Tempo est. de leitura: 12 minutos Atualizado em 24.02.2023

Antes, as atividades empresariais eram feitas exclusivamente em equipamentos fixados dentro do ambiente corporativo, dependendo de acessos físicos. Já hoje, é possível encontrar diversas empresas que apostam em gerenciamento de dispositivos móveis para isso.

Dessa maneira, os operadores realizam suas tarefas em seus próprios aparelhos, o que favorece a produtividade e autonomia da equipe.

No entanto, para garantir que os serviços funcionem de forma segura, a adoção de um sistema eficiente de gerenciamento é fundamental.

Ele permite além desses fatores, aumentar a produtividade, otimização de processos e maior lucratividade. Com tanta importância, é fundamental que os gestores, bem como a equipe de TI dominem o tema.

Por isso, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre a gestão de dispositivos móveis. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é o gerenciamento de dispositivos móveis?

Também conhecido pela sigla MDM (Mobile Device Management), o gerenciamento de dispositivos móveis é um software que permite ter um maior controle do fluxo de dados de dispositivos móveis.

Além disso, ele viabiliza a distribuição de informações, sincronização de arquivos e o monitoramento e interação entre os dispositivos.

Somado a isso, com esse recurso é possível aumentar a segurança dos arquivos de vários equipamentos móveis, como tablets, notebooks e smartphones que se encontram conectados à rede.

O gerenciamento de dispositivos móveis também contribui para a otimização da performance dos dispositivos, pois permite obter um controle do uso de pacotes de dados, relatórios de rendimento, bateria e outros parâmetros de cada aparelho.

Por conta disso, é tão importante realizar essa implementação para as empresas que usam dispositivos móveis.

E o que é um dispositivo móvel?

De maneira simples, um dispositivo móvel pode ser entendido como uma tecnologia que permite a mobilidade do aparelho e que, ao mesmo tempo, fornece o acesso à internet. Ou seja, se ele é móvel, não é preciso o uso de fios e, ainda, pode acontecer à distância.

Os principais tipos de dispositivos móveis que podem ser geridos

Além de entendermos o que é um dispositivo móvel, também é importante apresentar os principais tipos. Veja a seguir quais são:

  • Smartphones: o gerenciamento de smartphones foca em celulares inteligentes, que podem ser usados por rede móvel ou Wifi;
  • Notebooks: esse é o computador portátil, sendo projetado para a mobilidade, ou seja, pode ser usado em diferentes lugares facilmente;
  • Tablets: aparelho em formato de prancheta que também permite o acesso à Internet, sendo bastante compacto;
  • Coletores de dados: serve para coletar dados de ativos e enviá-los para sistemas empresariais, podendo ser portátil, veicular, ou RFID, por exemplo;
  • POS: são as máquinas sem fios, que podem ser usadas pelas empresas para fazer transações comerciais, desde que haja sinal de rede celular.

3 passos para implementar o gerenciamento de dispositivos móveis

Para implementar o gerenciamento de dispositivos móveis da maneira correta, é fundamental seguir um passo a passo. A seguir, vamos apresentá-lo!

Faça o inventário dos aparelhos

O primeiro passo para implementar o MDM em sua empresa diz respeito à elaboração de um planejamento. Dessa forma, faça um plano estratégico para utilizar o gerenciador de dispositivos móveis em sua empresa.

Uma das formas é criando um inventário para registrar todos os aparelhos de uso corporativo. É necessário contar com a identificação da localidade, dos responsáveis e a finalidade de cada uso.

Ao fazer o gerenciamento de celulares e outros dispositivos em um inventário, você consegue mapear os equipamentos, os usuários e as funções.

Adote uma política de segurança

Depois de ter feito sua relação de aparelhos e como vão ser usados, é hora de estabelecer uma política de segurança da sua empresa. Ou seja, crie um documento com todas as regras de uso dos dispositivos.

É preciso que isso seja extremamente claro e defina como os funcionários devem usar os aparelhos da organização. É o momento de garantir que ninguém irá ultrapassar os limites correspondentes dentro da rotina operacional.

Essas diretrizes têm total relação com a segurança do negócio, pois vão garantir que ocorram menos falhas e, consequentemente, evite o vazamento de dados empresariais. Também é essencial que a política da empresa esteja conforme à LGPD.

Escolha uma das plataformas disponíveis

Outro passo importante é avaliar as principais plataformas. Para definir qual será ideal para o seu negócio é necessário estudar dois fatores: personalização e distribuição do software.

O primeiro fator se refere a adequação do produto oferecido às necessidades da empresa. Já a distribuição do software revela a importância de se atentar aos relatórios referentes à distribuição e suporte a qual a prestadora do serviço oferece.

Além disso, considere as soluções na nuvem. É aconselhado aderir a sistemas que trabalham com a base da tecnologia de Cloud Computing.

O armazenamento em nuvem garante que os procedimentos sejam mais ágeis e não provoquem impactos negativos no andamento da empresa.

Dessa forma, em situações em que seja preciso interromper o acesso ao sistema para a realização de manutenções mais rigorosas, é possível realizar essa operação fora do horário de trabalho, o que ajuda a não comprometer o andamento das atividades.

Quer entender também sobre o gerenciador de aplicativos de iphone? Leia nosso artigo!

Quais as vantagens desse gerenciamento?

Há uma série de vantagens que o gerenciamento de dispositivos móveis pode oferecer às empresas. Entre eles, estão:

  • Segurança de dados; 
  • Uso remoto; 
  • Produtividade;
  • Otimização de processos;
  • Redução de custos.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre esses pontos!

Controle de segurança de dados

Uma das principais vantagens do MDM é o maior controle de segurança de dados. Em um cenário atual em que a tecnologia móvel tem se tornado parte do cotidiano das pessoas, é necessário pensar em novas formas de proteger os dados das ameaças digitais.

Com ele, é possível desenvolver as políticas relacionadas ao compartilhamento de dados que falamos e, assim, minimizar os riscos. Sem esse gerenciamento, ou seja, um controle geral, a segurança fica muito fragilizada.

Gerenciamento remoto

O controle de dispositivos móveis pode ser totalmente remoto. Isso é um ponto muito positivo, mais do que nunca, considerando o contexto do home office.

Isso significa que os colaboradores que trabalham em casa — ou até mesmo aqueles que fazem parte de equipes externas — vão fazer parte do monitoramento. Ou seja, eles não só podem usar esses aparelhos como serão acompanhados de perto.

Produtividade

O gerenciamento remoto ainda pode gerar ganhos de produtividade para o negócio. Isso se dá porque com o MDM consegue-se ganhar tempo, principalmente quando se refere às grandes companhias que possuem unidades espalhadas pelo país.

Dessa forma, é possível realizar atualizações e criar ações para fazer o monitoramento a distância de maneira coletiva. Assim, o colaborador não perde tempo de trabalho com isso e se dedica apenas a executar sua tarefa.

Otimização dos processos de trabalho

Junto a isso que falamos, existem também os ganhos com a otimização dos processos de trabalho. A mobilidade corporativa pode ser implantada por meio de um dispositivo exclusivo para as funções do serviço ou pelo uso do BYOD (Bring Your Own Device).

Esse conceito tem a ver com a possibilidade de o colaborador levar o seu aparelho pessoal para realizar as tarefas da empresa. Isso vai ajudar fortemente também na criação de fluxos mais eficientes.

Redução de custos

Por fim, o gerenciamento de tablets e outros dispositivos móveis também tem a vantagem de reduzir os custos da empresa. Isso se dá pelo monitoramento do que o colaborador pode ou não acessar dentro do aparelho.

O uso pessoal do aparelho que é corporativo não só diminui a produtividade como pode implicar em mais gastos, como navegar na internet ou fazer ligações sem necessidade.

Com a configuração de bloqueios, o uso fica bem mais direcionado.

Quais riscos a empresa corre ao não adotar uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis?

O principal risco que uma empresa corre ao deixar de adotar uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis está relacionado à segurança de informações do usuário e da própria rede.

Isso acontece porque os colaboradores muitas vezes utilizam os seus próprios aparelhos para o serviço e acabam ficando suscetíveis aos ataques de malwares, vírus e até mesmo vazamento de conteúdos sigilosos da corporação devido a furtos ou perdas.

E a exposição de dados pode criar muitos outros problemas para o negócio, como problemas de reputação, riscos de punição pela LGPD, perda financeira e de produtividade, entre outros.

O que analisar na hora de procurar uma solução MDM?

Para adotar as melhores práticas de MDM é preciso que o negócio busque uma solução que seja compatível às suas necessidades e atenda a demanda dos processos internos.

Entre essas características do gerenciamento de smartphones e outros aparelhos, podemos destacar:

  • Monitoramento remoto e 24 horas;
  • Total restauração de dados corporativos;
  • Geração de relatório para acompanhamento;
  • Baseado em cloud computing;
  • Políticas de segurança como senhas e listas de bloqueio;
  • Alertas sobre usuários que burlam restrições;
  • Bloqueio remoto de aplicativos e dispositivos não autorizados;
  • Suporte para uma quantidade grande de aparelhos;
  • Modo kiosk, geofencing, time fence e outras funções específicas.

gerenciamento de dispositivos móveis

10 melhores práticas para implementar uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis

Reunimos aqui as melhores dicas na hora de contar com uma solução MDM. Veja a seguir!

Conte com uma empresa para auxiliar no processo

O gerenciamento de dispositivos móveis não precisa ser feito sozinho. Certifique-se de escolher uma ferramenta de MDM com uma forte rede de parceiros.

