Tempo est. de leitura: 11 minutos Atualizado em 30.05.2023

Conforme o tempo passa, as empresas, independentemente do tamanho e segmento em que atuam, precisam acompanhar as exigências do mercado para se manterem competitivas. Com base nessa necessidade de adaptação, o uso da tecnologia tem se tornando cada vez mais comum no meio empresarial.

Uma prova disso é a popularização dos dispositivos móveis nas empresas. O uso desses aparelhos tem garantido aos gestores uma série de benefícios que facilitam os processos e tornam o dia a dia mais ágeis, como:

  • Acesso rápido aos dados da empresa;
  • Facilidade para solucionar problemas urgentes;
  • Possibilidade de utilizá-los a qualquer hora e lugar;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhor gerenciamento do tempo;
  • Economia de recursos.

Ou seja, a utilização de dispositivos móveis tem agregado bastante na administração de diversos negócios. Então, para garantir que a presença desses recursos na empresa traga resultados satisfatórios, foi desenvolvido o Android Enterprise

Já ouviu falar nesse programa? Para explicar para você o que é Android Enterprise, como funciona e quais são as suas vantagens, preparamos este artigo com tudo o que precisa saber sobre esse gerenciamento de dispositivo android. Acompanhe!

Afinal, o que é o Android Enterprise?

O Android Enterprise é um programa desenvolvido pela Google com o objetivo de simplificar o uso de dispositivos móveis e aplicativos Android no ambiente corporativo. O projeto contém APIs e ferramentas que garantem que os desenvolvedores adaptem o suporte para Android em suas soluções EMM.

Assim, a plataforma fornece aos desenvolvedores uma visão abrangente do sistema e todas as informações necessárias para criar e desenvolver soluções Android Enterprise. É por isso que seu principal propósito é criar um ambiente corporativo propício ao uso de dispositivos tecnológicos.

Além disso, o Android Enterprise do Google visa garantir que os dispositivos operem de forma integrada com a Gestão de Dispositivos Móveis (MDM), uma estratégia empresarial que busca gerenciar o uso de smartphones, tablets e notebooks da empresa.

O programa Android Enterprise trabalha em conjunto com soluções MDM, pois, juntos, eles oferecem maior capacidade para implementar tecnologias específicas e garantir o gerenciamento dos recursos disponíveis. 

Isso significa que o programa pode ser integrado a qualquer dispositivo com sistema Android, oferecendo mecanismos que permitem aos colaboradores separar o conteúdo pessoal do profissional em situações que são utilizados os próprios celulares e tablets para realizar o trabalho..

Desenvolvimento do Android Enterprise

Nos anos que antecederam 2010, quando a API do Administrador de Dispositivos Android (2.2) foi lançada no mercado, o sistema não oferecia nenhum recurso para o gerenciamento corporativo.

Sendo assim, os fornecedores de EMM precisavam desenvolver aplicativos que atendessem a essa demanda. 

Logo, os fabricantes de dispositivos também começaram a elaborar recursos corporativos mais avançados utilizando as suas próprias APIs de gerenciamento Android.

Esse cenário fez com que o mercado se tornasse ainda mais segmentado, pois as empresas que forneciam os dispositivos para a sua equipe de profissionais tinham a possibilidade de padronizar os recursos em um aparelho específico.

No entanto, essa realidade mudou quando a BYOD (Bring Your Own Device) permitiu que os colaboradores usassem os seus próprios aparelhos para executarem o serviço. Essa nova proposta fez com que surgisse um ambiente corporativo heterogêneo.

Então, em 2014, a empresa Google anunciou a criação do Android for Work, mas somente em 2015 a solução foi lançada e surgiu a partir das fases do Android 5.0, 5.1 e 6.0. Em 2017, o projeto passou a ser chamado de Android Enterprise

Uma das principais mudanças ocorreu com a introdução do Android 5.0 Lollipop, que trouxe recursos nativos de gerenciamento de dispositivos para o sistema operacional Android. 

Embora o sistema Android dominasse o mercado de smartphones, as empresas resistiram à adoção dele por causa da preocupação com a segurança de dados e a pouca disponibilização de recursos de gerenciamento. 

