gerenciamento_dispositivos_moveis

O que é Mobile Device Management (MDM) e qual sua importância?

O uso de dispositivos móveis em empresas de todos os nichos é indispensável. Seja no modelo tradicional, que oferta os aparelhos para os colaboradores, ou no BYOD — Bring Your Own Device, que permite o uso de seu próprio dispositivo — o Mobile Device Management (MDM) é uma tecnologia vital.

Para aproveitar o melhor que o MDM pode oferecer para as organizações, é preciso saber mais sobre ele. Por isso, neste post, vamos trazer todas as informações que você precisa ter para alavancar os resultados de sua empresa por meio de uma gestão móvel eficiente.

Se você deseja entender mais sobre o tema, continue lendo este artigo!

O que é MDM?

Por definição, MDM é uma ferramenta de gestão capaz de proporcionar eficiência à administração dos dispositivos móveis das empresas. Ele permite:

  • implementação de soluções que visam a melhoria contínua da comunicação interna;
  • monitoramento dos dispositivos;
  • integração da equipe e seus setores;
  • gestão wireless;
  • gerenciamento remoto e muito mais.

Ele é utilizado, principalmente, para garantir uma maior segurança no uso de soluções mobile no ambiente organizacional. Afinal, com a adesão cada vez maior da transformação digital nos ambientes organizacionais, é natural que as aplicações móveis ganhem mais espaço, principalmente, por garantir maior dinamicidade nas atividades internas.

Assim, o gestor responsável poderá observar o uso dos dispositivos no dia a dia, algo que pode ser de profunda importância, principalmente, se os aparelhos forem oferecidos pela organização e, portanto, serem um ativo da organização. Por isso, é fundamental manter um controle, para evitar problemas, tais como:

  • vazamento das informações da organização em caso de furtos e roubos dos dispositivos;
  • verificação do uso incorreto dos aparelhos;
  • atualização remota, minimizando os riscos de exposição à vulnerabilidades;
  • bloqueio de sites e aplicativos que possam colocar as informações do negócio em risco.

Entenda como essa solução em gerenciamento chegou — e se solidificou — no país.

MDM no Brasil

O Mobile Device Management é parte das muitas soluções de controle e inventário disponíveis para implementação nas empresas. No Brasil, com a expansão do emprego de dispositivos móveis se tornando realidade em 2005, sua aplicação se fez essencial.

Os primeiros dispositivos a receberem essa inovação foram os famosos Blackberries, fabricados pela canadense RIM (Research In Motion). Porém, apenas executivos de alto escalão tinham acesso a ela, uma vez que seu custo era alto e sua implementação, complexa.

Com a democratização do acesso a dispositivos tecnológicos em 2008 e o início da era da transformação digital em meados de 2010 — que passou a pontuar a existência de consumidores cada vez mais ávidos por agilidade e contato com as empresas escolhidas para fazer negócios —, a popularização do Mobile Device Management nas organizações se tornou apenas questão de tempo.

A chegada do iOS e do Android ao Brasil também contribuiu amplamente para isso e expandiu a aplicação do MDM para todos os setores empresariais. Alguns deles, inclusive, passaram a chamar a solução de EMM — Enterprise Mobility Management ou Gerenciamento de Mobilidade Corporativa.

Quais as diferenças entre MDM, MAM e MIM?

É importante, também, que os gestores saibam identificar quais são as principais diferenças entre Mobile Device Management e outras soluções de mesma natureza, como o MAM e o MIM. Vamos mostrar sobre as principais diferenças entre eles a seguir.

MAM

O MAM é o Mobile Application Management (gerenciamento de aplicações móveis) é uma ferramenta que permite a administração remota dos aplicativos mobile por meio de uma solução focada para esse fim. Por meio dele é possível realizar as seguintes funções:

  • atualização dos aplicativos;
  • remoção e instalação de apps;
  • elaborar uma blacklist de aplicações que não podem ser instalados no aparelho;
  • verificar o uso de recursos utilizados por cada aplicação e o tempo gasto em cada um deles.

Nesse caso, o uso é mais focado para o gerenciamento dos aplicativos utilizados. Por isso, não raro, ele é incorporado em soluções de MDM, já que esse último cuida de toda gestão do aparelho, incluindo a parte de apps.

Normalmente é aplicado em empresas que permitem que seus colaboradores utilizem seus próprios aparelhos (smartphones e tablets), no sistema Bring Your Own Device (BYOD). Nesse caso, a solução é aplicada para realizar o gerenciamento dos aplicativos corporativos, tais como:

  • calendário;
  • agenda;
  • contatos do negócio;
  • aplicações específicas do negócio, entre outros.

Nesses casos, o MAM não interfere nos aplicativos pessoais, não interferindo na privacidade dos colaboradores. Com isso, o objetivo é resguardar e proteger as informações empresariais e evitar problemas de vazamentos, uso inadequado, abrir brechas de vulnerabilidade, entre outros.

MIM

O MIM é o Mobile Information Management (gerenciamento de informação móvel) diz respeito a soluções que prezem por segurança das informações sensíveis utilizados internamente nas organizações e que circulam nos dispositivos móveis de colaboradores.

Esse é um tema cada vez mais caro para as organizações, principalmente com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que imputa maiores responsabilidades sobre proteção de informações para as organizações.

As soluções de MIM, assim, implicam no uso de ferramentas estratégicas para esse fim, como criptografia de informações e, também, estabelecimento de níveis de acesso, disponibilizando para seus colaboradores apenas os dados que eles realmente necessitam para suas atividades, preservando aquelas que, por ventura vazem, possam causar danos severos à empresa.

As diferenças entre eles estão, assim, no seu campo de atuação. Enquanto o MDM atua em todo o dispositivo, as demais são mais específicas. Não raro, esses dois pontos podem, sim, estar inclusos em uma solução MDM.

Por que é importante que as empresas adotem o Mobile Device Management?

Ainda que fundamental, entender a origem do MDM no país não é suficiente. É preciso que as companhias compreendam o peso e o potencial da aplicação dessa solução em seu dia a dia — que é capaz de trazer as mais diversas vantagens para as empresas. Algumas delas são:

  • segurança de dados — é possível apagar, de maneira imediata, informações importantes da organização em caso de ameaça;
  • limitação de dados — os gestores e líderes decidem quem terá acesso a conhecimentos específicos sobre a empresa, gerindo suas informações organizacionais como acharem mais adequado;
  • centralização — a coleta e o monitoramento dos dados e conteúdos das organizações, fundamentais para uma maior produtividade e melhor comunicação interna, são democratizados.

Mais benefícios podem ser listados. Contudo, o ponto que atesta a relevância de compreender o que é MDM e por que aplicá-lo nas empresas é a adaptação das organizações à inovação e transformação digital. Sem garantir o acesso às ferramentas certas para a gestão de seus negócios, ser ultrapassado pela concorrência e falir são grandes possibilidades.

Quais fatores devem ser considerados ao escolher uma solução MDM?

Ao compreender a importância de aplicar soluções de Mobile Device Management nas empresas, é comum que elas busquem saber quais são as melhores opções disponíveis. Explicaremos nos próximos tópicos os fatores-chave que devem ser almejados.

Solução baseada em nuvem

É interessante que as empresas busquem por soluções voltadas para dispositivos móveis que não precisem ser instaladas em hardware. Por isso, as baseadas em nuvem se mostram as melhores opções. Elas funcionam por meio da internet e são simples de acessar, garantindo que a equipe alcance os benefícios citados.

Monitoramento

Ser capaz de proteger, controlar e mensurar os resultados da gestão organizacional é fundamental para os líderes empresariais. O MDM torna isso possível além de garantir que haja alinhamento dos funcionários com os valores da companhia.

Configuração remota MDM

A configuração remota é outro fator imprescindível para um bom MDM. Afinal, é preciso que sua configuração seja simples e passível de ser executada de qualquer lugar. Não há tempo a perder no que diz respeito ao gerenciamento de dados e informações corporativas — e soluções realmente eficientes entendem isso.

Quais problemas as empresas precisam resolver com soluções MDM?

Finalmente, para escolher a opção ideal para sua empresa, é importante compreender quais problemas precisam ser solucionados no que diz respeito a soluções MDM. Apresentaremos alguns deles abaixo.

Controle da segurança da informação

Empresas que não controlam suas informações estão em risco constante de perder espaço no mercado. Afinal, não são apenas os invasores cibernéticos que representam ameaças às organizações. Outras companhias, colaboradores que cometem descuidos e terceiros mal-intencionados também têm responsabilidade nisso. É primordial que haja controle remoto da segurança de seus dados.

Controle de horas de trabalho

Os tradicionais pontos são mecanismos obsoletos de controle de horas. Afinal, o mundo corporativo foca a otimização de tempo e recursos como um de seus principais fatores de sucesso. Um sistema MDM de qualidade é capaz de maximizar o uso do capital da empresa, bem como sua gestão de pessoas.

Uso inadequado dos dispositivos

Especialmente empresas que investem no BYOD, seja para priorizar a liberdade dos funcionários ou facilitar a gestão, tendem a lidar com o uso inadequado dos dispositivos móveis por parte do time. Ainda que o Mobile Device Management não vise um controle total sobre isso, ele pode auxiliar no emprego de boas práticas institucionais na rotina de trabalho dos colaboradores, estimulando o melhor uso possível de seu tempo e a produtividade.

Em suma, a aplicação de soluções como o Mobile Device Management é essencial para as organizações. É por meio delas que a gestão de políticas, a distribuição de software e a centralização de dados se tornam efetivamente possíveis.

Tirou suas dúvidas sobre o que é MDM? Ter consciência sobre o tema é fundamental para realizar uma adoção segura em seu negócio e minimizar riscos de problemas, garantindo uma melhor gestão desse ativo importante.

Achou útil este conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais e faça com que seus colegas e amigos saibam mais sobre essas soluções.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.