urmobo_EMM_MDM_Security

Entenda porque utilizar uma solução que garanta privacidade e segurança!

Geralmente, os empreendedores direcionam mais esforços para o desenvolvimento das atividades empresariais e o aperfeiçoamento das estratégias de atendimento ao cliente e gestão de processos. Isso acontece porque esses fatores contribuem decisivamente para o progresso e o crescimento no mercado. Entretanto, o que muitos esquecem é que, além de cuidar desses pontos, é extremamente importante investir na segurança de dados da empresa.

Nesse sentido, atualmente, é fácil encontrar relatos de ataques cibernéticos e violação de informações privadas no meio corporativo. Caso a sua empresa não tenha mecanismos de defesa para lidar com esses problemas, ela pode estar sujeita a sérios riscos. Para evitá-los, é fundamental utilizar uma solução que permita aumentar a privacidade e segurança no ambiente interno.

Caso você não esteja por dentro desse assunto, preparamos este artigo contendo as principais informações que atestam a necessidade de utilizar esse tipo de solução. Continue a leitura e entenda!

O que é privacidade e segurança no meio empresarial?

Antes de mais nada, é fundamental destacarmos em que consiste o termo segurança digital. Essa expressão se refere às várias práticas e ações de proteção contra a violação de redes, sistemas, programas, dados e informações que estão no meio virtual. Para que isso seja possível, são utilizadas ferramentas que têm a função de preservar todos os conteúdos e garantir que os dados da empresa e dos clientes permaneçam confidenciais, autênticos e completos.

Isso é necessário porque, em alguns casos, a ameaça é capaz de alcançar hardwares, como dispositivos de armazenamento e servidores, tornando-se bastante prejudicial se não houver os devidos cuidados. Além disso, esses ataques precisam de muita atenção da empresa, já que possibilitam roubos de dinheiro e vazamento de dados e informações pessoais dos seus consumidores, funcionários e da própria empresa.

Quando tratamos especificamente da relação com o consumidor, não podemos deixar de mencionar as implicações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ela foi implementada para gerar mais segurança para o usuário que tem os seus dados tratados por empresas. Ou seja, com essa regulamentação foram criadas algumas recomendações e obrigações que limitam a ação de gerir informações de terceiros.

Desse modo, a empresa que passa a tratar conteúdos pessoais dos seus clientes acaba tendo uma responsabilidade maior, pois, se houver qualquer problema referente a vazamentos e acessos indevidos de informações, ela será responsabilizada. Por isso, além de se preocupar com a segurança dos seus arquivos e conteúdos empresariais, você deve investir esforços para proteger os dados do seu público consumidor.

Qual é a importância de contar com uma ferramenta para lidar com esse tema?

Há várias formas de reduzir os problemas relacionados a roubo, uso não autorizado e manipulação de dados e informações que são tratados na empresa. Uma delas é criar senhas diferentes e complexas.

Embora possa parecer uma dica óbvia, muitas pessoas acabam, por comodidade e facilidade, formulando senhas simples que usam, por exemplo, datas de aniversário e nomes de parentes para conseguirem se lembrar com mais facilidade. Essa medida é um grande erro, já que facilita a descoberta por terceiros, podendo ocorrer o roubo de conteúdos pessoais.

Outra medida de impacto virtual é o uso de antivírus. Não basta apenas investir em senhas criptografadas e outras ações de segurança se você não dispõe de um sistema de alta precisão nos programas utilizados na empresa. Por isso, é aconselhado instalar um antivírus e programar varreduras periódicas.

Mais uma dica que você pode seguir para aumentar a privacidade e segurança na empresa é atualizar os sistemas operacionais e os navegadores para as últimas versões disponíveis. Sabemos que as companhias que utilizam softwares e programas sempre criam mecanismos atuais e mais eficientes. Assim, insistir em um recurso que já se tornou obsoleto pode comprometer os seus programas de proteção de conteúdos institucionais.

Ao avaliar todas essas estratégias mencionadas, é possível perceber que o auxílio de ferramentas tecnológicas é bastante relevante para a proteção de dados. Nesse sentido, é válido enfatizar que já existem várias soluções no mercado que permitem atingir o objetivo de controlar o fluxo de informações tratadas no negócio.

Veja algumas das vantagens dessas ferramentas!

Maior organização de dados e conteúdos

Antes de mais nada, convém lembrar que uma das formas mais eficientes de lidar com os problemas de violação de dados pessoais e privados é ter uma organização eficaz do fluxo de informações tratadas na empresa.

Nesse sentido, muitos softwares de gestão disponíveis no mercado realizam o controle e a administração dos arquivos de cada setor. Com isso, é possível evitar que haja confusões no tratamento de dados de clientes, por exemplo, e, até mesmo, minimizar erros humanos decorrentes da gestão manual dos processos.

Prevenção de ataques cibernéticos

Outra vantagem é que muitas das soluções desenvolvidas para auxiliar na gestão do fluxo de dados gerados na empresa já têm entre as suas funcionalidades um sistema de proteção criptografado que aumenta a dificuldade de traduzir e interpretar informações que não são públicas nem livres para todos os perfis.

Definição de níveis de acesso

Por fim, também é válido mencionar uma funcionalidade muito importante que pode ser encontrada em vários sistemas automatizados: definição de níveis de acesso. Na prática, isso se refere à separação de grupos na empresa que podem acessar determinadas informações.

Ou seja, de acordo com o cargo e a função desempenhada na instituição, será disponibilizada uma área de acesso para que o colaborador execute os seus trabalhos visualizando apenas o que pode ser compartilhado com ele.

Essas foram as principais informações sobre a importância de utilizar uma solução que garanta privacidade e segurança na companhia. Caso você deseje adquirir uma ferramenta para auxiliar nesses processos, é fundamental contar com uma empresa especializada no assunto, como é o caso da Urmobo, que já disponibiliza vários recursos que podem tornar o seu trabalho mais seguro e produtivo.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre os nossos serviços? Então, entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.