Com o passar do tempo, o Android for Work evoluiu para se tornar o Android Enterprise, que abrange um conjunto mais abrangente de recursos e soluções para ambientes corporativos — mudando a perspectiva dos negócios.

O Google busca constantemente desenvolver versões mais atualizadas do Android para trazer inovações e melhorias aos usuários.

A versão atualizada oferece recursos variados de níveis comparativos que permitem às equipes de TI gerenciar os dispositivos da empresa de forma eficiente utilizando os fornecedores EMM de terceiros. 

Essa solução pode ser utilizada por qualquer empresa, mas principalmente por aquelas que adotaram uma gestão de dispositivos móveis semelhante à BYOD. 

A integração do Android Enterprise com a Gestão de Dispositivos Móveis (MDM) também é uma parte fundamental do programa. Ela permite que as empresas tenham um controle mais granular sobre os dispositivos, implementem políticas de segurança, gerenciem aplicativos corporativos e garantam a conformidade com as operações de TI

Importância do Android Enterprise

Nesse cenário de constante transformação, a tecnologia desempenha um papel fundamental: é difícil imaginar a rotina das pessoas atualmente sem as facilidades que ela proporciona

No ambiente corporativo, não poderia ser diferente, uma vez que a utilização da tecnologia deixou de ser uma simples tendência para se tornar uma necessidade permanente. Especialmente quando se observa a valorização dos serviços digitais e o amplo uso de dispositivos móveis, que têm se tornado parte essencial das operações empresariais. 

Além de oferecer uma ampla gama de benefícios, a tecnologia móvel permite que as empresas se mantenham alinhadas com a realidade do mercado. Nesse contexto, o Android Enterprise se torna uma ferramenta essencial para garantir um gerenciamento eficiente dos dispositivos móveis na empresa.

A plataforma permite uma maior flexibilidade e personalização das configurações dos dispositivos, permitindo que as empresas adaptem os aparelhos às necessidades específicas de cada setor ou função. 

Ao adicionar a integração com o MDM, as empresas conseguem ter um controle abrangente sobre os dispositivos em uso, possibilitando a configuração remota, o monitoramento de desempenho e a aplicação de políticas de segurança consistentes em toda a organização.

Como funciona o Android Enterprise? 

Como apresentamos anteriormente, a solução Android Enterprise do Google trabalha em conjunto com a estratégia de MDM, oferecendo recursos nativos no sistema operacional para oferecer uma experiência segura e controlada.

Ou seja, para utilizá-lo, é preciso dispor de uma essa solução de gerenciamento de dispositivos Android e dispositivos móveis.

Vale lembrar que a empresa fornecedora também precisa conter um certificado de autorização da Google atestando que ela está apta a integrar as suas soluções com esse programa.

Após a aquisição dos recursos, você pode configurar os aparelhos na plataforma de gerenciamento por meio dos recursos de MDM contratados pela empresa. O Android Enterprise opera por meio de perfis de trabalho (Work Profiles) e perfis dedicados (Fully Managed Devices). 

Os perfis de trabalho permitem que os usuários mantenham uma separação clara entre seus dados e aplicativos pessoais e os relacionados ao trabalho em um único dispositivo. Já os perfis dedicados permitem que os dispositivos sejam completamente gerenciados pelas empresas, com controle total sobre os aplicativos e configurações.

Vantagens de utilizar o Android Enterprise no seu negócio

Uma das principais vantagens do Android Enterprise da Google é, sem dúvidas, a facilidade que ele oferece para o monitoramento e gerenciamento mobile dos dispositivos móveis

Além disso, quando o gestor faz uso da estratégia de MDM, o processo de administração se torna ainda mais prático e eficiente.

Na prática, essas características contribuem para a maior agilidade e eficiência no momento de realizar as tarefas que dependem de dispositivos móveis. Reunindo diversos aspectos, os benefícios são:

  • otimização dos processos, afinal, por meio da tecnologia mobile, você evita o retrabalho e a perda de horas realizando a mesma tarefa;
  • redução de custos, por exemplo, devido ao aumento do ciclo de vida útil os dispositivos móveis, que são atualizados com frequência;
  • utilização da geolocalização para a criação de estratégias mais eficientes e precisas na empresa, como na gestão de frotas;
  • aumento da produtividade, pois garante que os funcionários tenham acesso rápido e fácil aos aplicativos essenciais para realizar suas tarefas;
  • aproximação com o público, já que é uma forma de alinhar as operações da empresa às demandas do mercado. o que também traz um diferencial para a empresa;
  • acompanhamento de dados e estatísticas, pois soluções baseadas em dados concretos e precisos tem a tecnologia como grande aliada na coleta e no gerenciamento.

Quer conhecer todas as ferramentas MDM que você pode aproveitar no gerenciamento de aparelhos? Leia e descubra!

Saiba como configurar o Android Enterprise 

Afinal, como habilitar o Android Enterprise? Antes de começar a utilizar o sistema, é preciso que você verifique se essa solução está disponível na sua região. 

Feito isso, a implementação do sistema pode ser realizada em três etapas:

  1. Escolha uma solução de gerenciamento

Essa fase é muito importante, porque você precisa dispor de uma estratégia de gerenciamento para configurar, proteger e gerenciar os dispositivos Android da sua empresa. 

A Urmobo, em parceria com Google, faz uso do Android Enterprise para oferecer técnicas inteligentes de gerenciamento de dispositivos móveis para empresas. Por meio dela, é possível:

> Veja também: Case do Android Enterprise, Google destaca parceria com a Urmobo e a Brinks e mostra como essa colaboração ajuda a empresa a gerenciar dados confidenciais de clientes com segurança.

  1. Defina quais modelos de dispositivos Android serão utilizados

Nessa etapa, você deve escolher o dispositivo mais adequado ao modelo do seu negócio. A vantagem é que o mercado tem disponibilizado opções variadas que vão desde os smartphones acessíveis até os tablets robustos. 

Ou seja, escolha o que mais atenderá às suas necessidades. Além disso, lembre-se de considerar a possibilidade de realizar a instalação zero touch nos dispositivos.

  1. Configure os dispositivos escolhidos

A configuração dos dispositivos é muito simples, pois o sistema Android permite que você faça a padronização dos aparelhos da empresa e dos seus funcionários conforme a solução de gerenciamento utilizada no seu negócio.


Vale ressaltar que, para configurar o Android Enterprise, é preciso usar uma conta do Google para registrar a sua empresa. Ao utilizar essa conta, é preciso que você fique atento a duas questões:

  • Ela não pode estar associada a uma empresa;
  • Ela não pode ser gerenciada por um provedor de gerenciamento de mobilidade empresarial.

Após observar se a conta atende esses critérios, você pode configurar de forma individual os dispositivos dos funcionários e gerenciar os aparelhos, os aplicativos e as contas de usuário utilizando o cliente da web. A configuração pode ser feita em cinco etapas:

  1. Registre a sua empresa;
  2. Utilize uma conta Google para fazer o login;
  3. Gere um QR code ou envie um e-mail de inscrição para um usuário;
  4. Configure um dispositivo pessoal e mantenha os dados pessoais e de trabalho separados;
  5. Defina um novo dispositivo gerenciado totalmente pela sua empresa.

Como gerenciar dispositivos Android Enterprise?

É importante usar a solução de MDM para implantar aplicativos corporativos nos dispositivos gerenciados.

Também se preocupe em acompanhar o status e o desempenho dos dispositivos Android Enterprise gerenciados por meio da solução de MDM. 

Acompanhe as conformidades com as políticas de segurança, aplique atualizações de software e corrija problemas de forma remota. Mantenha-se atualizado com as necessidades de manutenção e suporte dos dispositivos.

Por fim, mantenha-se atualizado com as atualizações do sistema operacional Android Enterprise e da solução de MDM. Isso garante que você tenha acesso às últimas melhorias de segurança, recursos e correções de bugs. 

E para continuar entendendo sobre o gerenciamento, aproveite para ler o guia sobre gerenciamento de dispositivo corporativo!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Ler Artigo
Android 14: Samsung amplia cronograma de atualização para dispositivos

Android 14: Samsung amplia cronograma de atualização para dispositivos

Ler Artigo
Android ganha novos recursos com atualização recente

Android ganha novos recursos com atualização recente

Ler Artigo
Como fazer um inventário de dispositivos móveis

Como fazer um inventário de dispositivos móveis

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter