google play protect

Como proteger seu dispositivo móvel contra apps nocivos?

O Google Play Protect ajuda a manter seu dispositivo seguro e é o serviço de proteção contra ameaças móveis mais implantado no mundo. Saiba mais

“A culpa é dos aplicativos!” Essa é a conclusão que se chega ao ver os mais recentes relatórios de ameaças à segurança móvel de empresas como Check PointMcAfee Verizon.

Quando há problemas de segurança em smartphones, esmagadoramente, os aplicativos são os culpados e não o sistema operacional básico. Os gerentes de TI então se perguntam: “À partir disso, o que posso fazer com essa informação?”

Primeiro, se estiverem usando um smartphone em um sistema Android, devem certificar-se de baixar todos os aplicativos de fontes confiáveis, como a Google Play Store. Depois, verificar através do Google Play Protect, que é ativado automaticamente no dispositivo, todos os aplicativos em busca de malware – antes e depois de instalá-los. Mas o que seria o Google Play Protect e quais os benefícios?

GOOGLE PLAY PROTECT

O Google Play Protect é a proteção contra malware integrada do Google para Android. Apoiado pela força dos algoritmos de aprendizado de máquina do Google, ele está sempre melhorando em tempo real.

Ele verifica automaticamente o seu dispositivo e garante que você tenha o que há de mais recente em segurança móvel, para que você possa ficar tranquilo.

Em resumo, o Google Play Protect ajuda a manter seu dispositivo seguro.

  • Ele realiza uma verificação de segurança em apps da Google Play Store antes do download;
  • Ele verifica se há apps potencialmente nocivos de outras fontes no seu dispositivo. Às vezes, esses apps prejudiciais são chamados de malware;
  • Ele avisa sobre a detecção de algum app potencialmente perigoso e remove apps nocivos do seu dispositivo;
  • Ele alerta sobre apps detectados que violam a Política de software indesejado ao ocultar ou deturpar informações importantes;
  • Ele envia alertas de privacidade sobre apps que podem receber permissões do usuário para acessar suas informações pessoais, violando a Política de desenvolvedor.

E funciona quando você os instala, mas também faz verificações periódicas no dispositivo. Se encontrar um app potencialmente nocivo, ele poderá realizar as seguintes ações:

  • Enviar uma notificação para remover o app;
  • Desativar o app até que ele seja desinstalado;
  • Remover o app automaticamente. Na maioria dos casos, se um app nocivo for detectado, você receberá uma notificação informando que ele foi removido.

Então, à partir de todas essas informações, os gerentes de TI devem garantir que o Google Play Protect esteja ativado em todos os telefones. Mas imagine ter que bloquear e verificar “milhares de aplicativos” em uma empresa, sendo que a Play Store do Google tem mais de 3 milhões de aplicativos. Fica claro que os gerentes de TI terão dificuldade em gerenciar efetivamente uma lista de permissões de aplicativos a partir de milhões de opções.

O Google Play Protect verifica bilhões de aplicativos diariamente para garantir que tudo permaneça ok. Todos os aplicativos Android passam por rigorosos testes de segurança antes de aparecer na Google Play Store. Dessa forma, não importa de onde você baixe um aplicativo, você sabe que ele foi verificado

A SOLUÇÃO PARA PROTEÇÃO CONTÍNUA DA SUA EMPRESA?

A melhor maneira de proteger sua organização contra aplicativos maliciosos ou não seguros é usando uma boa ferramenta de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) como a Urmobo. A Urmobo permite que os administradores de TI gerenciem aplicativos corporativos (limpe ou controlem permissões de acesso) nos dispositivos sem interromper os aplicativos ou dados pessoais dos funcionários.

Quem adotar a ideia de um dispositivo de perfil duplo com perfis de trabalho e pessoais poderá gerenciar separadamente o conjunto de aplicativos em cada perfil.

Para o perfil de trabalho, os gerentes de TI podem definir uma lista de permissões usando suas ferramentas de gerenciamento ou, melhor ainda, criar uma Google Play Store gerenciada que inclua todos os aplicativos permitidos, o torna este conjunto de aplicativos transparente para os usuários. Menos confusão, resultados mais seguros.

A Urmobo então, inclui estes recursos que ajudam a manter dispositivos e dados seguros. Esses serviços no dispositivo se integram a componentes baseados em nuvem que permitem ao Google Play Protect enviar atualizações que melhoram constantemente sua funcionalidade.

Os serviços de verificação de aplicativos baseados em nuvem determinam se os aplicativos são Aplicativos Potencialmente Nocivo (PHAs). O Google Play Protect verifica os dispositivos Android gerenciados em busca de evidências de PHAs.

O MDM da Urmobo ainda conta com o serviço Verify Apps do Google Play Protect em que verifica dispositivos uma vez por dia. Se um PHA for encontrado, uma notificação aparecerá para removê-lo. Nos casos em que o PHA não tem benefício para os usuários, o Google Play Protect pode remover o PHA dos dispositivos afetados e bloquear futuras instalações. São mais de de 100 bilhões de aplicativos todos os dias e 93% dos PHAs são descobertos pela varredura diária no dispositivo.

A plataforma também faz uso das proteções antimalware no Google Play Protect para fornecer uma defesa contínua do que pode ser potencialmente prejudicial. Ao fazer isso, a equipe de segurança de TI pode confiar fortemente nesses recursos integrados Urmobo para alcançar a postura que empresas de todos os tamanhos precisam para se defender contra ataques complexos.

Urmobo, em parceria com Google, utilizando o sistema operacional da Android Enterprise traz técnicas inteligentes para proteger a sua empresa fornecendo uma reforçada segurança contra vazamento de dados. Além disso, garante a integridade do dispositivo, mesmo quando há a separação entre os dados – pessoais e da empresa.

Priorize a segurança e a privacidade

Não importa onde suas equipes estejam, você pode ter confiança nos recursos de segurança e gerenciamento com a Urmobo. A abordagem moderna da nossa plataforma permite que as empresas forneçam acesso seguro a qualquer aplicativo, para qualquer usuário. 

Se você deseja saber mais sobre o assunto e quer levar a tecnologia para a sua empresa, entre em contato conosco hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.