Tempo est. de leitura: 8 minutos Atualizado em 08.12.2023

O Mobile Device Management (MDM) é uma solução fundamental para a administração eficaz de dispositivos móveis em ambientes corporativos. 

No modelo tradicional, as empresas costumam fornecer os aparelhos aos colaboradores, garantindo um maior controle sobre a infraestrutura de hardware. Isso permite uma padronização na configuração, facilitando a implementação de políticas de segurança e atualizações. 

Por outro lado, o modelo BYOD permite que os funcionários utilizem seus próprios dispositivos no ambiente de trabalho. Embora proporcione maior flexibilidade e satisfação ao usuário, demanda estratégias eficazes de MDM para garantir a proteção e gestão dos dados corporativos.

Neste artigo, entenda o conceito de MDM, a importância dessa solução, como funciona e quais fatores devem ser considerados ao escolher um Mobile Device Management. Confira! 

O que é MDM?

Mobile Device Management (MDM) é uma solução eficiente para  proteção de dados corporativos, que permite às organizações gerenciar, monitorar e controlar dispositivos móveis dentro de sua infraestrutura. 

Com essa tecnologia, é possível implementar políticas de segurança, configurações e atualizações, garantindo a conformidade com os padrões do negócio. 

O MDM é essencial na otimização da proteção e eficiência na gestão desses aparelhos, pois permite: 

  • Implementação de soluções para melhoria contínua da comunicação interna;
  • Monitoramento;
  • Integração da equipe e seus setores;
  • Gestão wireless;
  • Gerenciamento remoto.

Trata-se de uma ferramenta indispensável para proteger os dados de uma empresa, tendo em vista o crescimento de ataques cibernéticos. 

Para você ter uma ideia, um estudo recente aponta que o Brasil lidera o ranking de país da América Latina que mais sofre com ciberataques, sendo 328.326 apenas no primeiro semestre de 2023. 

No dia a dia, muitas organizações sofrem com as ameaças crescentes e algumas, inclusive, com grandes danos. Em 2022, 25% das empresas brasileiras tiveram prejuízos com os ataques cibernéticos. Entre elas, a de maior destaque foi a das Lojas Americanas, com uma perda de R$1 bilhão. 

MDM no Brasil 

No Brasil, o Mobile Device Management ganhou destaque a partir de 2005, coincidindo com a crescente adoção de dispositivos móveis no país. Inicialmente, a aplicação do MDM estava concentrada nos renomados Blackberries, fabricados pela canadense RIM. 

Contudo, seu acesso era restrito aos executivos de alto escalão, devido ao custo elevado e à complexidade de implementação. A dinâmica mudou com a democratização do acesso aos aparelhos em 2008 e o advento da transformação digital, por volta de 2010. 

Nessa fase, destacou-se a demanda crescente por agilidade e interação por parte dos consumidores, o que impulsionou a popularização do Mobile Device Management nas corporações.

A introdução do iOS e do Android no mercado brasileiro também desempenhou um papel importante, ampliando a aplicação do MDM para diversos setores. 

Em alguns deles, a solução passou a ser referida como EMM (Enterprise Mobility Management) ou Gerenciamento de Mobilidade Corporativa, refletindo a sua evolução em consonância com as demandas do ambiente empresarial moderno.

>> Baixe o infográfico: 8 razões para sua empresa investir em MDM

Importância de uma solução de MDM

O Mobile Device Management garante a integridade, a consistência e a qualidade dos dados em toda a organização. 

Segundo estudo do Future Market Insights, a previsão do mercado global de MDM é de um aumento de 22,7% entre 2023 e 2033. Esse crescimento mostra como a solução é importante para instituições que desejam implementar uma gestão precisa dos dispositivos móveis.

Ao proporcionar uma visão única e confiável das informações, o MDM permite que as empresas tomem decisões mais assertivas, impulsionando a eficiência operacional e atendendo às crescentes exigências regulatórias. 

E, o mais importante: proteger os dados do negócio, garantindo a confiabilidade de uma marca e sua reputação no mercado. Afinal, nenhuma empresa deseja estampar as manchetes com um caso de vazamento de informações, concorda? 

Como funciona um MDM? 

O MDM centraliza e organiza os dados de uma organização, como informações de clientes, produtos e fornecedores. Na prática, a solução cria uma “fonte única da verdade”, onde toda a equipe pode confiar. 

Quando é feita alguma atualização ou modificação em qualquer parte da empresa, o MDM se certifica de que essa alteração seja refletida de maneira consistente em todos os sistemas e departamentos. Isso evita discrepâncias e erros, garantindo que todos na empresa estejam sintonizados. 

Além disso, o Gerenciamento de Dispositivos Móveis possibilita que as organizações melhorem e enriqueçam suas informações, mantendo uma base de dados sólida, segura e confiável. 

>> E-book: Tendências sobre o mercado de mobilidade de dispositivos móveis

Quem precisa ter uma solução de MDM? 

Todas as empresas, independente do setor, que buscam garantir a qualidade e a consistência de seus dados devem investir no MDM. Para organizações que lidam com uma vasta quantidade de informações críticas então, essa solução é uma ferramenta indispensável. 

Setores como saúde, TI, finanças, varejo e manufatura, por exemplo, onde a precisão dos dados é essencial para a conformidade regulatória e a eficiência operacional, beneficiam-se ao adotar o Mobile Device Management. 

Instituições em fase de expansão, fusões ou aquisições encontram no MDM uma maneira eficaz de integrar e consolidar informações de diferentes sistemas e fontes. 

Já as organizações que buscam melhorar a experiência do cliente, personalizando interações e serviços, também encontram na solução uma ferramenta estratégica. Em geral, todos os negócios que prezam pela confiabilidade, integridade e eficiência dos dados, devem implementar o MDM. 

Quais fatores devem ser considerados ao escolher uma solução MDM?

Para fazer uma escolha assertiva da melhor solução de MDM para a sua empresa, listamos a seguir os fatores-chave que devem ser levados em consideração, confira: 

Solução baseada em nuvem

MDM baseado em nuvem permite acesso remoto e atualizações em tempo real, otimizando a gestão das informações. Além disso, promove escalabilidade, facilitando a adaptação às demandas crescentes. 

Com a segurança aprimorada oferecida por infraestrutura em nuvem, as instituições podem confiar na proteção e na disponibilidade constante de seus dados mestres.

Monitoramento

O monitoramento proporciona visibilidade em tempo real sobre o estado e a integridade dos dados. Essa funcionalidade permite identificar e corrigir prontamente eventuais problemas, garantindo a confiabilidade das informações. Além disso, reforça a proteção, detectando em tempo hábil possíveis violações. 

Configuração remota MDM

Essa funcionalidade agiliza a implementação de políticas e configurações padronizadas, garantindo consistência em toda a infraestrutura. 

Além disso, a capacidade de configurar remotamente facilita o gerenciamento de dispositivos móveis em ambientes distribuídos, reduzindo custos operacionais e aumentando a flexibilidade. Assim, é possível manter os aparelhos atualizados e alinhados com as práticas de segurança.

>> Quiz: sua empresa está pronta para a mobilidade corporativa?

Vantagens de uma solução de MDM

Com uma solução MDM, as instituições podem alcançar maior controle, segurança e agilidade na administração de seus dados. Além disso, o Mobile Device Management oferece inúmeras vantagens. Entenda melhor sobre elas abaixo:  

Melhora na segurança da informação

Empresas que não controlam suas informações estão em risco constante de perder espaço no mercado. Afinal, não são apenas os hackers que representam ameaças e elas podem vir também de outras companhias, colaboradores que cometem descuidos e terceiros mal-intencionados. Por isso, é primordial que haja controle remoto da segurança dos dados.

Controle de horas de trabalho

Ao investir em uma solução MDM, é possível controlar de maneira assertiva as horas de trabalho. O que é essencial para otimizar o gerenciamento de recursos e a eficiência operacional. 

Integrar funcionalidades de monitoramento proporciona uma visão ampla da produtividade da equipe, facilitando a tomada de decisões. Além disso, permite o cumprimento de políticas trabalhistas e a automação de processos relacionados ao tempo, melhorando a conformidade.

Redução do uso inadequado dos dispositivos

Seja para priorizar a liberdade dos funcionários ou facilitar a gestão, as empresas que atuam com dispositivos móveis tendem a lidar com o uso inadequado dos aparelhos.

Ainda que o MDM não vise um controle total sobre isso, a solução pode auxiliar no emprego de boas práticas institucionais na rotina de trabalho dos colaboradores, estimulando o melhor uso do tempo e da produtividade.
>> Gostou deste conteúdo? Então aproveite para verificar se os dados da sua empresa estão realmente seguros: baixe o nosso checklist da segurança da informação nas empresas!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

Ler Artigo
Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter