Gestão de acessos: entenda aqui como e por que fazer!

O armazenamento de interpretação de dados e informações é uma prática fundamental para que as empresas entendam melhor o desempenho de seus processos e possam fazer um mapeamento aprimorado de seus clientes e colaboradores.

Contudo, existem riscos e penalidades quando essas informações não são utilizadas corretamente. Portanto, é preciso saber fazer uma correta gestão de acessos nas empresas.

Neste post, falaremos sobre a gestão de acessos e como realizá-la da maneira correta. Continue a leitura e confira!

O que é gestão de acessos?

A gestão de acessos é uma maneira de as empresas garantirem que todos os dados e as informações do negócio e dos clientes estejam armazenados e geridos com segurança e eficiência.

Como o armazenamento de informações é um dos fatores de maior relevância para o bom desempenho dos negócios, o sigilo e a segurança desses dados também passou a ser.

Um sistema de controle de acessos, portanto, é um conjunto de softwares, hardwares e suporte humano que estão interligados e interagem conjuntamente para gerenciar o acesso a determinados espaços, garantindo a integridade das informações e a segurança dos dados.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estipula regras e cuidados para que uma empresa possa coletar e armazenar dados pessoais de seus clientes e usuários.

Portanto, é preciso saber como permitir o acesso dos colaboradores a essas informações e como fazer o seu correto uso, tendo uma atenção especial aos possíveis ataques cibernéticos aos quais o mundo digital está sujeito.

Por que implementá-lo corretamente nas empresas?

Para que a empresa possa armazenar dados sobre seus processos e clientes — algo fundamental para entregar resultados positivos —, é preciso realizar procedimentos e utilizar ferramentas que possam garantir a segurança em todos os aspectos.

Muitas organizações utilizam aplicações tecnológicas que permitem o acesso de seus colaboradores tanto presencialmente, como de maneira remota — algo extremamente necessário atualmente.

Contar com essa opção de segurança é fundamental para que os colaboradores possam acessar determinados espaços virtuais de maneira dinâmica, garantindo o grau de competitividade do negócio.

Como funciona a gestão de acessos em dispositivos?

Como muitos acessos podem ser feitos por meio de smartphones, é preciso contar com o suporte para esse tipo de dispositivo.

Assim, a gestão de acessos passa a ser uma tarefa para a equipe de TI, que deverá garantir a verificação dos usuários da plataforma digital, cuidando para que determinados grupos possam acessar diversos ou alguns recursos.

Portanto, deve incluir:

  • sistemas;
  • dispositivos;
  • aplicativos;
  • armazenamentos;
  • redes;
  • serviços;
  • Iaas.

O controle se mostra desafiador porque é preciso garantir a segurança e os acessos de usuários internos e externos, para que cada um consiga ter eficiência operacional e utilize apenas o que é realmente necessário.

Com uma boa gestão de acessos, é possível garantir eficiência, segurança e facilidade para o desempenho das funções e das atividades, em etapas definidas e bem desenvolvidas.

Autenticação

A autenticação funciona em duas etapas, nas quais o usuário deverá utilizar uma senha de acesso e enviar um código de verificação. Isso determinará se ele terá o acesso permitido ao sistema.

Autorização

Essa etapa é feita para garantir que determinados usuários tenham permissão de acesso ao sistema. São delimitados, também, os níveis de permissão, já que colaboradores diferentes podem ter variados tipos de autorização de acesso, de acordo com o cargo e a função na empresa.

Auditoria

A última fase é responsável pela coleta dos históricos e dados, feita em tempo real, por meio dos recursos tecnológicos de cada um. Além de acontecer uma verificação em tempo real, ainda é possível verificar dados futuramente, caso haja algum erro ou necessidade.

A gestão de acessos é fundamental para garantir a segurança de dados e informações, atividades indispensáveis para qualquer negócio. Portanto, contar com softwares especializados para as empresas pode ser a solução para diversas marcas garantirem o sigilo e o bom uso, além de controlarem o acesso com agilidade e eficiência.

A Urmobo oferece diversas soluções para gerenciar os dispositivos móveis da sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.