Tempo est. de leitura: 13 minutos Atualizado em 23.08.2022

A tecnologia 5G torna viável conexões ultra rápidas, além de avanços como os carros automáticos e o potencial máximo da Internet das Coisas (loT). Diversos setores tendem a ser impactados pelas novas possibilidades — escolas, indústrias, hospitais, agricultura, transportes e empresas.

No Brasil as faixas de conexão 5G prometem abrir grandes oportunidades para o nosso desenvolvimento. Ficou curioso(a)? Então se prepare para a leitura. 

Nesta publicação, vamos explicar quais são as previsões para o 5G no país, os impactos dessa tecnologia e as diferenças dela em relação ao 4G.

O que é a tecnologia 5G?

A Quinta Geração da Telefonia Móvel (5G) é a mais nova tecnologia para o transporte de dados em redes de dispositivos móveis. Ela sucede gerações que trouxeram avanços importantes, mas as suas vantagens prometem mudanças que, até então, seriam inviáveis com o 4G.

A nova tecnologia opera com frequências para transportar informações pelo ar, assim como as gerações anteriores. A diferença dela é que as frequências são mais altas e menos confusas, o que acelera o tempo de transmissão dos dados.

O sinal das redes de internet sem fio é facilmente bloqueado por árvores e edifícios. Para contornar esse desafio, a implementação do 5G exige uma quantidade maior de antenas. Dessa forma, a capacidade da rede sem fio se torna ainda mais eficiente.

A implantação do 5G no Brasil deve passar por uma série de processos. Em alguns países, as etapas já estão avançadas e, até mesmo, finalizadas. Na China, por exemplo, essa conexão é utilizada pelos usuários finais e foi lançado um satélite com a tecnologia 6G (ainda em fase de testes) em novembro de 2020.

Vale lembrar que as gerações anteriores continuarão existindo ao mesmo tempo que o 5G. Então, usuários e empresas ainda poderão escolher planos de operadoras com 3G ou 4G enquanto não adotam a nova tecnologia.

O que são as faixas do 5G?

Tratam-se de frequências por onde a rede opera. Para facilitar, podemos imaginar que os aparelhos celulares são “rádios”, porém o sinal da rede não é centralizado, ou seja, ocorre através de uma rede responsável por cobrir determinadas áreas.

De acordo com a reportagem “5G no Brasil: guia explica o que vai mudar com a nova tecnologia”, publicada pelo jornal digital G1, foram leiloadas no país as faixas de frequência em quatro bandas:  700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz e 26 GHz. Sendo que dentre essas faixas, as principais serão:

  • 3,5 GHz: capaz de permitir rápidas conexões de grandes distâncias;
  • 26 GHz: preparada para admitir aplicações com baixo tempo de respostas.

O 5G irá substituir a internet fixa?

A utilização do 5G passará a ocupar parte da banda larga física, porém a tecnologia 5G não substituirá a internet fixa. Ela será responsável por complementar o alcance e potência da internet disponível, sendo capaz de conectar regiões mais afastadas e fomentar o desenvolvimento dos processos realizados digitalmente.

Qual é o impacto da tecnologia 5G?

Quando ouvimos falar de uma sociedade conectada, com cidades inteligentes e comunicações instantâneas entre dispositivos móveis, projetamos uma vida no futuro distante. Entretanto, os impactos da tecnologia 5G no curto, médio e longo prazo podem contribuir para esse cenário se tornar uma realidade em pouco tempo.

Veja, a seguir, quais são esses impactos na cultura digital em diversos setores da sociedade.

No transporte

A chegada da tecnologia 5G ao Brasil pode trazer benefícios imediatos para a mobilidade urbana. A conexão de alta velocidade permite a instalação das tecnologias embarcadas, também chamadas de sistemas embutidos, em ônibus, metrôs, carros e trens. Elas criam um ecossistema de transporte urbano que funciona por meio da inteligência artificial.

Essa tecnologia permite o funcionamento automático de carros elétricos, autônomos e compartilhados, além do controle de semáforos e do ritmo do trânsito. O pleno funcionamento de uma cidade inteligente envolve, sem dúvidas, diferentes fatores econômicos, políticos e sociais, mas a presença do 5G é o primeiro passo.

Nas indústrias

O potencial do 5G também traz soluções para os desafios envolvidos em diferentes setores da indústria (petróleo e gás, energia, bioengenharia etc.). As inovações que surgem no chão de fábrica mostram que o futuro está em processos cada vez mais integrados e automatizados, que se beneficiam de conexões ágeis.

Além de impulsionar a automatização dos processos, a tecnologia 5G tende a favorecer a implementação de ferramentas avançadas na indústria, principalmente relacionadas à Internet das Coisas. Os sensores inteligentes em máquinas e o mapeamento de grandes áreas industriais são exemplos de avanços possíveis com o 5G.

Nas empresas

As vantagens de conexões mais rápidas e dispositivos móveis mais conectados ficam claras quando pensamos na mobilidade corporativa, uma tendência crescente nas empresas que se baseia na garantia de trabalho remoto para as equipes.

Empresas que já permitem o uso de notebooks e aparelhos para fins comerciais vão sair na frente com o 5G. Diversas atividades rotineiras se tornarão ainda mais eficientes, como o acesso ao armazenamento na nuvem, a troca de mensagens, a realização de videochamadas e reuniões a distância, sem qualquer risco de interrupção ou queda na conexão.

Além disso, as empresas ganham no que diz respeito ao Mobile Device Management (MDM). Hoje, operações como o Modo Foco e outras da gestão dos dispositivos móveis já podem ser feitas de maneira remota e centralizada pela gestão de TI.

Com conexões instantâneas, as ações se tornarão ainda mais seguras e ágeis, o que também favorece o gerenciamento de projetos com um todo.

A tecnologia 5G também vai agilizar o trabalho do Service Desk, principalmente no que se refere à tarefa de armazenamento e padronização de dados na nuvem.

No sistema de saúde

O 5G acena para um futuro melhor no relacionamento entre médicos e pacientes. A introdução da nova tecnologia no país tende a intensificar os avanços atuais do sistema de saúde, possibilitando atendimentos ainda mais eficientes na telemedicina, por exemplo, o que garante o acesso de pacientes a consultas médicas e diagnósticos por videochamadas.

Além disso, a melhoria na conectividade, decorrente do aumento na velocidade de transmissão e da diminuição da latência, vai contribuir para a infraestrutura inteligente de clínicas e hospitais. Com processos automatizados e ágeis, os médicos poderão perder menos tempo com tarefas administrativas e focar no cuidado com os pacientes.

Na prática, uma infraestrutura com alta disponibilidade contribui, por exemplo, para o uso de softwares de gerenciamento de dados voltados para clínicas e hospitais. Esse tipo de tecnologia pode ajudar médicos na coleta e na análise de um grande volume de dados para gerar diagnósticos precisos para pacientes.

Esses são apenas alguns exemplos de como a área da saúde será uma das grandes beneficiadas pela tecnologia 5G.

Na rotina das pessoas

Para ver como o 5G pode mudar para sempre a rotina das pessoas, basta entender o potencial da Internet das Coisas. Essa é a maneira como objetos físicos podem se comunicar entre si e com os usuários por meio de sensores inteligentes que transmitem dados para uma rede.

Com uma conexão 100 vezes mais veloz do que a atual, será possível comandar a abertura de portas, ligar o aquecedor, mudar de música, abrir a torneira e fazer outras ações comuns em questão de milissegundos. O alto nível de interação entre equipamentos, eletrodomésticos e usuários será o ápice da inteligência artificial aplicada às residências.

Como foi a evolução da tecnologia 5G?

Se você olhar para o passado, desde as tecnologias 1G e 2G, vai notar que houve uma evolução constante das conexões até pensarmos em usar o 5G. A seguir, entenda um pouco como foi essa trajetória.

1G: era analógica

Na primeira geração de redes sem fio móveis (1G), o som dos dispositivos era transmitido por ondas de rádio não criptografadas. Essa tecnologia analógica foi formulada entre 1970 e 1980.

2G: era digital

Já a segunda geração (2G) foi criada na era digital, durante a década de 1990. Ela passou a permitir a criptografia de chamadas, o uso eficiente do espectro sem fio e a entrega de transferências de dados no mesmo nível da internet discada. O 2G foi um avanço importante para a maior distribuição dos serviços de voz e dos sites de mensagens de texto.

3G: uso diário da internet

Foi na terceira geração (3G) que começou a revolução dos smartphones. As primeiras redes 3G começaram a ser construídas em 2001. O foco do novo padrão era o uso diário dos serviços de internet, ou seja, a possibilidade de navegar em sites e redes sociais, trocar e-mails e mensagens com total liberdade.

Assim como na geração anterior, o 3G recebeu melhorias ao longo de muito tempo, com o aumento da velocidade e da capacidade de transmissão de dados móveis. Quase dez anos depois, grandes empresas mundiais de tecnologia como a Apple, a Google e o Facebook lideraram as primeiras mudanças para o 4G.

4G: aumento da capacidade de interações simultâneas

Na quarta fase de tecnologias para a conexão móvel, tivemos avanços significativos na transmissão de dados. O 4G permitiu o uso de dados móveis para serviços que eram, até então, limitados a conexões de banda larga fixa, como a reprodução de vídeos em alta definição, os jogos on-line e as videoconferências com rapidez e plena estabilidade.

As atualizações e melhorias permitiram que as atividades on-line simultâneas fossem realizadas com uma capacidade muito maior do que no 3G.

5G DSS: A transição entre a quarta e quinta geração da rede

A 5G DSS – Dynamic Spectrum Sharing (compartilhamento dinâmico de espectro em português), chegou no Brasil em 2020 com a promessa de trazer ao país a tecnologia 5G com velocidades que podem chegar a 500 Mbps, superando a média de velocidade atingida pela 4G.

Porém, apesar da velocidade oferecida pelo 5G DSS ser surpreendente, ela não consegue entregar o potencial de alcance que a 5G possui. De qualquer forma, sua entrada no país foi importante para trazer o conceito da rede 5G, além disso, sua aplicação foi essencial para levar internet mais rápida a locais onde o alcance é restrito, ofertando continuidade de conexão ágil para as pessoas que ainda não possuem acesso a 5G ou que perdem o acesso por larga distância. 

Quais são as diferenças práticas entre 4G e 5G?

Uma conexão 4G de excelente performance pode chegar perto de 100 megabits por segundo (Mbps). O 5G pode ficar entre 1 e 10 gigabits por segundo (Gbps). Trata-se de uma diferença de 100 vezes entre as duas conexões.

Além disso, o tempo de resposta na transmissão de dados (chamado de latência) é de 60-98 milissegundos no 4G. No 5G, a latência é reduzida para menos de 1 milissegundo. Essa mudança visa eliminar o delay que geralmente acontece em ligações de vídeos e demanda alguns segundos de espera entre os usuários.

A nova tecnologia também tem uma excelente capacidade de abranger mais de um dispositivo ao mesmo tempo, o que a diferencia do 4G e das gerações anteriores. Além disso, a conexão do 5G promete ser mais confiável, porque um aparelho pode se conectar a mais de uma antena simultaneamente.

Em quais dispositivos é possível utilizar essa tecnologia?

Para o usuário final, a conexão 5G exige um aparelho compatível com a tecnologia. Isso significa que será preciso ter um dos celulares que foram homologados pela Anatel. A seguir, confira a lista divulgada pela revista Veja, com os celulares que conseguem se conectar à tecnologia 5G.

Apple

·         iPhone SE (3ª geração)

·         iPhone 12 mini

·         iPhone 12

·         iPhone 12 Pro

·         iPhone 12 Pro Max

·         iPhone 13 mini

·         iPhone 13

·         iPhone 13 Pro

·         iPhone 13 Pro Max

Samsung

·         Galaxy A13

·         Galaxy A73 5G

·         Galaxy A22 5G

·         Galaxy S20 FE 5G

·         Galaxy A32 5G

·         Galaxy A52 5G

·         Galaxy A52s 5G

·         Galaxy Z Flip3 5G

·         Galaxy Z Fold2 5G

·         Galaxy Z Fold3 5G

·         Galaxy S21 FE 5G

·         Galaxy S21 5G

·         Galaxy S22

·         Galaxy S22 Ultra

·         Galaxy M52 5G

·         Galaxy M53 5G

·         Galaxy Note 20 5G

·         Galaxy Note 20 Ultra 5G

Motorola

·         Moto G 5G Plus

·         Moto G 5G

·         Moto G50 5G

·         Moto G71 5G

·         Moto G100 5G

·         Moto G200 5G

·         Motorola Edge

·         Motorola Edge 20

·         Motorola Edge 20 Lite

·         Motorola Edge 20 Pro

·         Motorola Edge 30

Xiaomi

·         Mi 10T Pro

·         Mi 10T

·         Mi 11

·         Mi 12 Pro 5G

·         Xiaomi 12 Lite

·         Xiaomi 12

·         Poco F3

·         Poco M3 Pro 5G

·         Poco M4 Pro 5G

·         Poco X4 Pro 5G

·         Redmi Note 10 5G

·         Redmi Note 11 Pro 5G

·         Xiaomi 11 Lite 5G

Asus

·         Zenfone 8

·         Zenfone 8 Flip

·         ROG Phone 5

·         ROG Phone 5s

Realme

·         Realme GT 2 Pro

·         Realme GT Master

·         Realme 9 Pro+

TCL

·         TCL 20 Pro 5G

Positivo

·         Zero 5G

Nokia

·         Nokia G50

Quais são as perspectivas da tecnologia 5G no Brasil?

A previsão para a chegada do 5G no Brasil é otimista. A perspectiva da Anatel é que até 29 de setembro de 2022, todas as capitais do país obtenham acesso à tecnologia 5G. Sendo Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, as primeiras cidades a conseguirem conectar-se com a 5G pura.

É importante reforçarmos que a data pode ser alterada conforme os desafios e a execução das etapas de implementação da tecnologia.

Prepare a sua empresa para receber a tecnologia 5G

Agora que você já conhece a tecnologia 5G, que tal se preparar para essa nova fase tecnológica? Através das soluções da Urmobo, é possível gerenciar todos os dispositivos móveis da sua empresa, otimizando os custos e aumentando o índice de produtividade. 

Tudo isso através de uma gestão facilitada, que administra o tempo e os dados utilizados pelos profissionais durante o uso de celulares, tablets e notebooks em horário de trabalho. Entre agora mesmo em contato com os nossos especialistas, teremos o prazer de apresentar tudo o que a plataforma Urmobo poderá oferecer a vocês. 

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

5 equívocos do gerenciamento de dispositivos móveis

5 equívocos do gerenciamento de dispositivos móveis

Ler Artigo
Quais as diferenças entre MDM, MAM e MCM?

Quais as diferenças entre MDM, MAM e MCM?

Ler Artigo
Gerenciamento Zero-Touch: Quais os benefícios para minha empresa?

Gerenciamento Zero-Touch: Quais os benefícios para minha empresa?

Ler Artigo
Como a Apple está atualizando o gerenciamento de dispositivos móveis?

Como a Apple está atualizando o gerenciamento de dispositivos móveis?

Ler Artigo
Qual é a estratégia de gerenciamento de dispositivos móveis ideal para minha empresa?

Qual é a estratégia de gerenciamento de dispositivos móveis ideal para minha empresa?

Ler Artigo
Segurança do Android Enterprise é colocada à prova. O resultado?

Segurança do Android Enterprise é colocada à prova. O resultado?

Ler Artigo
Por que o MDM é a chave para transformar seus negócios digitais?

Por que o MDM é a chave para transformar seus negócios digitais?

Ler Artigo
Usar celular corporativo fora do trabalho pode? Veja aqui!

Usar celular corporativo fora do trabalho pode? Veja aqui!

Ler Artigo
Afinal, como acessar smartphone remotamente? Saiba aqui!

Afinal, como acessar smartphone remotamente? Saiba aqui!

Ler Artigo
iOS 14 não deve mais receber atualizações de segurança

iOS 14 não deve mais receber atualizações de segurança

Ler Artigo
Afinal, como saber se meu celular foi hackeado?

Afinal, como saber se meu celular foi hackeado?

Ler Artigo
Telecom Expense Management: entenda o que é e para que serve!

Telecom Expense Management: entenda o que é e para que serve!

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter