urmobo

Afinal, o que é Big Data e por que é a palavra da vez?

Atualmente, é notório o grande poder de transformação da tecnologia nos hábitos e na forma de viver das pessoas. Em se tratando da área empresarial, os avanços e as inovações têm permitido que os novos empreendimentos avancem cada vez mais em suas atividades, de modo a aumentar seus lucros e aperfeiçoar seus trabalhos internos. 

Nesse sentido, a transformação digital no meio corporativo é um assunto em alta, já que os resultados desse fenômeno elevaram o rendimento das empresas a outro patamar. Na prática, temos a popularização de ferramentas de grande retorno para os processos de gestão e gerenciamento de dados, como é o caso do Big Data.

Por meio dessa inovação, é possível otimizar todo o trabalho referente à coleta, ao armazenamento e à gestão de informações. Por isso, preparamos este artigo com as principais informações. Acompanhe!

O que é Big Data?

No dia a dia de uma empresa, são gerados inúmeros dados sobre o perfil de um cliente, o número de compra e venda dos produtos, a taxa de satisfação, a porcentagem de serviços recusados pelo público consumidor etc. Muitas vezes, esse grande volume de conteúdo acaba sendo gerenciado de forma ineficiente, não ajudando no processo administrativo do negócio.

O Big Data surgiu como uma solução para esse problema, já que tem a capacidade de armazenar um grande volume de dados e gerenciá-los de forma a transformar todo esse conteúdo em informações claras e relevantes para a empresa. Ao efetuar esse trabalho, ele contribui para que os gestores e profissionais de TI criem planos de ação cada vez mais de acordo com a realidade dos seus consumidores.

Como o Big Data funciona?

Por meio de softwares especializados, é possível coletar o máximo de informações relevantes sobre um determinado cliente.

Assuntos, como a frequência de pesquisas no Google sobre um tipo de produto ou a busca em redes sociais sobre perfis que tenham a ver com um tema fundamental são exemplos de informações úteis e que podem ser usadas pelo Big Data para traçar a melhor estratégia para vender serviços para o cliente. 

Tudo isso acontece porque os aparelhos móveis — como os smartphones — mandam informações de nossos hábitos e estilo de vida para provedores de serviços a todo momento. Dados quanto à localização, gostos pessoais e procuras recentes são enviados e coletados pelo Big Data, que as transforma em conteúdos de total relevância para a gestão do negócio. 

Quais são os impactos gerados à área de TI?

A equipe de TI só tem a ganhar com a implementação do Big Data em sua empresa. Essa ferramenta pode gerar muitos pontos positivos, já que reduz custos, contribui para a criação de novos projetos, melhora a tomada de decisões e reduz o tempo de serviço, dentre outros motivos.

Dessa forma, os efeitos gerados pelo Big Data são benefícios válidos e que ajudam bastante a empresa a aumentar o seu sucesso e a sua captação de novos clientes. 

Portanto, essas foram as principais informações sobre o que é Big Data e como ele funciona. Vale ressaltar a necessidade de um gestor de TI realizar acompanhamentos periódicos sobre as inovações que surgem no mercado e entender como elas podem gerar valor para a empresa.

Gostou do artigo? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas atualizações. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.