urmobo_mdm_emm

Você conhece as ferramentas MDM? Saiba o que é e como escolher!

O Gerenciamento de Dispositivos Móveis ou MDM (Mobile Device Management) tem ganhado mais destaque na Tecnologia da Informação. Isso ocorre porque as empresas compartilham dados nos dispositivos móveis dos colaboradores e, dessa forma, são necessárias medidas e políticas de proteção cada vez mais eficazes. 

Hoje, as ferramentas MDM não podem faltar em nenhuma empresa que compartilha suas informações e dados sigilosos de trabalho com os funcionários. Esse recurso é capaz de gerenciar e monitorar todos os dispositivos de uma instituição, garantindo a segurança de dados.

Neste post, falaremos sobre ferramentas MDM e de que forma podemos escolher as melhores opções. Continue a leitura e confira!

O que é MDM?

Trata-se de uma sigla para a expressão em inglês Mobile Device Management, que se refere ao gerenciamento de dispositivos móveis. Ainda, um sistema que possibilita que a empresa gerencie tanto os dispositivos próprios quanto aqueles que pertencem aos funcionários.

No entanto, atualmente, a maioria das organizações opta pelo BYOD (Bring Your Own Device), ou seja, o funcionário usando seu próprio dispositivo para rotinas empresariais — o que inclui o uso de dados de uma empresa.

Além disso, esses sistemas protegem e monitoram os dados em nuvens, recurso que garante comodidades, como o acesso a informações de qualquer local, além da troca de dados entre pessoas da mesma empresa.

Qual a importância de um MDM para a sua empresa?

O fator primordial que faz com que as empresas adotem esse sistema é a garantia da segurança dos dados aos quais os dispositivos dos colaboradores têm acesso. Afinal, por meio dessa tecnologia é possível que os gestores controlem esses aparelhos que carregam dados, muitas vezes, sigilosos.

Ainda, com esse sistema, as empresas podem controlar alguns fatores, como consumo, plano do celular, entre outros. O fato é que adotar ferramentas MDM traz soluções tecnológicas, garantindo segurança e otimização das rotinas administrativas.

O que analisar na hora de escolher a melhor MDM?

Alguns detalhes podem contribuir para a escolha do MDM. Confira os pontos que devem se observados!

Governança de dados

A ferramenta deve assegurar o acesso a sistemas, garantindo o gerenciamento, atualização e compartilhamento em qualquer ambiente, seja no servidor ou na nuvem. Ainda, a solução precisa garantir que os usuários possam colaborar com os gestores de TI também no acesso, gerenciamento e compartilhamento de dados.

Gerenciamento de segurança

Ao escolher uma solução MDM, os recursos de segurança do sistema merecem bastante atenção. Para começar, devem ser protegidos por criptografias e autenticação. Além disso, tem que ser capaz de interromper o acesso de usuários que não trabalham mais para a empresa e em caso de perda ou roubo.

Estratégia de mobilidade

O investimento em uma solução MDM requer análise para saber qual a solução que melhor atenderá a empresa. Por isso, algumas questões devem ser levantadas, por exemplo, se o local fornece o dispositivo ou permite que o aparelho do colaborador seja utilizado e, ainda, no caso de aparelhos cedidos, se podem ter uso pessoal, entre outros fatores. Assim, a melhor solução só poderá ser escolhida após a definição dessas e outras questões. 

Período de teste

O período de teste é essencial para a avaliação do sistema. Dessa forma, é possível que a equipe de TI verifique e faça testes nos dispositivos, bem como se certifique sobre a capacidade do sistema em gerenciar todos os aparelhos conectados. Algumas empresas, em razão da pandemia, estão disponibilizando 2 meses grátis para o uso da solução.

Como vimos, contratar um sistema de gerenciamento móvel requer cuidados e cautela. Assim, buscar as ferramentas MDM que oferecem um período de teste é uma boa alternativa para checar se as primeiras impressões realmente condizem com a solução.

Gostou do post? Então, aproveite que está por aqui e leia mais um conteúdo muito interessante, que fala sobre a segurança de dados usando MDM.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.