tem_MDM_EMM_urmobo

Telecom Expense Management: entenda o que é e para que serve!

Em gestão de TI, algumas questões são muito complexas e requerem um acompanhamento estratégico. Dentre elas, podemos citar as telecomunicações — os ativos que mais geram custos para as empresas e, dessa forma, necessitam de um gerenciamento eficiente.

Para isso, existe a solução TEM (Telecom Expense Management), que nada mais é do que um gerenciamento de despesas de telecomunicações com o uso de tecnologia. Trata-se de uma ferramenta dedicada ao gerenciamento das despesas, mas que não se limita a elas, mas à gestão como um todo, cuidando da infraestrutura de telecom que gera custos.

Neste artigo, você vai saber quais são as funcionalidades do Telecom Expense Management e os seus principais benefícios. Boa leitura!

Quais são as principais funcionalidades do TEM?

Para garantir uma boa gestão de custos com o Telecom Expense Management, é necessário entender as principais funcionalidades dessa solução. Confira!

Gestão de contratos

Os custos com serviços de telecomunicações são sempre significativos para as empresas. Por isso, requerem um gerenciamento apurado que envolve a coleta de informações relevantes, como as tarifas negociadas, as validades dos contratos e os serviços inclusos, entre outros.

Essas informações serão gerenciadas e vão garantir um controle maior sobre tudo o que envolve os custos de telecomunicações. A notificação que informa sobre a proximidade do término do contrato com a empresa de telecomunicações, antes que ele vença, é um bom exemplo disso.

Gestão de faturas

As empresas têm que administrar um número grande de faturas referentes aos serviços contratados, não é mesmo? Gerenciar esses pagamentos é primordial para o andamento do negócio — visto que o esquecimento gera custos adicionais, como multas e juros, além do risco da interrupção do serviço.

O Telecom Expense Management realiza uma busca automática de faturas, garantindo que elas sejam pagas no período certo.

Controle de inventário

Para realizar um controle eficaz de inventário, é necessário uma gestão centralizada que inclua todos os ativos, como linhas fixas e móveis, ramais, aparelhos e equipamentos, entre outros.

Vale lembrar que uma gestão ineficiente resulta em um alto volume de custos — exemplo disso seria a aquisição de novos aparelhos, que pode ocorrer devido a um inventário desatualizado.

Quais são as principais vantagens do Telecom Expense Management?

Sem dúvidas, implementar o TEM garante a simplificação dos processos de telecom de uma empresa. Além disso, possibilita que as empresas tenham mais visibilidade sobre sua própria gestão de custos

Veja alguns dos benefícios:

  • garante mais eficácia na previsão de custos;
  • assegura um controle do ciclo de vida dos ativos;
  • garante uma manutenção precisa e completa de inventário;
  • otimiza a infraestrutura de TI;
  • assegura a integração nos serviços de telecomunicações, garantindo mais controle;
  • identifica falhas que podem ocorrer na estrutura de telecomunicações, agilizando a tomada de decisões e minimizando os impactos negativos;
  • permite centralizar todos os dados relacionados às telecomunicações, facilitando a geração de relatórios precisos e contribuindo com a inteligência;
  • possibilita contestar faturas incompatíveis;
  • garante uma melhoria na gestão, com relatórios gerenciais de produtividade e uso de recursos;
  • permite a redução de custos provocados por desperdício de serviços e dispositivos.

Conforme visto neste artigo, a Telecom Expense Management garante um controle maior sobre as telecomunicações e os seus custos, assim como a sua eficácia e usabilidade. Ou seja, a TEM possibilita mais eficiência em todos os processos relacionados à telecom.

Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e receba por e-mail todas as nossas atualizações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.