Tempo est. de leitura: 9 minutos Atualizado em 26.04.2023

Gerenciar os dispositivos móveis de uma empresa nunca foi tão simples quanto atualmente.

Para atender um ambiente corporativo com inúmeros aparelhos conectados, que acessam e-mail, interagem, compartilham e realizam diversas outras funções. A solução de MDM da Urmobo se tornou uma das mais completas do mercado.

As funcionalidades de um Mobile Device Management (Gerenciamento de Dispositivos Móveis) são indispensáveis para a segurança das informações de todas as organizações. Principalmente aquelas com grande número de funcionários que executam trabalho remoto.

A Urmobo simplifica a gestão de ativos móveis com uma interface 100% web, que permite a configuração de multidispositivos de maneira fácil e centralizada. Quer saber mais?

Neste post, reunimos tudo o que você precisa entender sobre a solução de MDM da Urmobo. Tenha uma boa leitura!

A solução de MDM da Urmobo

A Urmobo é uma solução feita para proteger, monitorar e gerenciar todos os dispositivos móveis corporativos de uma empresa — seja celulares, tablets e desktops que utilizam os sistemas operacionais Android, Windows, Mobile ou iOS.

A solução de MDM vem se tornando uma ferramenta de controle extremamente útil para empresas de diferentes portes e áreas de atuação, a medida que a conexão entre todos os funcionários por meio dos dispositivos móveis é mais urgente.

Na era da tecnologia, muitas empresas ainda sofrem com soluções rudimentares de controle de dispositivos móveis que consomem tempo e impactam negativamente a produtividade, como o controle por planilhas.

O problema fica ainda maior quando o fluxo de documentos confidenciais e o número de funcionários que usam dispositivos móveis com fins corporativos são grandes.

Por isso, é para as empresas que precisam de ferramentas de controle mais sofisticadas que a Urmobo garante gerenciamento dos dispositivos por meio de um único console.

Isso é muito útil para diferentes tipos de negócios, principalmente aqueles que trabalham com equipes fora da sede, como os setores de Logística:

  • Entregas;
  • Pesquisa;
  • Telefonia e internet;
  • Distribuidora de energia;
  • Serviços de manutenção.

Na prática, empresas de distribuição de energia, por exemplo, têm a capacidade de rastrear a localização de cada funcionário e receber atualizações imediatas sobre o status de cada serviço realizado.

Da mesma forma, as empresas de transporte podem obter informações em tempo real sobre a localização das cargas em trânsito. Como efeito, fica mais fácil realizar ajustes de rota para garantir maior eficiência e agilidade no transporte. E assim por diante.

Segurança de informações

No entanto, além dos tipos de empresas que podem se beneficiar, não podemos esquecer da questão da segurança que a solução MDM da Urmobo fornece e também o respeito à LGPD.

O MDM da Urmobo permite que a empresa estabeleça políticas de acesso aos dispositivos móveis corporativos, determinando quais funcionários têm permissão para acessar os dados e aplicativos da empresa.

Isso ajuda a garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso às informações sensíveis, reduzindo o risco de acesso não autorizado. Senhas fortes, criptografia de dados e autenticação de dois fatores também são outras funcionalidades relacionadas à segurança.

Além disso, no contexto do LGPD, o MDM da Urmobo pode auxiliar na conformidade com as regulamentações de proteção de dados

Isso permite a implementação de medidas de segurança para proteção de informações pessoais, rastreamento e monitoramento de dados sensíveis e o cumprimento de requisitos específicos da lei.

As principais funcionalidades da plataforma

A solução de MDM da Urmobo oferece funcionalidades avançadas para manter a segurança, praticidade e produtividade na gestão dos ativos móveis. Veja quais são logo abaixo:

  • gestão do ciclo de vida completo dos ativos — a gestão começa desde que o aparelho sai da caixa e oferece informações sobre danos, roubos, funcionários que já utilizaram o dispositivo e muito mais;
  • atualização e controle remoto de cada dispositivo — execução de atualizações e instalação de aplicativos de maneira remota em todos os aparelhos integrados à rede corporativa;
  • geolocalização e rastreamento de dispositivos — funcionalidade para localizar um ou mais aparelhos via GPS, identificar os seus usuários e rastrear rotas;
  • interface 100% web — gestão totalmente baseada em computação na nuvem para garantir acesso de qualquer lugar ou dispositivo, desde que haja conexão com a internet;
  • privacidade e segurança das informações — bloqueio e factory reset remotos;
  • modo Kiosk — personalização da tela com limite de acesso a algumas funções do aparelho;
  • informações de cada aparelho — a plataforma apresenta o modelo de dispositivo, a versão do sistema operacional, as informações do usuário e muito mais;
  • assinatura sem tempo mínimo de permanência — você usa e cancela quando quiser;
  • distribuição de software — envolve os dados que precisam ser distribuídos e as instruções de instalação;
  • transferência de arquivos — arquivos podem ser enviados e recebidos entre os membros das equipes de acordo com os acessos;
  • instalações e atualizações em massa — a equipe de TI poderá gerar ações de instalação e atualização para todos os aparelhos de uma só vez;
  • BYOD — o MDM da Urmobo oferece suporte a essa possibilidade, na qual os colaboradores podem usar seu próprio dispositivo para trabalhar;
  • gerenciamento da internet de cada celular — os dados móveis podem ser controlados para que a internet seja usada da maneira correta e evitando gastos a mais;
  • identidade de acesso — as permissões e controles podem ser restritos a credenciais;
  • relatórios — a solução MDM da Urmobo permite gerar relatórios detalhados sobre o uso dos aparelhos;
  • time fencing — é possível criar uma cerca de tempo para definir os horários que certos apps estão disponíveis;
  • gestão do inventário — acompanhe todos os aparelhos que estão sendo usados pelas equipes e tenha todas as informações atualizadas dos dispositivos.

> Veja como o MDM pode beneficiar o desempenho no home office!

Os benefícios para a sua gestão de ativos móveis

Agora que você sabe como funciona a solução de MDM da Urmobo e as suas principais funcionalidades, confira abaixo os benefícios garantidos à sua empresa para a gestão de ativos móveis.

Garantia de total segurança

O maior benefício de uma solução de MDM da Urmobo é a segurança que ela oferece ao armazenamento e à troca de informações entre os ativos de uma empresa.

Com ela, é possível que a gestão controle remotamente o acesso a dados confidenciais, autentique os usuários e faça limpezas nos aparelhos em casos de roubo.

Para evitar problemas como vazamento de dados, as funcionalidades da Urmobo garantem segurança total a uma rede corporativa.

Redução de custos

As análises precisas obtidas a partir do sistema de MDM permitem identificar a demanda real de consumo de dados não só de um funcionário, mas de toda a equipe.

Assim, a empresa consegue contratar um plano de dados de acordo com suas necessidades e garantir um retorno sobre o investimento (ROI) maior.

Essa economia vem acompanhada da redução de custos que é impulsionada pelo aumento da produtividade. Em longo prazo, a empresa só tem a ganhar com uma cultura voltada para a eficiência.

Aumento da produtividade

O crescimento do número de funcionários que usam esses aparelhos para fins corporativos pode, aos poucos, tornar a gestão inviável, prejudicando a produtividade da empresa no geral.

O MDM simplifica esse trabalho, oferecendo a possibilidade de fazer a gestão dos ativos de uma maneira automatizada e prática a partir de um único console.

Portanto, o investimento na plataforma permite que a equipe de TI realize as suas atividades da melhor maneira possível.

A solução de MDM da Urmobo garante a praticidade necessária para uma rede em que todos interagem entre si o tempo todo independentemente de onde estiverem.

Conformidade regulatória

O Mobile Device Management da Urmobo entrega toda a conformidade regulatória que a sua empresa precisa.

Ele assegura plena conformidade regulatória necessária para a gestão de informações dos usuários, atendendo às definições específicas de práticas cibernéticas e informações confidenciais de cada empresa.

Assim, é possível garantir que os funcionários sigam as melhores práticas e que as empresas estejam em conformidade com a LGPD — garantindo a segurança dos dados e a conformidade com as regulamentações de privacidade.

Agilidade na tomada de decisão

A adoção de uma solução MDM da Urmobo possibilita a análise de várias condições de cada dispositivo, como a localização, padrões de comportamento, consumo de dados e outros.

Esses dados monitorados podem ser utilizados pela empresa para embasar a tomada de decisões estratégicas. Como falamos, em equipes externas, a possibilidade de acompanhar essas informações a distância traz ainda melhores escolhas.

Gestão centralizada

A centralização da gestão também é um grande benefício para os negócios que precisam fazer gerenciamento de dispositivos móveis.

A solução MDM permite a realização de diversas configurações, atualizações e controles diretamente pelo sistema. Essa visão completa dá um controle mais abrangente sobre os recursos.

Padronização das informações

A gestão centralizada também puxa outra vantagem: a padronização das informações. Essa capacidade acontece de acordo com as políticas e configurações definidas pela empresa.

Além disso, para cada nível de acesso, é possível estabelecer algumas permissões ou proibições associadas, de maneira padrão também.

Controle do patrimônio da empresa

Conhecer a localização, identificação, tempo de uso e espaço de armazenamento de cada item diz respeito ao controle de patrimônio de um negócio.

Esse monitoramento é fundamental para garantir a integridade dos equipamentos, mesmo quando estão sendo utilizados por diversos colaboradores, assegurando que a empresa possa gerenciar efetivamente seus ativos.

Bloqueio de funcionalidades

De acordo com as políticas da empresa, também é possível estabelecer bloqueios de certas funcionalidades, que podem ser tanto aplicações como o download de arquivos específicos, por exemplo.

Isso significa, então, que o colaborador ou usuário não vai poder utilizar outras aplicações além das que são permitidas para ele — conhecido como modo Kiosk.

Com tantas possibilidades, é hora de você mesmo descobrir, na prática, como o MDM da Urmobo pode ajudar seu negócio a ter mais eficiência, economia e, principalmente, segurança. Faça o teste gratuito!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Ler Artigo
Android 14: Samsung amplia cronograma de atualização para dispositivos

Android 14: Samsung amplia cronograma de atualização para dispositivos

Ler Artigo
Android ganha novos recursos com atualização recente

Android ganha novos recursos com atualização recente

Ler Artigo
Como fazer um inventário de dispositivos móveis

Como fazer um inventário de dispositivos móveis

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter