aprendizado remoto

Como o MDM melhora e simplifica o aprendizado remoto?

Ao aplicar a tecnologia para o aprendizado remoto surgem diversas preocupações. Como potencializar o uso do MDM como ferramenta pedagógica?

Com o início da pandemia, o ano letivo se mostrou bem diferente para a maioria dos alunos. O corpo docente então, teve que se preparar para lidar, especialmente aos novos métodos de trabalho. Ficou muito desafiador para as instituições de ensino e escolas sobreviverem no ‘híbrido’ pois a maioria teve que fechamentos parciais ou completos.

Hoje, felizmente, sabemos que as aulas podem ser realizadas remotamente, mas foi necessário fornecer aos alunos e professores as ferramentas digitais adaptadas para ter sucesso. Aprender através de dispositivos móveis tem sido um verdadeiro avanço para o setor educacional e para os gestores de TI.

Tablets digitais com uma forte solução de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) fornecem um ambiente de aprendizado seguro tão útil em casa quanto na escola. Na verdade, permitem que os alunos melhorem com conforto e dá mais condições de aprendizado: as ferramentas estão todas disponíveis no mesmo dispositivo, a mochila escolar fica mais leve e a concentração sobe.

Mas muitas escolas ainda não acreditam que é possível otimizar a configuração, ter políticas de uso em centenas de aparelhos. Assim, alunos, professores e funcionários da instituição vão manter a segurança e privacidade dos documentos escolares dos alunos em conformidade. Além disso, uma boa empresa de MDM como a Urmobo é capaz de distribuir os aplicativos necessários de uma vez para todos os devices. Como potencializar então o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica?

A maioria dos desafios podem ser resolvidos com a adoção do MDM e hoje vamos mostrar 6 maneiras como a Urmobo melhora o aprendizado remoto através de dispositivos móveis. Confira!

Como o MDM melhora o aprendizado remoto através de dispositivos móveis?

1. Compartilhamento de conteúdo Educacional

A solução de gerenciamento de dispositivos móveis Urmobo permite que professores compartilhem remotamente conteúdo com os alunos, dependendo de suas aulas ou grupos. Os professores podem enviar rápida e remotamente documentos de trabalho, apresentações ou deveres de casa.

Assim, o MDM dá apoio à implementação de conteúdo, garantindo que os apps sejam instalados, atualizados ou removidos. Isso ajuda a equipe de TI a organizar a distribuição de maneira rápida.

Quais arquivos são aceitos? Áudio, vídeo, imagem, documento (PDF, Excel, PowerPoint), etc. Todos esses documentos podem ser atualizados ou excluídos remotamente quando necessário. Portanto, os alunos sempre têm acesso aos documentos mais recentes em seus dispositivos.

Algo bem bacana é que um arquivo pode ser compartilhado com todos os dispositivos ou apenas com os dispositivos pertencentes a um grupo específico. Assim, será baixado automaticamente nos dispositivos correspondentes, logo que tiverem conexão com a Internet.

2.  Evitar usos indevidos dos aparelhos personalizando-os (Modo Kiosk)

O Launcher personalizado é um dos recursos mais utilizados em uma solução de mobile device management. Ele agiliza processos, aumenta a produtividadee ainda, fortalece a segurança das informações armazenadas e enviadas para os celulares, computadores e tablets.

Com a personalização do Modo Kiosk, os alunos ou professores acessam apenas os aplicativos autorizados pela empresa reduzindo o consumo do pacote de dados de Internet, por exemplo. Com a restrição de certos apps, é possível evitar que arquivos e informações sejam transmitidos por meio de aplicativos de mensagem e para pessoas indesejadas.

Diversos sites e apps que poderiam atuar como distrações (e, em casos mais sérios, até mesmo como violações de conduta como conteúdo impróprio para crianças ou empresas) são bloqueados. Milhões de sites também são verificados, de acordo com o nível de filtragem selecionado pelo administrador.

É possível ver que, com o Modo Kiosk, a sua empresa garante uma padronização: de fundos de tela, otimização de capacidade, gastos menores, segurança do usuário e limitação das aplicações, e ainda evita questões trabalhistas.

3. Acesso remoto em caso de problema técnico

Uma desvantagem do ensino à distância é quando os dispositivos falham. É obrigatório fornecer suporte remoto aos alunos, a fim de resolver seus problemas o mais rápido possível e evitar perder o aprendizado. Também pode ser complicado para os alunos ou seus pais entenderem e explicarem claramente um problema.

Entre os recursos mais usados, temos o acesso remoto permitindo que o professor ou o Administrador de TI vejam remotamente o que está acontecendo em um dispositivo em tempo real. Um aluno que não consegue entender onde um arquivo está localizado em seu celular ou que está enfrentando um problema técnico, pode informar seu professor da escola, que então criará uma sessão para orientá-lo e resolver o problema.

A equipe de TI ou o professor podem visualizar a partir de seu próprio computador a tela dos dispositivos móveis dos alunos, permitindo entender melhor o que está acontecendo. Em alguns dispositivos Android, a equipe de TI também pode assumir o controle dos dispositivos como se eles mesmos estivessem segurando o aparelho.

4. Perfil de trabalho: para dispositivos móveis pessoais dos alunos

No caso da aprendizagem remota, quando a escola não pode fornecer a cada aluno um tablet ou smartphone, outro modo de gerenciamento da Urmobo está disponível: o perfil de trabalho. Ele foi desenvolvido para gerenciar dispositivos móveis pessoais no modo BYOD. Em uma configuração de perfil de trabalho, instalamos o MDM Urmobo no smartphone ou tablet Android dos alunos para poder enviar remotamente arquivos ou aplicativos de aprendizado na pasta de trabalho criado.

Claro, o corpo docente não terá acesso às configurações do smartphone, nem poderá controlar ou geolocalizar remotamente o dispositivo. No entanto, podem facilmente informar aos alunos se há um novo aplicativo instalado ou se um novo arquivo foi compartilhado, enviando uma notificação remota.

O perfil de trabalho não permite que um professor ou qualquer membro da escola acesse a parte pessoal do dispositivo. Além disso, é 100% dentro das leis da LGPD.

5. Inventário e monitoramento dos dispositivos

Contar com um inventário de dispositivos móveis é essencial para garantir a otimização do tempo e a eficiência das operações, ainda mais em uma instituição de ensino. As informações de inventário são importantes para manter os devices em segurança e pleno funcionamento, enquanto resguarda a privacidade dos usuários. Sem uma solução de MDM, é muito difícil acompanhar todas as informações em tempo real de maneira segura.

Além de tornar prático e rápido as atualizações dos software e hardwares, o inventário também serve para armazenar todas as informações importantes sobre os ativos que são utilizados, possibilita a otimização das mudanças que precisam ser feitas regularmente, traz maior otimização, eficiência na tomada de decisões e simplificação nas demandas do departamento de TI.

O MDM da Urmobo te ajuda a acompanhar informações como modelo do aparelho, perfis de gerenciamento aplicados, armazenamento do dispositivo, nível da bateria, número de série, versão do sistema operacional e aplicativos instalados. Além disso, você recebe alertas se ocorrer algum erro.

MDM: Benefícios comprovados

Todos esses benefícios que os dispositivos móveis atrelados ao MDM trazem ao aprendizado remoto podem ser comprovados e assim ajudar alunos e professores.

Estes são os motivo porque mais e mais empresas tem adquirido a plataforma na pandemia. Veja todas as funcionalidades e benefícios que Urmobo oferece, e assine por 15 dias grátis o nosso Trial.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.