Esse é um critério fundamental, pois é o que vai garantir que você possa confiar para executar sua estratégia, ou que possua uma estrutura para apoiá-lo antes de começar sua implantação.

Faça o trial antes de adquirir a solução

Ainda em relação a escolher uma empresa, é preciso ter certeza de que é uma solução fácil de usar. Ou seja, você precisa descobrir na prática isso.

Veja se a prestadora do serviço oferece um trial por alguns dias ou acesso gratuito a um portal com as ferramentas completas, onde você pode começar a registrar seus dispositivos e testar os recursos em minutos.

Não esqueça que conhecimento é poder

Se você já tem alguma experiência ou está se configurando o MDM pela primeira vez, deve saber: o processo de aprendizado é rápido, intuitivo e envolvente.

Cada solução se configura de forma diferente, claro, mas o processo não deve ser confuso à medida que você escolhe, por exemplo, passar de uma solução para outra.

Conte com o dashboard geral aos dados analíticos

Não importa o que você precise acompanhar, sua solução MDM deve ser acessada através de um único painel, onde você pode ver endpoints, usuários finais e tudo mais.

Conte com o dashboard geral aos dados analíticos em poucos todos. Ou seja, reúna tudo em um único lugar.

Automatize, faça relatórios e corrija os erros

Com dados confidenciais em dispositivos corporativos e de funcionários, você deve ser capaz de saber e controlar o que é acessado.

As ferramentas de relatórios devem fornecer informações detalhadas sobre o inventário de dispositivos, riscos de segurança e conformidade.

Garanta a segurança e proteção dos dados

Sua solução de MDM também deve ser capaz de configurar diretrizes para acessar dados seguros e você deve conseguir tomar medidas através do acesso remoto caso um dispositivo seja violado, perdido ou roubado.

Monitore o uso dos aplicativos

Com a tela inicial personalizada, sua empresa pode ainda ditar quais aplicativos aparecerão em seus dispositivos corporativos e limitar o acesso a aplicativos não essenciais. Ou seja, manter apenas os aplicativos certos.

Crie uma política de segurança

Uma solução MDM deve oferecer uma política personalizável que possa ser construída pela sua empresa e garantir que todos os usuários da rede corporativa cumpram as normas estipuladas referentes à segurança de informações armazenadas e processadas no ambiente digital.

Controle o consumo de dados

Um dos principais pontos problemáticos com os dispositivos de propriedade da empresa é o uso de dados.

Com o aumento dos serviços de streaming de vídeo e música, o uso de dados pode ficar fora de controle rapidamente, e você ficará preso a uma conta impactante. 

Sua solução de MDM deve ser capaz de trazer controles para o consumo desses recursos na empresa.

Integre com outras ferramentas e recursos

Por fim, seu MDM deve ser capaz de se integrar a outros recursos e ferramentas para dispositivos móveis, como o perfil de trabalho Android e o Gerenciamento Declarativo da Apple.

Mas se tudo que falamos ainda não te convenceu, leia também nosso whitepaper: Como ferramentas MDM podem aumentar a produtividade?

[rock-convert-cta id=”189″]

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

5 equívocos do gerenciamento de dispositivos móveis

5 equívocos do gerenciamento de dispositivos móveis

Ler Artigo
Quais as diferenças entre MDM, MAM e MCM?

Quais as diferenças entre MDM, MAM e MCM?

Ler Artigo
Gerenciamento Zero-Touch: Quais os benefícios para minha empresa?

Gerenciamento Zero-Touch: Quais os benefícios para minha empresa?

Ler Artigo
Como a Apple está atualizando o gerenciamento de dispositivos móveis?

Como a Apple está atualizando o gerenciamento de dispositivos móveis?

Ler Artigo
Qual é a estratégia de gerenciamento de dispositivos móveis ideal para minha empresa?

Qual é a estratégia de gerenciamento de dispositivos móveis ideal para minha empresa?

Ler Artigo
Segurança do Android Enterprise é colocada à prova. O resultado?

Segurança do Android Enterprise é colocada à prova. O resultado?

Ler Artigo
Por que o MDM é a chave para transformar seus negócios digitais?

Por que o MDM é a chave para transformar seus negócios digitais?

Ler Artigo
Usar celular corporativo fora do trabalho pode? Veja aqui!

Usar celular corporativo fora do trabalho pode? Veja aqui!

Ler Artigo
Afinal, como acessar smartphone remotamente? Saiba aqui!

Afinal, como acessar smartphone remotamente? Saiba aqui!

Ler Artigo
iOS 14 não deve mais receber atualizações de segurança

iOS 14 não deve mais receber atualizações de segurança

Ler Artigo
Afinal, como saber se meu celular foi hackeado?

Afinal, como saber se meu celular foi hackeado?

Ler Artigo
Telecom Expense Management: entenda o que é e para que serve!

Telecom Expense Management: entenda o que é e para que serve!

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter