Tempo est. de leitura: 10 minutos Atualizado em 05.02.2024

Você cuida da segurança de dados da sua empresa? Delega os mesmos cuidados que destina aos ativos físicos? Se a resposta for “não”, está colocando em risco um dos pontos mais importantes do seu negócio. 

Em meio ao constante crescimento de ciberataques, vazamentos e perdas de dados, a cibersegurança tem sido um assunto bastante discutido por autoridades governamentais, empreendedores e usuários da internet. 

Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reforça a necessidade de atenção a esse aspecto, pois estabelece práticas para assegurar o armazenamento e o compartilhamento seguro. Suas penalizações também são rigorosas. 

Sabendo da importância desse assunto, desenvolvemos um guia completo com as principais informações sobre segurança de dados. Continue a leitura!

O que é segurança de dados?

Segurança de dados é um conjunto de medidas preventivas e reativas destinadas a proteger dados e informações contra acessos não autorizados, modificações indevidas, roubos e outros incidentes que possam comprometer a integridade, confidencialidade e disponibilidade. 

Essa proteção abrange a implementação de práticas e tecnologias que visam garantir que apenas indivíduos autorizados tenham acesso às informações, preservando a autenticidade dos dados e cumprindo regulamentos e normas. 

A segurança de dados desempenha um papel fundamental na prevenção de falhas, proteção contra cibercriminosos e na manutenção da confiança dos usuários.

5 pilares da segurança da informação 

Os pilares principais da segurança de dados são fundamentais para avaliar se as ações adotadas estão, de fato, sendo direcionadas de forma eficaz. A seguir, citamos cada um deles e suas características:

Confidencialidade

Na confidencialidade, são adotadas medidas para garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos dados, ou seja, eles são mantidos de forma confidencial. Algumas estratégias que auxiliam na adoção deste pilar são:

  • Controle de níveis de acesso;
  • Uso de criptografia;
  • Aplicação de camadas de proteção para evitar vazamento de dados;
  • Implementação de cuidados para impedir o acesso ou eliminar dados de dispositivos furtados ou roubados.

Integridade

A integridade assegura que os dados são autênticos, livres de alterações fraudulentas ou de interações que comprometam sua originalidade. 

Se um colaborador realizar uma alteração incorreta em uma planilha, por exemplo, e o problema não for identificado, a integridade das informações é comprometida. Alguns dos pontos que permitem minimizar este desafio são: 

  • Uso de um certificado digital;
  • Utilização de um controle de alterações e revisões;
  • Possibilidade de recuperar arquivos removidos inadequadamente.

Disponibilidade

Esse pilar diz respeito à capacidade de deixar os dados disponíveis sempre que a empresa precisar. Afinal, muitas vezes, eles são fundamentais como fontes de informação para que decisões possam ser tomadas. 

Algumas medidas protetivas para garantir a disponibilidade são:

  • Backup em nuvem;
  • Backup físico fora da empresa;
  • Análise do controle de tráfego para minimizar a ocorrência de ataques DDoS;
  • Formas de garantir a redundância de dados.

Conformidade

A conformidade na segurança de dados visa assegurar o processamento adequado das informações, em conformidade com regulamentos, leis e normas vigentes. Esse pilar evita sanções legais e garante a confiança dos usuários. 

Além disso, também se relaciona com a transparência nas práticas de gerenciamento de dados, promovendo a responsabilidade corporativa. Para alcançar efetivamente a conformidade, é essencial adotar medidas como:

  • Auditorias regulares;
  • Políticas de retenção de dados;
  • Treinamento e conscientização;
  •  Implementação de práticas robustas para proteção.

Irretratabilidade

A irretratabilidade dificulta a negação da autoria de uma transação. Este conceito assegura que uma vez realizada uma ação, como uma transação financeira, sua autenticidade não pode ser negada posteriormente, já que ficará registrada. 

Para fortalecer esse pilar e garantir maior confiabilidade, é necessário adotar medidas como:

  • Registro de auditoria detalhado;
  • Assinaturas digitais;
  • Criptografia;
  • Autenticação Multifatorial.

>> Leia também: Conquistas, desafios e resultados de negócio na retrospectiva Urmobo 2023.

Qual é a importância da segurança de dados?

A segurança de dados é primordial para proteger as informações compartilhadas online. Podem ser utilizadas diversas estratégias e ferramentas como antivírus, softwares, biometria e soluções MDM. 

Essa abordagem é aplicável a todas empresas, independente do tamanho, que desejam evitar ataques externos e vazamentos de dados sensíveis. 

Além de prevenir ciberataques, a segurança de dados preserva a imagem do cliente, garantindo que suas informações pessoais sejam bem protegidas. Isso contribui para uma experiência positiva do consumidor e aumenta as chances de retenção e fidelização. Sem contar na reputação da marca, que também fica assegurada.   

Números importantes sobre segurança de dados

Para que você entenda como a segurança de dados afeta fortemente as empresas, confira alguns números importantes: 

  • Pesquisa da Proofpoint apontou que, em 2022, 78% das organizações brasileiras tiveram uma experiência de ciberataque e 23% delas tiveram prejuízos financeiros;
  • Casos de sequestro de dados aumentaram em 50% no primeiro semestre de 2023, comparado a 2022, segundo o relatório da Allianz Commercial;
  • O Brasil é o alvo principal de ataques cibernéticos na América Latina, segundo dados da Netscout.

Para que serve a segurança de dados?

A segurança de dados tem um papel fundamental nas empresas por evitar incidentes capazes de gerar inúmeros prejuízos para o negócio. Entenda melhor para que serve: 

Proteger os dados contra roubos

A proteção é primordial para evitar roubos de informações no dia a dia em qualquer empresa, principalmente aquelas que trabalham com dados muito visados por hackers. 

Por exemplo, se a organização dispõe de uma base de dados financeiros dos seus clientes, eles podem ser utilizados para ações de fraudes no futuro.

Evitar acessos maliciosos

Segundo levantamento da Cybersecurity Ventures, os danos causados pelos cibercrimes até 2025 chegarão  a  US$10,5 trilhões por ano. 

Essa situação destaca a urgência de investir em segurança de dados para evitar prejuízos significativos, como os causados pelo ransomware, um dos ataques maliciosos mais prejudiciais atualmente.

Minimizar riscos de fraudes internas e externas

Fraudes internas e externas podem não só comprometer a integridade dos dados, como também causar prejuízos financeiros, como falamos. Quer um exemplo? 

Colaboradores com acesso às comissões, podem agir com má fé e alterar os valores a serem recebidos.  

Estar em concordância com as legislações vigentes

A segurança de dados deve estar alinhada com medidas de compliance, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Instituições que não se ajustam aos requisitos podem enfrentar penalidades, incluindo multas, advertências e, em casos graves, suspensão de atividades, reforçando a importância de adotar medidas protetivas para garantir a conformidade. 

O que significa LGPD?

A LGPD é uma normativa com orientações sobre o tratamento dos dados dos clientes por parte das empresas. Algumas delas são consentimento claro para coleta, transparência na finalidade, acesso e edição das informações pelo titular. Saiba mais sobre a LGPD aqui. 

Garantir uma melhor experiência ao cliente

Garantir uma experiência positiva ao cliente é fundamental. Se ocorrer uma fraude após uma compra,a falta de segurança pode abalar a confiança na empresa. 

Isso pode levar a uma má reputação no mercado, resultando em dados na experiência do consumidor e na imagem do negócio.

>> E-book: O guia completo da LGPD e gestão de dispositivos móveis corporativos

Como aplicar a segurança de dados nas empresas?

Não existe uma fórmula exata para adotar a segurança de dados nas empresas. Por isso, é necessário considerar as particularidades internas de cada organização, que demandam ações específicas. 

No entanto, há alguns pontos comuns a serem adotados em todos os negócios, que serão apresentados a seguir. Confira!

Mapeie o negócio

O primeiro passo para garantir a segurança da informação consiste em fazer um reconhecimento da infraestrutura e dos sistemas utilizados na empresa. 

Essa medida tem como objetivos identificar os pontos que são mais vulneráveis e quais soluções são mais adequadas para resolver a situação.

Utilize sistemas de segurança em nuvens

A computação em nuvem, ou cloud computing, permite o armazenamento de programas, informações e recursos pela internet em grande escala. Usuários podem acessar sistemas e arquivos em diversos dispositivos sem depender de servidores locais. 

O Google Doc é um exemplo, oferecendo criação e edição de documentos sem a necessidade de instalar programas. 

Faça o backup dos dados

Apesar de investir em segurança de dados, ainda pode-se ter riscos de perda de arquivos por ataques cibernéticos, falhas humanas ou do sistema. 

Para evitar prejuízos, é recomendável fazer cópias de backup, garantindo a posse das informações e reduzindo a vulnerabilidade a hackers em caso de roubo de dados.

