Entenda como evitar vírus no celular e proteger seus dados e informações

Os smartphones se tornaram muito populares e hoje não existe quem não os utilize, visto que são altamente funcionais e utilizados para inúmeras atividades. E como não poderia deixar de ser, as empresas também fazem uso de toda essa funcionalidade disponibilizada por tais aparelhos.

Apesar de a mobilidade corporativa cooperar em vários processos de qualquer empresa e ser uma grande aliada da produtividade, ainda assim aquele eterno problema de como evitar vírus no celular persiste e se mantém como um desafio para determinados negócios.

Na verdade, diariamente corre-se o risco de que vírus invadam os aparelhos e danifiquem arquivos ou aplicativos do sistema operacional. Eles podem fazer um estrago considerável, comprometendo o sigilo e a produtividade de uma corporação.

Pensando nisso e para que você evite esse enorme aborrecimento, vamos falar sobre algumas ações que podem diminuir esses riscos em sua empresa. Continue a leitura e confira! 

Busque um bom antivírus

Hoje existem muitas opções de antivírus com versões pagas e gratuitas. No entanto, algumas marcas se destacam por já estarem consagradas no mercado. Por isso, optar por elas é essencial, uma vez que tais marcas já foram utilizadas, testadas e aprovadas por muitos consumidores. 

Esses apps detectam quando um vírus está prestes a contaminar seu aparelho, o que pode acontecer por meio de um aplicativo malicioso, por exemplo. Os antivírus também fazem uma varredura constante no aparelho, verificando arquivos, vídeos e todo tipo de material que pode circular em um smartphone. Além disso, eles ajudam na remoção dos vírus que já habitam o celular.

Conte com uma solução MDM

Atualmente não há nada mais eficiente do que contar com uma ferramenta de gerenciamento de dispositivos móveis ou MDM, assim os dispositivos da sua empresa ficarão mais protegidos e muito bem administrados. Para você ter uma ideia, por meio de uma solução MDM, é possível que sejam instalados apenas aqueles apps liberados pelos administradores dos aparelhos.

Além disso, essa solução oferece uma proteção contra sites maliciosos, restringindo o acesso a eles, bem como o envio de mensagens de forma remota — garantindo que os seus arquivos não serão infectados.

Adote práticas seguras de uso do aparelho

Apesar de hoje existirem variados mecanismos que possibilitam uma maior proteção dos dados de celulares corporativos, é muito importante que você mantenha hábitos de segurança em relação ao uso dos aparelhos. Veja os principais:

  • não abra links suspeitos enquanto estiver navegando;
  • não faça download de arquivos sem procedência;
  • não empreste seu aparelho, seja em que situação for, para terceiros;
  • evite navegar em conexões desconhecidas;
  • dê atenção aos apps que você baixa e aos sites em que navega;
  • mantenha o bluetooth e wi-fi desligados em algumas situações (visto que existem hackers que atacam dispositivos por meio dessas conexões).

Utilize recursos próprios dos dispositivos

Uma das formas básicas de evitar vírus no celular corporativo é utilizar as ferramentas que já vêm com o dispositivo. Além disso, realizar a atualização do aparelho é de extrema importância, isso porque os desenvolvedores atualizam os recursos tornando-os mais abrangentes — são os conhecidos pacotes de segurança recentes.

Outra medida importante é deixar o dispositivo configurado para que permita apenas instalações de apps de lojas oficiais, como a App Store e a Google Play.

Viu como evitar vírus no celular não é tão complicado como se imagina? Mas, ainda assim, contar com uma ajuda profissional é fundamental para a total proteção de seus dispositivos corporativos.

Não é uma boa ideia se cercar de todos os cuidados para prevenir que esses ataques ocorram nos dispositivos de sua empresa? Então entre em contato conosco. Oferecemos soluções que vão ajudar você a gerenciar os seus smartphones!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.