mdm força de trabalho remoto

O Papel do MDM na força de trabalho remoto

A pandemia provocou uma mudança maciça para o trabalho remoto e a os devices apresentam problemas de segurança complexos. Por isso, empresas estão procurando as melhores soluções para proteger seus dados e de seus clientes. Saiba mais

O gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) tornou-se um componente de segurança importantíssimo quando falamos em trabalho híbrido, laptops, tablets e smartphones. Particularmente porque trazer seu próprio dispositivo (BYOD) para a empresa substituiu os dispositivos móveis da empresa, e a capacidade do MDM de proteger, monitorar e gerenciar dados de acordo com as políticas definidas agora se tornou mais considerável do que nunca. Provedores de serviços com a missão de proteger redes e dados corporativos sabem que o MDM é uma parte obrigatória de sua lista.

Na verdade, espera-se que o mercado global de MDM atinja US$15,7 bilhões até 2025, à medida que as empresas aderirem cada vez mais o cenário híbrido e as políticas BYOD. A flexibilidade atraente que este modelo oferece e a necessidade de proteger o acesso móvel aos dados corporativos significam que o MDM tem sido cada vez mais procurado.

Segurança em Tempos de Pandemia

Particularmente no último ano, à medida que uma empresa fazia a sua transição abrupta para configurações de trabalho remoto, os empregadores foram forçados (muitas vezes com grande frustração) a equipar os funcionários para trabalhar fora de sua infraestrutura corporativa. Apesar das políticas de TI, muitos colaboradores remotos começaram a usar seus próprios dispositivos de trabalho para uso pessoal e vice-versa; o Relatório Blurred Lines & Blindspots da HP Wolf Security concluiu que 70% dos trabalhadores de escritório entrevistados admitem usar seus dispositivos de trabalho para tarefas pessoais, enquanto 69% estão usam laptops ou impressoras pessoais para as mesmas atividades.

Isso leva a um enorme aumento de ataques cibernéticos a redes domésticas que acabam ficando vulneráveis, além de usuários com comportamentos de segurança de má qualidade. KuppingerCole, que contribuiu para o relatório, observa que houve um aumento impressionante de 238% no volume global de ataques durante a pandemia. Os parceiros precisaram implementar então, protocolos de segurança aumentados à medida que os dispositivos saiam da rede corporativa e das medidas de segurança no local. O MDM se tornou uma peça vital de segurança dos terminais e administração remota.

Como os clientes adicionam valor com o MDM?

O MDM requer personalização de acordo com as políticas de cada organização e é completo para as empresas gerenciarem. Particularmente para PMEs com pouca ou nenhuma experiência interna em TI, é possível fornecer um valor real para as organizações que precisam proteger sua força de trabalho móvel. Facilita saber que pode-se proteger e bloquear dados no caso de um dispositivo ser roubado ou um funcionário deixar a empresa.

As políticas BYOD precisam especialmente de um MDM, e você pode restringir certos aplicativos ou funcionalidades, exigir o uso de senhas e separar dados de trabalho de dados pessoais para garantir segurança para a empresa e privacidade para o funcionário.

Mas há inúmeros outros benefícios das soluções MDM, além das vantagens significativas de segurança que oferecem como:

  • Ser capaz de enviar remotamente atualizações e software: isso gera uma economia de tempo real; o MDM torna muito mais fácil gerenciar o inventário de dispositivos e saber exatamente quais estão acessando as redes a qualquer momento.
  • O MDM também permite que as políticas de TI sejam implantadas e gerenciadas em qualquer tipo de dispositivo, garantindo uma imposição unificada em toda a força de trabalho.
  • Finalmente, o MDM pode ser uma rica fonte de análise avançada sobre o uso de dados, aplicativos e rede.

O Futuro do MDM

O MDM também tem um grande papel quando falamos na computação de borda. O mercado global de computação de borda foi avaliado em US$4,68 bilhões no ano passado. O Edge abrange uma vasta gama de áreas de soluções de TI, incluindo infraestrutura, desenvolvimento de aplicativos e conectividade. A borda tem tudo a ver com endpoints, e o MDM ajuda a proteger esses endpoints, gerenciamento de dados móveis.

À medida que o mundo transita para redes 5G nos próximos anos, o cenário exigirá níveis cada vez maiores de segurança, manutenção da força de trabalho dos clientes a salvo de ataques DDoS, malware e ransomware. Desenvolver uma estratégia unificada de gerenciamento de terminais (UEM) é fundamental para proteger os dados do cliente e as redes corporativas.

Isso significa que não importa quais provedores ou fornecedores você trabalhe, ou com qual equipe ou devices, há sempre uma solução que a Urmobo pode prontamente apresentar para você. Seu gerente de TI trabalhará para determinar qual é o melhor ajuste de acordo com as tecnologias existentes na empresa e as necessidades que sua empresa deseja atender.

5G, edge e a força de trabalho móvel continuarão a impulsionar a necessidade de se ter um MDM nos próximos anos, à medida que as empresas procuram aumentar a segurança neste novo cenário.

Com a Urmobo, você tem rapidamente um sistema ideal de gerenciamento de dispositivos móveis. Para mais informações, entre em contato com a gente, ou solicite um trial de 15 dias sem custo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.