Tempo est. de leitura: 8 minutos Atualizado em 26.03.2024

A implementação do Return Material Authorization (Autorização de Devolução de Material – RMA) fortalece as medidas de proteção de dados dos funcionários e clientes de uma empresa. 

Por outro lado, a ausência desse procedimento expõe as informações a riscos de segurança. 

Diante disso, torna-se essencial aprofundar o entendimento sobre esse tema, com o objetivo de analisar se os processos de troca e devolução realmente contribuem para a preservação da privacidade dos dados.

Neste artigo, entenda como solicitar um RMA, a forma certa de implementá-la e as razões para ter esse documento. Confira!

O que é Return Material Authorization (RMA)?

O Return Material Authorization (RMA) é uma autorização formal concedida pela empresa aos clientes para iniciar o retorno de um item defeituoso ou inadequado. Este procedimento simplifica e organiza as operações logísticas, além de ser um grande aliado na proteção de dados. 

Trata-se de um processo essencial dentro do cenário empresarial, desempenhando um papel importante na gestão eficiente de trocas e devoluções de produtos

Através do RMA, as organizações podem rastrear e documentar cada retorno, fortalecendo a segurança das informações relacionadas aos produtos e transações. 

Se, por exemplo, um aparelho eletrônico, como o tablet ou celular, apresentar falhas de funcionamento, o primeiro passo para fazer a substituição do equipamento com defeito é informar o ocorrido ao fabricante por meio do RMA.  

É uma prática que oferece transparência e confiança ao consumidor e se torna uma peça-chave na privacidade dos dados. 

Qual a importância do RMA? 

A concessão do RMA simplifica as operações logísticas e desempenha um papel essencial na integridade e segurança dos dados. 

Isso porque, na prática, um dispositivo móvel corporativo com defeitos facilita a perda de dados empresariais e os ciberataques. Por isso, o ideal é recorrer ao RMA para solucionar o problema com o aparelho ruim, evitando colocar a empresa em situações de risco de falhas na proteção de dados. 

Ao proporcionar um meio estruturado para documentar e rastrear cada retorno, o RMA melhora a agilidade dos processos e reforça as medidas de segurança das informações.

O que contribui para a conformidade com regulamentações de privacidade, como a LGPD. Afinal, em casos de vazamento de informações, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, a responsabilidade é da empresa.

Além disso, a importância do RMA vai além da parte operacional, estendendo-se à construção de relacionamentos sólidos com os clientes. Ao oferecer uma experiência transparente e confiável, o RMA se torna um facilitador essencial para a fidelização. 

Em resumo, a importância do Return Material Authorization está nos seguintes pontos:

  • Simplifica e organiza a operação de trocas e devoluções;
  • Fortalece a segurança e integridade dos dados;
  • Facilita a conformidade com regulamentações de privacidade;
  • Promove  transparência e confiança;
  • Favorece uma base sólida para relacionamentos comerciais duradouros.

Como solicitar uma Autorização de Retorno de Material?

Para a equipe de TI realizar a troca ou devolução de um produto, é necessário iniciar um processo de Return Material Authorization (RMA). Nesse procedimento, o fabricante recebe a solicitação e faz a análise conforme com as diretrizes estabelecidas no RMA.

Normalmente, as empresas autorizam a abertura do processo de RMA para quatro situações distintas:

  • DOA (Dead on Arrival): refere-se aos produtos que apresentam defeitos nos primeiros sete dias após a aquisição;
  • Desistência da compra: dentro do período de sete dias após a compra, o cliente possui a opção de desistir e solicitar a devolução da mercadoria;
  • Devolução: esta situação ocorre quando o item não está em conformidade com o que foi solicitado pelo consumidor;
  • Defeito: refere-se aos produtos que apresentam falhas após um determinado período de tempo.

Geralmente, as próprias empresas fabricantes disponibilizam um formulário que solicita todas as informações necessárias para analisar o pedido de RMA. Após o preenchimento deste documento, é necessário aguardar o retorno, que vai informar a aprovação ou não do RMA. 

Como funciona a RMA?

Quando surge a necessidade de substituir ou devolver um item, a equipe de TI ou o cliente inicia o processo abrindo uma solicitação de RMA. 

Este passo geralmente envolve o preenchimento de um formulário com informações detalhadas, como o motivo da devolução, número de série do produto e a data da compra

Após a submissão, a fabricante ou fornecedora recebe a solicitação e a analisa cuidadosamente, levando em consideração critérios como conformidade com os termos de garantia e verificação do motivo da devolução.

Com base na análise, a empresa emite a autorização para prosseguir com a troca, retorno (aprovação do RMA) ou recusa a solicitação. Caso aprovado, o consumidor segue as instruções fornecidas para devolver a mercadoria, incluindo detalhes sobre embalagem, envio e prazos específicos. 

Após o recebimento do item devolvido, a organização realiza uma avaliação para confirmar o motivo da devolução e, dependendo do caso, implementa a substituição do item, reembolso ou outra solução acordada. 

Impactos do RMA nos processos internos das empresas 

A implementação do processo de Return Material Authorization pode ter vários impactos significativos nos processos internos das empresas. A seguir, listamos os principais.

Aprimoramento da qualidade do produto

O RMA fornece dados valiosos sobre os motivos das devoluções, permitindo que as empresas identifiquem padrões de falhas e aprimorem a qualidade de seus produtos. Isso contribui para a prevenção de problemas recorrentes.

Melhoria da satisfação do cliente

O RMA influencia positivamente a satisfação do cliente ao oferecer uma experiência de retorno rápida, transparente e sem complicações. Essa ação fortalece o relacionamento  e imagem da marca.

Agilidade na resolução de problemas

A capacidade de responder de maneira ágil às devoluções é essencial para a eficácia geral dos processos internos, redução de custos e retrabalho. 

Conformidade com regulamentações

O Return Material Authorization auxilia na conformidade com regulamentações e normas relacionadas aos retornos e garantias. O que é importante para evitar penalidades legais e manter a integridade da organização.

RMA e Mobile Device Management (MDM)

É evidente a importância da empresa estar preparada para lidar com demandas relacionadas aos produtos com mau funcionamento, especialmente dispositivos móveis.

Para otimizar ainda mais esse processo e torná-lo mais eficiente, é viável a utilização de um software de MDM com funcionalidades específicas para a RMA.

O Mobile Device Management (MDM), ou Gerenciamento de Dispositivos Móveis, refere-se a um sistema que possibilita o monitoramento remoto dos dispositivos da empresa. 

Desta maneira, quando um item apresenta falhas, a equipe de TI pode identificar alterações no desempenho, mesmo que ainda não tenham sido comunicadas pelos colaboradores. 

A junção entre o RMA e MDM é essencial, pois enquanto o MDM monitora e gerencia aparelhos à distância, a integração com uma funcionalidade RMA fortalece a eficiência operacional.

Essa combinação permite uma resposta mais ágil aos problemas de dispositivos, otimizando a gestão e o processo de devolução.

Mas para que a organização tenha sucesso nesta tarefa, é importante investir em um software de MDM de qualidade e destaque no mercado. 

A solução MDM da Urmobo facilita a gestão dos aparelhos e integra de maneira eficaz a funcionalidade de RMA à aplicação, agilizando todo o processo.


>> Gostou deste conteúdo? Se aprofunde no assunto: saiba como as ferramentas MDM podem aumentar a produtividade do seu negócio.

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Como a análise preditiva funciona na segurança de dados?

Como a análise preditiva funciona na segurança de dados?

Ler Artigo
 LLM: como funciona a Large Language Model? 

 LLM: como funciona a Large Language Model? 

Ler Artigo
5 novos recursos Android anunciados pelo Google na CES 2024

5 novos recursos Android anunciados pelo Google na CES 2024

Ler Artigo
Retrospectiva Urmobo 2023: Conquistas, desafios e resultados de negócio

Retrospectiva Urmobo 2023: Conquistas, desafios e resultados de negócio

Ler Artigo
Simplifique suas operações com outsourcing de TI

Simplifique suas operações com outsourcing de TI

Ler Artigo
Urmobo na Conferência global de parceiros do ChromeOS 2023, em Nova York

Urmobo na Conferência global de parceiros do ChromeOS 2023, em Nova York

Ler Artigo
Importância da IA na segurança de dispositivos corporativos

Importância da IA na segurança de dispositivos corporativos

Ler Artigo
5 principais etapas para a implantação de um projeto MDM

5 principais etapas para a implantação de um projeto MDM

Ler Artigo
Android 14 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 14 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
Google lança prévia do Android 14 para desenvolvedores 

Google lança prévia do Android 14 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Software MDM: conheça as vantagens da Urmobo

Software MDM: conheça as vantagens da Urmobo

Ler Artigo
Controle a distribuição de documentos corporativos em dispositivos

Controle a distribuição de documentos corporativos em dispositivos

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter