos ao configurar cada aparelho.

Como exemplo, podemos citar a restrição de acesso a configurações importantes (contas cadastradas, mecanismos de transferência USB, modificação das redes etc). Com isso, é criada uma limitação de acesso em que terceiros não conseguirão efetuar o controle de atividades consideradas essenciais e relevantes ao negócio.

Assegure que o acesso aos serviços aconteça apenas por quem trabalha na empresa

Por fim, para ajudar a limitar o acesso a pessoas que não são autorizadas, crie regulamentações que garantam que os dispositivos móveis terão as informações e os dados da empresa removidos quando o contrato encerrar ou quando o colaborador for desvinculado da corporação. Essa estratégia também serve para os casos de furtos e roubos dos dispositivos.

Portanto, essas foram as principais dicas de como fazer o gerenciamento de dispositivos móveis na empresa. Além do mais, vale ressaltar que os gestores devem buscar numa solução MDM recursos direcionados a uma maior segurança de dados internos e à obtenção de funcionalidades básicas de serviço.

Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas atualizações sobre o mundo dos negócios!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.