Invista na autenticação em duas etapas

Uma forma de aumentar a segurança é adicionando mais uma etapa de verificação para confirmar se um login é feito por uma pessoa autorizada. Também é possível solicitar informações mais específicas, dificultando os acessos maliciosos. 

O que significa BYOD?

B.Y.O.D é a sigla para “Bring Your Own Device“, que significa “traga o seu próprio dispositivo”. Ou seja, trata-se de um método que permite que os colaboradores façam uso de seus próprios dispositivos móveis para acessar informações corporativas

Ao fazer uso dessa metodologia, é muito importante criar uma política de segurança para garantir que a utilização desses aparelhos móveis não represente riscos à empresa. Saiba mais sobre o BYOD neste conteúdo.

Principais tendências da segurança de dados 

A tecnologia está em constante evolução, com novas soluções focadas na segurança de dados. Com leis mais rigorosas e um olhar crítico do mercado, a proteção de informações é um diferencial competitivo. 

Organizações que buscam essa vantagem devem acompanhar as tendências do setor para fortalecer sua segurança. Veja as principais!

Inteligência Artificial para mapear e combater ameaças

A Inteligência Artificial (IA) está sendo amplamente adotada por empresas devido suas vantagens, especialmente nos serviços de segurança de dados. 

Ferramentas como sistemas de MDR e deep learning são empregados para testar automaticamente redes e sistemas, identificando vulnerabilidades e ameaças. 

No entanto, é necessário realizar curadorias para estabelecer critérios éticos e legais ao utilizar a IA em conjunto com outros recursos.

Gestão de cibersegurança em cloud

Com a ampla adoção da computação em nuvem, o ambiente online tornou-se alvo frequente de ciberataques. 

Assim, é essencial estabelecer uma gestão centralizada para assegurar padrões e controle nos provedores, reduzindo custos e garantindo conformidade com as leis de tratamento de dados.

Ascensão da Cybersecurity Mesh

A Cybersecurity Mesh ou malha de cibersegurança busca criar uma estrutura flexível que permite a centralização do gerenciamento de sistemas de informação, ao mesmo tempo em que facilita a distribuição e implementação de políticas internas de maneira modular. 

Essa flexibilidade permite que cada departamento ajuste o sistema de acordo com suas necessidades específicas.

Cibersegurança para Dispositivos IoT

Com a proliferação de dispositivos da Internet das Coisas (IoT), a cibersegurança voltada para esses aparelhos torna-se primordial. 

Implementar medidas como autenticação robusta, criptografia de dados e atualizações regulares de segurança é importante para evitar vulnerabilidades e proteger informações sensíveis.

Gostou do conteúdo? Se aprofunde no assunto: baixe o nosso checklist e saiba como está a segurança da informação na sua empresa!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Firewall em celulares corporativos: Segurança e otimização do uso de dados

Firewall em celulares corporativos: Segurança e otimização do uso de dados

Ler Artigo
Cibersegurança: como está a segurança de dados digitais da sua empresa?

Cibersegurança: como está a segurança de dados digitais da sua empresa?

Ler Artigo
Perfil de trabalho: conheça um recurso seguro de gerenciar as atividades corporativas  

Perfil de trabalho: conheça um recurso seguro de gerenciar as atividades corporativas  

Ler Artigo
Como está a segurança de dados corporativos da sua empresa?

Como está a segurança de dados corporativos da sua empresa?

Ler Artigo
Android recebe atualização de segurança e novos recursos de proteção para aplicativos

Android recebe atualização de segurança e novos recursos de proteção para aplicativos

Ler Artigo
Alvo de ransomware, ataques em pequenas e médias empresas aumentam 47%

Alvo de ransomware, ataques em pequenas e médias empresas aumentam 47%

Ler Artigo
Novos recursos e atualizações de segurança do Android para Perfil de Trabalho

Novos recursos e atualizações de segurança do Android para Perfil de Trabalho

Ler Artigo
Segurança da informação corporativa: desafios e impacto nas organizações

Segurança da informação corporativa: desafios e impacto nas organizações

Ler Artigo
O papel da tecnologia na segurança corporativa de dados

O papel da tecnologia na segurança corporativa de dados

Ler Artigo
Brats: Como proteger dispositivos Android do novo vírus que desvia Pix?

Brats: Como proteger dispositivos Android do novo vírus que desvia Pix?

Ler Artigo
Evolução do mercado de MDM e EMM no Brasil e no mundo

Evolução do mercado de MDM e EMM no Brasil e no mundo

Ler Artigo
Como a segurança Zero Trust do Android pode proteger minha empresa?

Como a segurança Zero Trust do Android pode proteger minha empresa?

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter