O que é gerenciamento de dispositivos móveis e qual sua importância?

No passado as atividades empresariais eram feitas em equipamentos fixados dentro do ambiente corporativo. Assim, os profissionais dependiam do acesso físico aos provedores da empresa para executar suas funções, bem como o arquivamento de informações sobre o negócio. Diferentemente, nos dias atuais é possível encontrar em vários empreendimentos a implementação de tecnologias relacionadas a dispositivos móveis que permitem que os operadores realizem suas tarefas em seus próprios aparelhos, o que favorece a produtividade e autonomia da equipe.

No entanto, para garantir que os serviços corram de forma eficiente e segura, a adoção do gerenciamento de dispositivos móveis é algo essencial. Ele permite além desses fatores, aumentar a produtividade, otimização de processos e maior lucratividade. Com tanta importância, é fundamental que os gestores, bem como a equipe de TI compreenda os conceitos dessa ferramenta e as possibilidades de implementá-la na empresa.

Dessa forma, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre a gestão de dispositivos móveis. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é o gerenciamento de dispositivos móveis?

A princípio, é necessário entender o que consiste o gerenciamento de dispositivos móveis. Também conhecido pela sigla MDM (Mobile Device Management), esse dispositivo é um software que permite ter um maior controle do fluxo de dados de dispositivos móveis, além de viabilizar a distribuição de informações, sincronização de arquivos e o monitoramento e interação entre os dispositivos.

Somado a isso, com esse recurso é possível aumentar a segurança dos arquivos de vários equipamentos móveis, como tablets, notebooks e smartphones que se encontram conectados à rede. As soluções de MDM também contribuem para a otimização da performance dos dispositivos, pois permite obter um controle do uso de pacotes de dados, relatórios de rendimento, bateria e outros parâmetros de cada aparelho. Por conta disso, é tão importante realizar essa implementação em sua empresa.

Quais são as melhores práticas de gerenciamento de dispositivos móveis?

Uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis é considerado superior se apresentar potencial para obter o controle e proteger os dados e as configurações de todos os aparelhos usados na corporação. Cada empresa tem os seus próprios parâmetros de gestão de dados.

Para adotar as melhores práticas de MDM é preciso que o negócio busque uma solução que seja compatível às suas necessidades e atenda a demanda dos processos internos. É preciso que os gestores e a equipe de TI esteja bem qualificada para implementar essa tecnologia e extrair o máximo de desempenho possível.

Como implementar na empresa?

O primeiro passo para implementar o MDM em sua empresa diz respeito à elaboração de um planejamento. Dessa forma, faça um plano estratégico para utilizar o gerenciador de dispositivos móveis em sua empresa. Uma das formas é criando de um inventário o qual registre todos os aparelhos de uso corporativo. Faça a identificação da localidade, dos responsáveis e a finalidade de cada uso. O plano principal é mapear os equipamentos, os usuários e as funções.

Outro passo importante é avaliar as principais plataformas. Para definir qual será ideal para o seu negócio é necessário estudar dois fatores: personalização e distribuição do software. O primeiro fator se refere a adequação do produto oferecido às necessidades da empresa. Já a distribuição do software revela a importância de se atentar aos relatórios referentes à distribuição e suporte a qual a prestadora do serviço oferece.

Além disso, considere as soluções na nuvem. É aconselhado aderir a sistemas que trabalham com a base da tecnologia de Cloud Computing. O armazenamento em nuvem garante que os procedimentos sejam mais ágeis e não provoquem impactos negativos no andamento da empresa. Dessa forma, em situações em que seja preciso interromper o acesso ao sistema para a realização de manutenções mais rigorosas, é possível realizar essa operação fora do horário de trabalho, o que ajuda a não comprometer o andamento das atividades da empresa.

Quais as vantagens desse gerenciamento?

Dentre as várias vantagens adquiridas pelo MDM, a primeira que podemos citar é o maior controle de segurança de dados. Em um cenário atual em que a tecnologia móvel tem se tornado parte do cotidiano das pessoas é necessário pensar em novas formas de proteger os dados das ameaças digitais. Com o gerenciamento de dispositivos é possível desenvolver políticas relacionadas ao compartilhamento de dados para possibilitar as ações e minimizar os riscos em cada compartilhamento.

Outra vantagem diz respeito à possibilidade de gerenciamento remoto. Esse benefício ainda pode gerar ganhos de produtividade para o negócio. Isso porque com o MDM consegue-se ganhar tempo, principalmente quando se refere às grandes companhias que possuem unidades espalhadas pelo país. Dessa forma, é possível realizar atualizações e criar ações para fazer o monitoramento a distância.

Também podemos ressaltar os ganhos com a otimização dos processos de trabalho. A mobilidade corporativa pode ser implantada por meio de um dispositivo exclusivo para as funções do serviço ou pelo uso do BYOD (Bring Your Own Device) que tem a ver com a possibilidade de o colaborador levar o seu aparelho pessoal para realizar as tarefas da empresa. Com essa sofisticação e autonomia de trabalho é possível elevar o rendimento da equipe e garantir maior produtividade.

Quais riscos a empresa corre ao não adotar uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis?

O principal risco que uma empresa corre ao deixar de adotar uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis está relacionado a segurança de informações do usuário e da própria rede. Isso acontece, pois os colaboradores muitas vezes utilizam os seus próprios aparelhos para o serviço e acabam ficando suscetíveis aos ataques de malwares, vírus e até mesmo vazamento de conteúdos sigilosos da corporação devido a furtos ou perdas.

Portanto, essas foram as principais informações sobre o que é o gerenciamento de dispositivos móveis e qual a sua importância para a dinâmica operacional da empresa. Percebe-se que essa ferramenta possibilita grandes vantagens quanto a melhora da segurança de dados, além da possibilidade de obter maior produtividade nos serviços e operações da empresa.

Gostou do artigo, mas ainda não compreendeu muito bem sobre o tema ou deseja conhecer mais a fundo as funções do software de MDM? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

9 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.