urmobo_MDM

Software as a Service: como funciona? Entenda aqui!

Software as a Service: como funciona essa tecnologia? Já se viu fazendo essa pergunta? Apesar de parecer algo complexo, o conceito de SaaS é muito simples de ser entendido. Afinal, trata-se de uma solução que dispensa a necessidade de empresas utilizarem diversos programas de software. 

Ou seja, graças à computação em nuvem o SaaS consegue integrar todos os serviços de software que uma empresa precisa em um único sistema. Nesse caso, dispensa-se a necessidade de fazer atualizações, comprar novas chaves ou instalar novas versões, pois todas essas ações são feitas de forma automática pelo servidor.

Para esclarecer melhor como funciona o SaaS, preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Confira!

Como funciona o SaaS?

Há alguns anos, um dos principais problemas das empresas era a necessidade de investir em vários softwares para administrar diferentes funções. Essa realidade fazia com que os empreendedores tivessem gastos altos com manutenções, aquisição de computadores para instalar o programa, servidor para interligar os usuários, pagamento das licenças e, é claro, a compra do software.

Então, para resolver esse problema foi desenvolvido o SaaS — um programa que fica armazenado na web e pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar por meio de diferentes dispositivos. Tudo isso é possível por causa da computação em nuvem, uma tecnologia que permite o armazenamento de dados na rede virtual de internet. 

Para ficar mais claro como funciona o SaaS na prática, basta pensar na plataforma de streaming Netflix. Para que você tenha acesso aos conteúdos disponíveis é necessário estar conectado à internet, não é mesmo?

Então, essa comodidade é proporcionada por meio da computação em nuvem, pois todos os conteúdos da plataforma estão armazenados na nuvem, permitindo que milhares de usuários tenham acesso de forma simultânea.

Além da Netflix, existem outras empresas que fazem uso dessa tecnologia. Podemos citar como exemplo:

  • Amazon Prime;
  • LinkedIn;
  • Adobe;
  • Spotify;
  • Disney +.

Quais são os benefícios do SaaS?

O SaaS é uma tecnologia que veio pra ficar, pois além de proporcionar mais comodidade para empresas e clientes, essa solução oferece outros benefícios. Veja só!

Facilidade de personalização

Se o software não atender às suas expectativas no que diz respeito à personalização, é possível ajustar o serviço conforme as suas necessidades e gosto. Para isso, basta adquirir pacotes adicionais que correspondam à sua expectativa e torne o servidor ainda mais eficiente.

Mais economia 

Como mencionamos, o SaaS elimina os custos com a aquisição de computadores, softwares, manutenções, licenças entre outros gastos. Logo, gera mais economia para a empresa.  

Acessibilidade

Para ter acesso ao SaaS basta acessar a internet. Essa vantagem permite que você utilize o serviço em qualquer hora e lugar.

Integrações com outros sistemas de forma facilitada

Outra grande vantagem do SaaS são as facilidades que essa solução oferece para a empresa. Além de dispensar a necessidade de realizar atualizações de forma manual, o software permite a integração de outros sistemas de forma simples e prática. 

Agora que você já sabe o que é o Software as a Service e como isso funciona, devemos deixar claro que a expansão de tecnologias como a computação em nuvem e a inteligência artificial já é uma realidade. Por isso, é muito importante que você acompanhe essas mudanças para garantir que a sua empresa permaneça competitiva no mercado em que atua.

Gostou do artigo? Então, compartilhe a sua opinião com a gente nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.