Entenda o que é o time fence e para que serve!

Manter a concentração dos seus colaboradores no dia a dia pode ser uma tarefa árdua. Afinal, cada vez mais, estímulos estão disputando a atenção dos profissionais, como notificações de e-mail, mensagens, entre outras questões que estão sempre chamando atenção do público.

Para que você entenda a dimensão disso, uma pesquisa realizada pela CareerBuilder afirma que 82% dos colaboradores acompanham seus smartphones durante o período de trabalho. Para reduzir isso, você pode contar com o time fence. Conhece o termo?

Neste post, falaremos mais sobre o termo e tiraremos suas principais dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

O que é o time fence?

O time fence ou time fencing, diz respeito a uma ferramenta utilizada no ambiente de trabalho, na qual é possível limitar o tempo de uso de uma determinada aplicação dentro do ambiente organizacional. Assim, pode-se definir a liberação apenas em horários específicos, por exemplo, na pausa para almoço.

Dessa forma, evita-se que esse tipo de situação ocorra e mesmo que seus colaboradores se sintam tentados a desviar o foco, eles não conseguem, pois não têm autorização para este fim.

Como o time fence funciona na prática?

O time fence é adotado nos negócios pelas ferramentas de MDM (Mobile Device Management) ou EMM (Enterprise Mobility Management). Por meio dele, os dispositivos são cadastrados no sistema e é possível cadastrar limites periódicos para o uso dos dispositivos móveis para além das ações organizacionais.

Assim, nesse período, aplicativos e sites não podem ser utilizados ou acessados. Já nos horários permitidos eles são liberados. Caso você tenha escalas no horário de almoço, por exemplo, grupos fazem pausa às 12h, enquanto outros param às 13h, pode-se selecionar os dispositivos que estarão liberados naquele horário.

Ainda, é possível criar critérios de acordo com área, cargo, projeto, entre outros. Dessa forma, para alguns que trabalham respondendo clientes por WhatsApp, não faz sentido bloquear o uso para esses funcionários.

Quais os benefícios da utilização do time fence nas empresas?

A adoção do time fence permite evitar que os colaboradores realizem atividades fora do horário de expediente. Isso é fundamental para impossibilitar que seja necessário o pagamento de horas extras, bem como minimizar as chances de ações judiciais e problemas com a legislação.

Contudo, há uma série de benefícios que sua empresa poderá ter a partir da adoção da ferramenta. Vejamos alguns deles:

  • diminuição de horas extras não autorizadas, o que pode gerar custos significativos para o seu negócio;
  • menor número de interrupções durante o horário de trabalho;
  • maior produtividade;
  • maior concentração nas atividades internas;
  • menores índices de atrasos na realização das tarefas;
  • maior segurança para as informações do seu negócio, já que o clique em sites externos pode levar a vulnerabilidades;
  • maior segurança jurídica, minimizando as chances de ações judiciais;
  • minimização de fofocas no ambiente de trabalho, que comprometem o clima organizacional;
  • maior privacidade do usuário.

Como vimos, o time fence ou time fencing é uma ferramenta importante para evitar dispersões e questões que podem gerar comprometimento da qualidade das atividades da empresa. Por isso, verifique se a ferramenta de MDM do seu negócio tem essa função integrada.

Gostou do artigo? Siga nossas redes sociais e acompanhe outras dicas imperdíveis. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.