Tempo est. de leitura: 10 minutos Atualizado em 07.02.2023

A presença de aparelhos móveis corporativos é uma grande tendência nas organizações, principalmente em algumas áreas que dependem de colaboradores atuando de forma externa ou em viagens constantes.

Nesses casos, é fundamental que eles tenham aparelhos de qualidade, que possam realizar suas funções e garantir mais eficiência em suas ações.

Um gerenciador de aplicativos para iOS ou Android tem papel vital nesses negócios: é por meio dele que se torna possível alguns controles essenciais e garantir o uso correto e seguro dos dispositivos.

Vamos entender melhor sobre o tema? Continue lendo e descubra tudo o que precisa saber sobre o assunto!

O que é um gerenciador de aplicativos para iOS ou Android?

O gerenciador de aplicativos para iOS ou Android é uma solução que permite realizar ações relacionadas a aplicativos cadastrados no aparelho.

Com isso, ações remotas podem ser realizadas para este fim, desde que os dispositivos estejam cadastrados previamente no sistema e a solução de gerenciamento tenha sido instalada no aparelho.

Normalmente, essa função faz parte da gestão Mobile Device Management (MDM) que, entre várias outras funcionalidades, oferece:

  • controle no uso de recursos;
  • geração de blacklist de sites a serem acessados no navegador do dispositivo;
  • avaliação da vida útil da bateria e do desempenho do aparelho;
  • controle sobre questões relacionadas a ligações e acessos indevidos;
  • definição de horários comerciais ou relacionados com a rotina de trabalho, limitando o uso.

Ainda quanto às possibilidades, o gerenciador de aplicativos para iOS ou Android tem sido um grande aliado do trabalho remoto.

Dados do S&P Global Market Intelligence mostram que apenas 31% dos profissionais de TI entrevistados relataram ter grandes preocupações sobre os riscos de segurança e ameaças do trabalho remoto em 2022, por exemplo.

Ou seja, estamos falando de um modelo que tem forte adesão e, sendo assim, o gerenciador de aplicativos também se soma a isso.

Como é disponível para iOS e Android, a empresa tem a liberdade de portar pelo tipo de aparelho que irá trazer um melhor custo-benefício para a organização.

Quais vantagens um gerenciador de aplicativos pode trazer?

Mas, do ponto de vista prático, por que contar com um gerenciador de aplicativos? Quais as implicações práticas que seu uso pode trazer para os negócios? A seguir, vamos falar sobre os 7 maiores benefícios de investir nele!

Instalações, atualizações, desinstalação de aplicativos

Um dos grandes receios dos gestores de segurança da informação é que o uso indevido dos dispositivos móveis possam gerar problemas que facilitem a entrada de cibercriminosos.

Da mesma forma, também se espera que os colaboradores utilizem esses aparelhos apenas para os fins organizacionais para os quais foram cedidos.

O gerenciador de aplicativos tem, portanto, a função de realizar instalações daquelas soluções que tenham correlação com as atividades internas, bem como de antivírus e outras ferramentas de segurança, capazes de evitar o acesso de intrusos no dispositivo.

Com isso, pode-se promover uma melhor segurança, bem como a padronização das ferramentas utilizadas no negócio. Todos os colaboradores, assim, terão a mesma ferramenta de antivírus e isso pode ser fundamental para evitar dissonâncias nesse aspecto.

Além disso, muitos colaboradores podem se esquecer ou evitar realizar as atualizações de aplicações e sistemas operacionais.

Por meio do gerenciador de aplicativos para iOS ou Android, o gestor responsável pode realizar as atualizações de forma automatizada, através do dashboard da solução. Outro ponto pode ser, também, a facilidade de desinstalar aplicativos.

Em alguns casos, pode ocorrer pelo desuso de determinada solução, optando por outra. Por exemplo, a organização fechou um acordo com uma empresa de segurança digital e adotou outro aplicativo de barreira para hackers e, portanto, a solução anterior precisa ser removida.

Em outros casos, essa função pode ser essencial para garantir a remoção de aplicações que tenham sido instaladas pelos colaboradores de forma inadequada, evitando o desvio de uso dos aparelhos e, consequentemente, reduzindo problemas de foco ou segurança.

Bloqueio parcial de aplicativos

Outra função interessante é a possibilidade de realização de bloqueio parcial do aparelho para a instalação de aplicativos que possam atrapalhar as atividades internas na empresa.

É o caso, por exemplo, de aplicativos de redes sociais. Seu uso pode fazer com que os colaboradores se preocupem mais em acompanhar os conteúdos pessoais do que as atividades e, assim, comprometer a produtividade da empresa.

Outro ponto é colocar na lista o download de aplicações que não sejam de fonte confiável, ou seja, que podem se assemelhar com soluções originais, mas, no caso, podem ter vulnerabilidades graves.

Essas vulnerabilidades podem gerar possibilidade de ações de hackers, visando à obtenção de dados sigilosos da empresa.

Proteção de dados sensíveis

Políticas de segurança que restringem os dados sensíveis são possíveis com um gerenciador de aplicativos para iOS ou Android. Isso vai fazer com que só tenha acesso a essas informações quem realmente precisa, diminuindo a chance de vazamentos de dados.

Empresas que trabalham com prontuários de pacientes ou com clientes bancários, por exemplo, precisam evitar fortemente que qualquer tipo de informação delicada seja acessada por terceiros.

Quando se faz esse tipo de gerenciamento, como falamos, promovendo o controle no uso de recursos, fica bem mais fácil garantir a proteção.

Controle da produtividade dos colaboradores

O gerenciamento também promove um acompanhamento muito mais próximo das atividades dos colaboradores. E, como efeito, isso influencia diretamente na produtividade deles também.

Por exemplo, as pessoas não precisam gastar tempo configurando qualquer função do aplicativo, pois isso acontece de forma automática, já que os dispositivos recebidos são pré-configurados.

Com o time fencing — definição de tempo para liberar ou bloquear aplicações — a produtividade também fica maior.

Dados da Harvard Business Review descobriram que, em média, um usuário alterna entre diferentes aplicativos quase 1.200 vezes por dia. Se existem bloqueios para isso, esse é um perigo que desaparece.

Isso acontece porque não há mais distrações, o que poderia diminuir o tempo de produção dos colaboradores.

Distribuição de arquivos

Ter um gerenciador de dispositivos para iOS e Android também é bom porque ele facilita a transferência e distribuição de arquivos principalmente quando estamos falando de trabalhos coletivos e à distância.

Uma plataforma de gerenciamento como essa permite o compartilhamento em nuvem dos arquivos dos projetos em andamento. Como o MDM (solução que o gerenciador pode fazer parte) é uma plataforma unificada, sincronizar dados é bem mais fácil.

Um local centralizado também facilita a distribuição desses arquivos, que vão ser organizados por meio de pastas e enviados para os dispositivos indicados. Ainda é possível verificar o consumo de dados e a forma de download.

Quer saber mais sobre controle e distribuição de documentos corporativos? Leia nosso artigo sobre o tema!

Redução de custos

A redução de custos tem total relação com o benefício da produtividade, que falamos mais acima. Se as pessoas estão rendendo melhor, isso vai trazer melhores retornos para empresa, pois todas as atividades têm um propósito a favor da organização.

Ao mesmo tempo, a automação dos registros e configurações também ajudam a ganhar tempo e, naturalmente, dinheiro.

Essa segurança de dispositivos que o gerenciador permite também acaba sendo um grande mecanismo de proteção, mas sem ser necessário um alto valor investido. E isso também representa uma redução de custos, principalmente em relação a vazamentos.

Monitoramento dos dispositivos móveis em tempo real

Para fechar os ganhos desse gerenciador, também há o acompanhamento em tempo real. Um gerenciador de aplicativos, seja para iOS ou para Android, vai ser capaz de fazer isso. A grande ferramenta por trás é o geofencing.

Com ele, dá para criar uma área de interesse na qual determinadas ações devem ocorrer ou serem interrompidas dentro dela. Isso é possível por meio de recursos como GPS e wi-fi, que vão criar um perímetro geográfico virtual.

Da mesma forma, equipes externas podem ter apoio e serem monitoradas com facilidade. Isso é útil, por exemplo, quando um colaborador externo precisa enviar uma mensagem para as pessoas na sede da empresa. Com a área delimitada, o envio é automático para todos.

Qual a importância de escolher um gerenciador de aplicativos de qualidade?

Como você pode perceber, o gerenciador de aplicativos para iOS ou Android tem papel fundamental para a segurança e proteção de dados das organizações. Sendo assim, é preciso que essas escolhas sejam realizadas da melhor forma possível, minimizando as chances de erros, falhas e gargalos.

Dashboards complexos, que não sejam intuitivos, podem trazer processos mais burocráticos e atrasar a implementação das funcionalidades que trouxemos acima e, com isso, aumentar as chances de falhas.

Por isso, o seu gerenciador de aplicativos precisa ser de fácil acesso e eficiente naquilo que se propõe. Uma solução interessante é utilizar uma ferramenta de Mobile Device Management, como falamos, que tenha essa parte como uma de suas funções.

Assim, você poderá contar não só com essa parte importante, mas também com as demais funções disponíveis, como abordamos durante o texto.

Como escolher o gerenciador de aplicativos ideal para a sua empresa?

Diante da importância dessa solução, é preciso que a sua escolha de gerenciador de aplicativos para iOS ou Android, esteja ele presente em uma solução MDM ou não, passe por algumas questões fundamentais.

Assim, você evitará escolhas erradas ou que possam gerar prejuízos para o seu negócio. Vamos mostrar algumas dicas importantes para avaliar isso a seguir:

  • verifique a reputação da empresa fornecedora no mercado;
  • converse com outros clientes para entender como a organização realizou o processo de implementação da solução;
  • avalie o custo-benefício da ferramenta;
  • verifique como é feito o pagamento para o uso da ferramenta;
  • veja se estão presentes as principais funções que você precisa em sua empresa;
  • avalie o atendimento e suporte ao cliente;
  • analise se a empresa oferece relatórios automatizados, atualizações automáticas e busca fácil.

Todo o cuidado precisa ser tomado para fazer uma boa escolha, seja para um iOS ou Android. No entanto, contar com mais informações sobre as ferramentas MDM — que vão além dos aplicativos — pode ser muito bem vindo. Acesse nosso material agora e confira!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Ler Artigo
Android 14: Samsung amplia cronograma de atualização para dispositivos

Android 14: Samsung amplia cronograma de atualização para dispositivos

Ler Artigo
Android ganha novos recursos com atualização recente

Android ganha novos recursos com atualização recente

Ler Artigo
Como fazer um inventário de dispositivos móveis

Como fazer um inventário de dispositivos móveis

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter