MDM crise pandemia

Dispositivos móveis podem ajudar PMEs a sair da crise na pandemia

À medida que o número de trabalhadores remotos cresce, os dispositivos móveis também crescem. Confira os benefícios da implementação de uma solução MDM em uma organização

Conforme algumas empresas entram em fase de recuperação ou buscam sair da crise gerada pelo Covid, elas recorrem a várias soluções tecnológicas para ajudá-las. Uma das principais é a tecnologia móvel.

Porém, tomadores de decisão e funcionários de TI, descobriram que 3 em cada 10 não têm dispositivos móveis suficientes para oferecer aos seus colaboradores.

Esse problema só vai aumentar nos próximos anos, já que espera-se que o número de trabalhadores remotos em tempo integral salte para 25% em 2025. No entanto, a força de trabalho remota é apenas uma parte do problema.

Mais de um 1/4 (29%) dos entrevistados disseram ter experimentado ameaças de segurança “aumentadas” desde que o isolamento começou há um ano. Uma das razões para o aumento de ataques e violações é a confusão entre o uso dos dispositivos pessoais e de trabalho. Sete em cada dez funcionários admitem usar dispositivos pessoais para o trabalho, exclusivamente, ou junto de um dispositivo de trabalho.

Para resolver esses problemas, as empresas estão recorrendo às plataformas de MDM. A maioria dos adotantes ainda planejam investir este ano. Os telefones celulares se tornaram mais críticos do que nunca para a produtividade, mas a aceleração dos modelos de trabalho remoto e híbrido tornou o gerenciamento e a proteção de grandes frotas de mobilidade ainda mais desafiadoras.

Como o MDM pode ajudar sua empresa a sair da crise?

O gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) é uma solução comprovada e econômica para atender às necessidades de segurança e controle de uma empresa.

No entanto, à medida que as organizações aumentam, precisam gerenciar riscos ou permanecer em conformidade, elas também precisam gerenciar custos. Os smartphones, tablets, laptops e outros dispositivos conectados de uma empresa—e os aplicativos e planos de dados associados a esses dispositivos—são frequentemente considerados mais uma despesa. Com a crise então, toda economia é bem-vinda.

As empresas querem que os funcionários sejam os mais produtivos possíveis, pois isso afeta os resultados. Felizmente, o gerente de TI de hoje pode provar o ROI e o valor geral do MDM para a organização. Seja economizando tempo ou dinheiro, ou mitigando o risco, os benefícios da implementação de uma solução MDM em uma organização podem ser quantificado. É assim que nessa pandemia muitas empresas tem feito.

Tempo de configuração mais rápido

Primeiro, o MDM resolve um desafio organizacional comum e evita a perda do recurso final e não renovável: o tempo. O tempo médio para configurar um telefone sem MDM é de 60 minutos; com MDM, o tempo pode cair de 30 minutos para até 5 minutos— isso mesmo! Representando uma economia de 55 minutos ou 92%.

No entanto, em escala, com dezenas ou até centenas de dispositivos, a economia de tempo se torna ainda mais dramática. Para 50 dispositivos, e com estimativas conservadoras, a economia de tempo equivale a: 50 dispositivos * 30 minutos = 1.500 minutos = 25 horas economizadas.

Reduzir visitas no local

Além disso, outros benefícios economizam tempo no MDM e trazem a redução de visitas no local ou reuniões presenciais com o departamento de TI. Os recursos do MDM permitem que o profissional ou proprietário da empresa bloqueie e limpe remotamente um dispositivo, redefina uma senha ou implante ou remova aplicativos.

A capacidade de gerenciar remotamente um device economiza inúmeras horas. Para alguns funcionários remotos que trabalham longe dos escritórios de uma empresa, o gerenciamento fornece a melhor alternativa.

Além disso, ao incluir a implantação de políticas de negócios, a automação de instalações e a aplicação de configurações, reduz erros humanos.

Economize em dados móveis

Embora a economia de tempo certamente se traduza diretamente em economia de custos, especialmente quando se considera os salários para gerentes de TI ou taxas para provedores de serviços de TI, o MDM também oferece economia direta ao considerar o uso de dados. Pode garantir que os dispositivos sob gerenciamento tenham restrições de uso de aplicativos, economizando nos custos de dados.

Por exemplo, uma empresa pode restringir o acesso a aplicativos como Netflix ou outros serviços de streaming, que consomem uma grande quantidade de dados.

Esses recursos de controle também garantem que os funcionários estejam usando apenas aplicativos que você aprovou com antecedência.

Segurança mais forte e risco mitigado

O MDM também funciona como uma espécie de seguro. O recurso de Rastreamento de Localização ajuda as organizações a recuperar telefones perdidos ou roubados. Cerca de 10% dos telefones se perdem e 5% dos telefones são roubados – com uma taxa de 50% encontrado para cada um.

Com o recurso de Rastreamento de Localização do MDM, os telefones podem ser recuperados rapidamente, reduzindo o tempo de inatividade dos funcionários e poupando a organização de ter que recomprar dispositivos. Claro, quanto mais caro o telefone, maior a perda potencial para a organização—embora mitigada, com o MDM.

Os recursos de segurança do MDM também diminuem o risco de perda de dados com dispositivos perdidos ou roubados, levando a possíveis violações de conformidade, como aquelas que envolvem regulamentos como LGPD. O MDM protege os dados da empresa separando aplicativos empresariais e pessoais, aplicando senhas seguras e bloqueios de tela e criptografando todo o conteúdo confidencial armazenado no dispositivo.

Ainda outro benefício é o gerenciamento do ciclo de vida do dispositivo. Os recursos de monitoramento e análises da solução ajudam a organização a identificar os dispositivos que estão no final de seu uso ou vida útil, para que possam ser substituídos antes de quebrados ou causar interrupções nos negócios. Tais dispositivos podem ter sistemas operacionais mais antigos que não suportam versões mais recentes do software de negócios e produtividade necessários para realizar tarefas diárias de trabalho.

MDM: Benefícios comprovados

Todos esses benefícios que os dispositivos móveis atrelados ao MDM trazem podem ser comprovados e assim ajudar uma empresa a sair da crise. Isso porque a economia de tempo ou simplesmente um plano de seguro, o valor da implementação de uma solução em uma organização pode ser medido.

Estes são os motivo porque mais e mais empresas tem adquirido a plataforma na pandemia. A opção é ideal nos dias de hoje por conta do trabalho híbrido. 

Veja todas as funcionalidades e benefícios que Urmobo oferece, e assine por 15 dias grátis o nosso Trial.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.