Tempo est. de leitura: 7 minutos Atualizado em 31.01.2023

Com a adoção do trabalho remoto por muitas empresas, a gestão do desempenho no home office se tornou um dos grandes desafios aos times que precisam sempre estar de olho em suas equipes e de mais motivação para garantir melhores resultados.

O coronavírus colocou a comunicação, o monitoramento e o planejamento à distância, como três pilares fundamentais para gerenciar uma empresa de qualquer lugar do mundo.

Mas você sabia que existe uma solução ideal para isso?

O MDM é uma entre várias ferramentas e plataformas que são perfeitas para ajudar na gestão das empresas, fazendo todo o gerenciamento dos dispositivos móveis, aumentando a produtividade, além de diminuir os custos de TI.

Quer entender mais sobre quais são as facilidades que esse formato oferece e, principalmente, como MDM vai ajudar nisso? Continue lendo nosso artigo!

O desafio da gestão do desempenho no home office

O desempenho no home office é uma preocupação que toda gestão tem e, realmente, deve ter. Desde o início da pandemia, essa forma de trabalho, ainda que existisse de forma tímida, passou a se tornar necessária para o desempenho das atividades com segurança.

E, diante do cenário, passou a ser incorporada como uma nova solução para os ambientes corporativos. Esse episódio fez com que o trabalho remoto se tornasse não só realidade, mas algo possível, mesmo após a crise.

É por isso que, atualmente, 30% dos trabalhadores pretendem dar prioridade a vagas nesse modelo em 2023, por exemplo.

Esses dados são do Vagas.com para o software de R&S Vagas For Business. O grande motivo disso, para 28% dos entrevistados, é a possibilidade de ingressar em qualquer empresa do Brasil e do mundo.

Mas, quem ganha ainda o principal destaque é o regime híbrido. A opção de poder mesclar trabalhar em casa e no ambiente corporativo é a preferência de 43,15% dos respondentes.

Mas, a possibilidade de trabalhar remotamente para empresas acaba permitindo com que pessoas possam procurar melhores oportunidades de emprego, afinal, não há barreiras geográficas.

É por isso que, segundo levantamento feito pelo portal Empregos.com.br, 3 em cada 4 profissionais querem mudar de emprego em 2023. E o contexto home office, naturalmente, também torna isso muito mais fácil de ser conquistado.

Essas novas dinâmicas — à distância ou híbridas —, no entanto, precisaram ser acompanhadas pelo ambiente corporativo. E a principal ferramenta facilitadora por trás disso é a mobilidade corporativa.

Em especial, soluções MDM que fazem com que o colaborador possa ter um bom desempenho no home office, pois é monitorando mesmo à distância.

Como a solução MDM pode contribuir com o desempenho no home office?

O MDM é uma das melhores alternativas para trazer uma boa gestão dos colaboradores que atuam de forma remota. Mas, de que forma o Mobile Device Management consegue contribuir com isso?

Com ele, sua empresa consegue ter uma fácil interação entre colaboradores, monitorando as atividades de equipes remotas e administrando aplicativos nos devices da empresa.

Como o objetivo é fazer com que o gerenciamento dos dispositivos móveis dos trabalhadores seja efetivo, um dos seus destaques é em relação à segurança das pessoas.

Um bom exemplo disso é geofencing, que permite o ajuste nas configurações dos aparelhos dentro de um determinado espaço. Ou seja, certas ações são geradas ou bloqueadas de acordo com o local em que o colaborador se encontra.

5 benefícios do MDM que contribuem para melhorar o desempenho no home office

O MDM é fundamental para as empresas que querem aumentar o desempenho no home office, principalmente porque o rendimento é elevado com essa gestão.

E os dados mostram isso: em relação ao primeiro trimestre de 2020, início da pandemia, o rendimento dos trabalhadores em home office no 3.º trimestre do mesmo ano cresceu 53,6%.

Inclusive, o valor médio do rendimento dos brasileiros nesse período foi o segundo maior desde 2018. Esses dados foram coletados pelo economista Bruno Imaizumi, baseado na Pnad do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto, a maior produtividade do desempenho no home office é apenas um dos vários benefícios que se tem quando se alia MDM com esse modelo. Outros que merecem destaque, são:

  1. Distribuição de arquivos;
  2. Análise de log de chamadas;
  3. Produtividade baseada no uso;
  4. Time fencing;
  5. Gestão de inventário.

 Vamos falar sobre cada um dos 5 ganhos a seguir!

Distribuição de arquivos

A transferência de arquivos é uma das facilidades do gerenciamento. Para que nada se perca nesse período de home office, é possível compartilhar em nuvem os arquivos dos projetos que está trabalhando.

Dentro da plataforma, então, fica fácil enviar e sincronizar dados e arquivos de forma remota, automática e segura. Assim, os documentos da empresa ficam salvos sempre em um só local.

Também dá para criar pastas, enviar arquivos para grupos de dispositivos, verificar o consumo de dados e a forma de download. Ao sincronizar arquivos e dados empresariais, todos os funcionários trabalham no mesmo projeto de forma mais ágil, fácil e produtiva.

Você sabe como controlar a organização e distribuição de documentos corporativos? Leia nosso artigo e descubra!

Análise log de chamadas

Monitorar e medir componentes das ligações efetuadas com os smartphones corporativos é relativamente fácil quando você tem as ferramentas adequadas.

Com uma solução de MDM, você consegue, de casa, controlar quais números foram ligados, as chamadas recebidas, duração das ligações e ainda, horários dessas chamadas.

A análise log de chamadas analisa justamente a qualidade e quantidade das ligações realizadas pela equipe com os aparelhos smartphones da empresa.

Análise de produtividade baseado em uso

Outro grande ganho é poder analisar a produtividade do time de casa. Essa ferramenta traz a análise de produtividade baseada em porcentagem de uso de cada app. Assim, apresenta o tempo de uso de aplicativos e o seu consumo de dados.

A ideia é trazer mais informações sobre quanto tempo cada aplicativo permaneceu aberto e como os dados foram consumidos pelo usuário, além de disponibilizar relatórios.

Time fencing

Também através do trabalho remoto é possível controlar o funcionamento dos dispositivos móveis da sua empresa através de horários. Por exemplo: um conjunto de aplicativos fica disponível de segunda a sexta das 10 às 20 horas para tal colaborador.

Fora deste intervalo, o aplicativo é ocultado do dispositivo, não estando disponível mesmo no fim de semana. O time fencing é muito útil na própria organização da rotina do home office, por exemplo.

Gestão do inventário dos dispositivos móveis

O inventário também ganha com o MDM. Com ele, é possível criar uma relação online sobre os dispositivos móveis. Assim, fica mais fácil contabilizar a quantidade de aparelhos utilizados no momento, da mesma maneira como mapear quem está usando qual.

Isso pode ajudar bastante na proteção de dados empresariais. Por exemplo, se o equipamento for trocado entre pessoas de diferentes cargos, pode ser preciso apagar informações que não são autorizadas.

Ao longo do texto mostramos como o desempenho no home office é foco das empresas e onde o MDM entra para auxiliá-lo.

Se você quer entender ainda mais sobre as ferramentas MDM, leia nosso material!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

Ler Artigo
Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter