Tempo est. de leitura: 6 minutos Atualizado em 09.08.2021

Antes da pandemia de COVID-19, os varejistas continuavam a investir em lojas, a priorizar imóveis, remodelar a experiência de consumo no local de compra, pensar em vitrines e no envolvimento junto aos clientes. Mas é fato que as coisas mudaram.

Agora, lojas de varejo estão sendo desafiadas a manter o mesmo nível de engajamento e de vendas, além de terem que fornecer uma experiência segura, sem contato e ainda gerenciar o distanciamento social. Colocar um dispositivo móvel nas mãos de gerentes e colaboradores está rapidamente se tornando uma parte fundamental e muito importante para gerar uma maior receita nessa estratégia.

A chave para entregar ótimas experiências no cenário atual é obter as informações e oferecer os serviços certos aos clientes no momento da necessidade. E a maneira mais eficaz de fazer isso é disponibilizar devices com acesso remoto aos gerentes e funcionários da empresa. Essa associação ao seu negócio é o futuro do varejo.

O MDM NO SETOR VAREJISTA

Com o mobile, os varejistas maximizam o valor econômico de cada associado, capacitando-os a permitir melhores resultados em cinco áreas importantes: venda, clientela, ponto de venda móvel (POS), calçada e fluxo de trabalho. Como muitas outras indústrias, este setor também abraçou totalmente a transformação digital, embora com diferentes graus de sucesso.

O MDM permite que os administradores controlem, rastreiem e protejam remotamente seus dispositivos móveis. A prática já é padrão em outros setores, mas até o momento não tem muita implementação em supermercados, farmácias, lojas de diferentes itens e até concessionárias. No entanto, como os dispositivos móveis desempenham um papel maior nesse setor, essa tendência está mudando.

Segurança aprimorada

A desvantagem da dependência móvel são suas vulnerabilidades de segurança. Cada dispositivo na rede de um supermercado representa um ponto de entrada potencial para hackers acessarem sistemas e dados mais confidenciais. É aí que entra um bom MDM como a Urmobo que ajuda a mitigar as ameaças que esses terminais representam.

O MDM permite que os administradores emitam atualizações de software para todos os dispositivos na rede, por exemplo. Dessa forma, pode-se facilmente garantir que todos os terminais apresentem as mais recentes defesas e menos vulnerabilidades. Da mesma forma, o MDM pode restringir o acesso e os recursos dos dispositivos, mitigando quaisquer riscos causados pelo uso indevido dos funcionários.

O recente ataque aos supermercados Coop da Suécia destaca a importância da segurança cibernética. A rede de supermercados diz que fechou cerca de 500 lojas depois que um ataque tornou suas estações de pagamento inutilizáveis. Se as lojas não protegerem suas redes móveis em crescimento por meio do MDM, elas poderão sofrer um destino semelhante.

Desempenho Consistente do Dispositivo

O gerenciamento de dispositivos móveis também pode ajudar a garantir que todos os dispositivos em uma rede funcionem como deveriam. Sem a facilidade das atualizações automáticas do MDM, a atualização de cada uma pode levar muito tempo, possivelmente levando os funcionários a ignorá-la. À medida que isso acontece, alguns dispositivos podem começar a funcionar lentamente ou ter problemas para se comunicar com os atualizados.

O MDM pode então emitir atualizações para todos os devices em uma rede de uma só vez, garantindo um desempenho consistente. Todos os endpoints em uma loja terão o software mais recente, incluindo correções de bugs, por exemplo. Como resultado, clientes e funcionários podem aproveitar a velocidade, conveniência e funcionalidade que a mobilidade oferece.

Garantir o desempenho adequado é cada vez mais crucial à medida que o varejo fornece soluções móveis. Alguns, por exemplo, podem usar dados de localização para fornecer alertas e orientar os clientes. Se os dispositivos que coletam e enviam esses dados não estiverem atualizados, eles podem não fornecer locais precisos e em tempo real, potencialmente enganando os clientes.

Relações Aprimoradas com o Cliente

O MDM também pode ter benefícios indiretos promissores para os supermercados e lojas em geral. Um dos mais atraentes deles é o potencial de melhorar o relacionamento com o cliente e construir lealdade à marca. Dispositivos móveis em toda uma loja podem reunir os armazenamentos de dados necessários para alcançar os clientes em um nível mais significativo, e o MDM fornece uma plataforma consolidada para usar essas informações.

Estudos mostram que a comunicação personalizada gera seis vezes mais transações do que mensagens genéricas. Dispositivos móveis em toda a loja podem se conectar com os aplicativos de compras dos clientes para coletar informações sobre eles, permitindo mensagens personalizadas. Como o MDM promove um bom desempenho entre dispositivos, ele também garante uma coleta de dados consistente, tornando essa personalização mais precisa.

Sem o MDM, a infraestrutura digital de uma loja pode não funcionar como pretendido, o que pode afastar os clientes. Em contrapartida, garantir que tudo corra bem ajuda a reter e incentivar mais compras, tornando a experiência mais conveniente.

Maior Produtividade

Outro benefício indireto do MDM é que ele permite maior produtividade entre os funcionários da loja. Uma pesquisa de 2019 descobriu que 50% dos usuários finais disseram que sofrem falhas tecnológicas móveis a cada mês. Essas falhas podem impedir que os funcionários façam seu trabalho, especialmente à medida que as lojas se tornam cada vez mais dependentes dessas tecnologias.

Como o gerenciamento de dispositivos móveis fornece os meios para mantê-los funcionando corretamente, minimiza esses blocos de produtividade. As atualizações automáticas garantirão que não exibam falhas que possam dificultar seu trabalho. Essas atualizações também não o prejudicarão, já que os trabalhadores não precisam trazer os devices in-loco para atualizar.

O MDM promove ainda mais produtividade, limitando o uso indevido do dispositivo. Assim como o MDM envia atualizações, ele pode enviar protocolos que restringem como podem usá-los. Lojas de varejo podem bloquear recursos que podem distrair, garantindo que os funcionários permaneçam focados em seu trabalho.

O Gerenciamento de Dispositivos Móveis não pode ser ignorado

Para aproveitar ao máximo esses investimentos, no entanto, devem garantir que minimizem os riscos relacionados e maximizem a funcionalidade. Assim, o MDM fornece as ferramentas de que precisam para ambas as considerações.

Se devem ou não adotar a tecnologia móvel não é mais uma questão. A diferença entre aqueles na indústria que têm sucesso – dos que não têm – pode-se claramente ser verificada junto ao jeito que se usam esses dispositivos.

O FUTURO DO VAREJO É MÓVEL

Para gerar receita, engajamento e visitas repetidas em suas lojas, os varejistas devem garantir não apenas que cada visita exceda as expectativas, mas também que o relacionamento com o cliente seja fortalecido. Ao colocar um dispositivo móvel nas mãos de cada funcionário, os empresários misturam o digital, o físico e o pessoal, para que seus clientes possam ter todas as suas necessidades atendidas.

Se você ainda tem dúvida se o gerenciamento de dispositivos móveis é para o seu varejo, convidamos a fazer o nosso trial de 15 dias sem custo algum e ver alguns de seus problemas sendo resolvidos; com segurança, controle dos dispositivos e todas as otimizações que Urmobo é capaz de realizar!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

Ler Artigo
Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter