Tempo est. de leitura: 5 minutos Atualizado em 28.04.2021

A tecnologia está cada vez mais presente no meio corporativo, garantindo mais agilidade nos vários processos internos. Já é comum nos depararmos com uma infinidade de produtos, serviços, softwares e aplicativos destinados à resolução de problemas do dia a dia, assim como à otimização dos trabalhos.
O fato é que a tecnologia se tornou uma parceira dos negócios e o Service Desk é mais uma ferramenta que chegou com a intenção de gerenciar o serviço de suporte operacional das empresas — mais especificamente os relacionados ao setor de atendimento.
Trata-se de um centro equipado com os recursos necessários para a resolução de solicitações de serviço e de várias questões. Na verdade, ele fornece ao prestador e ao cliente formas de detectar e de corrigir problemas.
Neste artigo, vamos explicar o que é Service Desk e a sua importância como estratégia empresarial. Continue a leitura!

O que é Service Desk?

Para melhor definir Service Desk, vamos traduzir o que diz o termo. Ele significa, em uma tradução livre, “central de serviços”. Trata-se de um recurso que fornece um ponto de contato entre clientes, parceiros e colaboradores de negócios.
A sua função precípua é oferecer ao usuário um suporte necessário em tempo hábil, garantindo que, dessa forma, haja uma melhoria significativa nos serviços e, consequentemente, a satisfação garantida do cliente final.
No entanto, engana-se quem pensa que o Service Desk tem a finalidade de apenas agilizar o atendimento das demandas dos usuários. Na verdade, isso existe, mas é apenas uma de suas funções. Bem mais do que isso, ele trata de uma forma bastante abrangente os problemas mais complexos.
Ele é o responsável pelos registros de entrada e de saída de pedidos relacionados ao suporte e à manutenção de TI (equipamentos, dispositivos, softwares etc.) — isso para garantir um controle, gerar históricos e assegurar a padronização dos processos.

Quais são as vantagens do Service Desk?

Confira os principais benefícios de contar com um Service Desk em sua empresa!

Padroniza as respostas e soluções

Trata-se de um serviço seguro em que nenhuma informação é perdida ou extraviada. Tudo que ocorre no atendimento é devidamente registrado em um banco de dados inteligente na nuvem — possibilitando, dessa forma, que as soluções e as respostas sejam padronizadas.
Ele traz, na verdade, uma grande vantagem para a empresa, uma vez que torna o setor de atendimento bem mais eficiente, ágil e produtivo.

Melhora a interação com os clientes

Aquele conceito de atendimento ”robótico”, que não é bem-visto pela maioria dos clientes — por se tratar de uma comunicação impessoal —, não é o praticado pelo Service Desk. Esse sistema garante uma maior interação com o público. Os atendentes solucionam os problemas e buscam elucidar as dúvidas de forma que os consumidores se sintam valorizados.
O recurso utilizado para a comunicação com o cliente é inteligente, permitindo um contato mais didático e ágil e garantindo melhores resultados. Ao final, o usuário avalia a qualidade desse suporte, a fim de que a empresa possa otimizar e padronizar as soluções.

Diminui o tempo médio de atendimento

O Service Desk é um sistema que garante mais eficiência no atendimento, reduzindo bastante o tempo médio — uma vez que grande parte das soluções se tornou automatizada devido à padronização.
O atendente, por sua vez, encontra mais facilidade para solucionar as questões dos usuários — o que garante mais satisfação por parte do cliente. Além disso, o sistema conta com a funcionalidade que possibilita que o gestor acompanhe a produtividade da sua equipe e verifique se todos estão aproveitando o tempo da mesma forma.

Faz uma triagem dos atendimentos

Deixar de atender a um cliente causa uma péssima impressão, certo? Com um sistema Service Desk especializado, isso não ocorre, pois ele faz uma triagem das chamadas realizadas, categorizando os atendimentos, como: finalizados; os que não tiveram o seu problema resolvido e os que não foram finalizados.
Esse recurso agiliza as soluções, além de tornar os clientes mais satisfeitos — visto que ocorre uma redução no acúmulo de chamadas, evitando o aumento do serviço e garantindo mais produtividade.

Quais são as principais diferenças entre Service Desk e Help Desk?

Algumas diferenças entre os dois serviços devem ser destacadas. Confira!

Help Desk

A atuação do Help Desk se concentra em problemas de baixo nível de complexidade — geralmente, aqueles relacionados ao dia a dia do usuário. O serviço pode ser prestado tanto por empresas terceirizadas quanto pelos colaboradores do próprio negócio. 
As atividades mais recorrentes em que o Help Desk atua estão relacionadas à troca de senhas, à resolução de entraves relativos a sistemas, ao uso de ferramentas, entre outras. Vale lembrar que esse serviço pode ser feito por acesso remoto, por e-mail ou por telefone. A equipe de Help Desk se mantém em contato com o usuário durante a evolução do caso até que o problema finalmente se resolva.

Service Desk

A atuação do Service Desk ocorre com questões de alta complexidade, categorizadas como de nível 2. Ou seja, elas exigem um processo mais abrangente de resolução, para o qual são indicados profissionais diferenciados. 
Geralmente, ele entra em cena após um contato inicial com o Help Desk, que avalia e vê a necessidade de um atendimento mais aprofundado. Essa é a maior diferença entre os dois serviços.
As ações do Service Desk, geralmente, atendem às seguintes questões:

  • avaliações de segurança;
  • gerenciamento de acessos;
  • problemas com servidores; entre outras.

Daí a necessidade de esse serviço contar com profissionais capacitados para encontrar soluções para cada solicitação apresentada. O Service Desk atua preventivamente, ou seja, adota medidas que possam identificar de forma rápida os problemas, possibilitando que o negócio passe pelas falhas com mais facilidade e rapidez.

Qual é a importância do Service Desk?

Tendo em vista que a satisfação do cliente é o objetivo de qualquer prestador de serviço, a importância do Service Desk consiste em solucionar os problemas mais complexos de seu público — atendendo a todos de forma personalizada, ágil e eficiente —, otimizando os serviços e supervisionando as funções de TI
Como você pôde conferir neste conteúdo, o Service Desk é essencial para empresas que lidam com tecnologia. Por isso, é de grande importância contar com uma prestadora de serviços bem conceituada, como a Urmobo, que oferece várias soluções para o seu negócio. 
Gostou deste post sobre o que é Service Desk? Entre, então, em contato conosco, acessando o nosso site, e tire as suas dúvidas sobre essa e outras soluções tecnológicas!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

5 equívocos do gerenciamento de dispositivos móveis

5 equívocos do gerenciamento de dispositivos móveis

Ler Artigo
Quais as diferenças entre MDM, MAM e MCM?

Quais as diferenças entre MDM, MAM e MCM?

Ler Artigo
Gerenciamento Zero-Touch: Quais os benefícios para minha empresa?

Gerenciamento Zero-Touch: Quais os benefícios para minha empresa?

Ler Artigo
Como a Apple está atualizando o gerenciamento de dispositivos móveis?

Como a Apple está atualizando o gerenciamento de dispositivos móveis?

Ler Artigo
Qual é a estratégia de gerenciamento de dispositivos móveis ideal para minha empresa?

Qual é a estratégia de gerenciamento de dispositivos móveis ideal para minha empresa?

Ler Artigo
Segurança do Android Enterprise é colocada à prova. O resultado?

Segurança do Android Enterprise é colocada à prova. O resultado?

Ler Artigo
Por que o MDM é a chave para transformar seus negócios digitais?

Por que o MDM é a chave para transformar seus negócios digitais?

Ler Artigo
Usar celular corporativo fora do trabalho pode? Veja aqui!

Usar celular corporativo fora do trabalho pode? Veja aqui!

Ler Artigo
Afinal, como acessar smartphone remotamente? Saiba aqui!

Afinal, como acessar smartphone remotamente? Saiba aqui!

Ler Artigo
iOS 14 não deve mais receber atualizações de segurança

iOS 14 não deve mais receber atualizações de segurança

Ler Artigo
Afinal, como saber se meu celular foi hackeado?

Afinal, como saber se meu celular foi hackeado?

Ler Artigo
Telecom Expense Management: entenda o que é e para que serve!

Telecom Expense Management: entenda o que é e para que serve!

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter