MDM_urmobo_EMM

Como bloquear conteúdo impróprio no celular

O uso de ferramentas digitais nas empresas — como o de celular corporativo — é responsável pelo grande aumento do dinamismo, da produtividade, da otimização de processos e do desempenho das equipes. Porém, a grande disponibilidade desses dispositivos também acaba facilitando o uso indevido e irregular para fins pessoais ou para o entretenimento, por exemplo. Por isso, é importante saber como bloquear conteúdo impróprio no celular da empresa.

Todos os empreendedores e gestores sabem da importância de manter uma equipe com alta produtividade no negócio, sobretudo neste momento em que muitos estão trabalhando em home office, devido à crise do coronavírus.

Bloquear aplicativos, conteúdos e sites em celulares da empresa permite que a produtividade da equipe melhore. Quer saber como fazer isso? Então, continue acompanhando o texto e aproveite nossas dicas! Boa leitura!

Por que gerenciar os celulares corporativos?

A resposta para essa pergunta é bem simples: para proporcionar produtividade e segurança na empresa. Contar com uma ferramenta que faz o gerenciamento dos aparelhos possibilita fazer uma série de configurações, usar funcionalidades e fazer a análise de informações. Dessa forma, a eficiência e a segurança no uso dos aparelhos aumentam consideravelmente.

Um bom software permite bloquear o celular em caso de furto/roubo, possibilita que apenas aplicativos autorizados sejam utilizados, além de visualizar como está o consumo de dados de Internet e muitos outros recursos relevantes.

É possível, muitas vezes, personalizar a tela inicial dos dispositivos móveis, instalar e atualizar aplicativos remotamente e liberar apenas o acesso a sites permitidos. Por fim, consegue-se também definir um horário de funcionamento para os smartphones corporativos. Dessa forma, os aparelhos são utilizados, por exemplo, dentro do expediente de trabalho do funcionário. Fora dessa janela de tempo, os apps e demais recursos ficam indisponíveis.

Como a empresa pode identificar e definir o que é um conteúdo impróprio?

Para fazer o bloqueio dos conteúdos, é preciso definir o que é realmente considerado impróprio para a organização. É claro que existem alguns conteúdos que são vistos como essenciais, como aqueles ligados a atividades ilegais, como crimes, que são inapropriados. No entanto, além disso, a empresa pode contar com algumas especificidades. Vamos a alguns exemplos? Os aplicativos de mensagem e comunicação podem ser permitidos, enquanto os vídeos e jogos não podem, ou então o contrário.

Além dos desvios extremamente óbvios, como acessar sites de pornografia, o que mais sua empresa considera uso indevido? Acesso a sites de notícias, a aplicativos de jogos, a sites e redes sociais que não sejam intimamente relacionados ao trabalho diário? Cada empresa vai determinar o que é ou não importante para o seu negócio. É fundamental lembrar que esse tipo de conduta pode gerar falta grave no âmbito trabalhista e até mesmo uma demissão por justa causa.

Por isso, é importante definir como e por que restringir o acesso a conteúdos impróprios no celular corporativo para, assim, assegurar o uso correto e eficiente dos aparelhos. O ideal é fazer um levantamento dos sites, apps e demais itens que vão ser considerados impróprios pela empresa e deixar tudo isso bem claro e explicado para todos os colaboradores.

Fazendo isso, você consegue diminuir os riscos do uso dos dispositivos móveis no trabalho, assegurando a eficiência e produtividade no dia a dia da empresa. Então, apresente a todos o que pode e o que não pode ser feito com os celulares corporativos da empresa. É importante frisar que as regras podem ser definidas de acordo com a equipe, setor e função de cada colaborador.

Como bloquear conteúdo impróprio no celular corporativo?

Há diferentes maneiras de bloquear conteúdo impróprio nos celulares da empresa. As lojas de aplicativos, por exemplo, disponibilizam várias versões de apps para bloquear aplicativos, além de ser possível inserir outros bloqueios e restrições nos aparelhos móveis, como sites específicos.

O SafeSearch, por exemplo, não tem 100% de precisão, mas consegue ajudar na identificação de alguns resultados de busca no Google que não devem aparecer. Outra possibilidade é fazer bloqueios de conteúdos dentro do aplicativo da Play Store, por exemplo. Há muitos outros apps que fazem esse trabalho.

No entanto, é importante ressaltar que esses tipos de soluções não são voltados para uso corporativo. Isso significa que são aplicativos desenvolvidos para bloquear conteúdos em dispositivos pessoais e, por esse motivo, podem ser burlados de várias maneiras. Eles são usados especialmente para que os pais consigam fazer bloqueios de conteúdos nos aparelhos dos filhos, por exemplo.

Para evitar esse problema na empresa com os colaboradores, o ideal e mais recomendado é contar com uma ferramenta que seja realmente profissional, pensada e criada para empresas e que apresente eficiência em restringir esse tipo de material, sendo extremamente segura e de fácil implementação.

É aí que entra a importância do MDM, que tem como principal objetivo fazer o gerenciamento dos aparelhos móveis. O MDM surgiu para deixar o monitoramento muito mais simples para os gestores. Afinal, com a ferramenta, é possível bloquear sites, aplicativos e números telefônicos que não estejam relacionados com as atividades executadas na empresa.

Saiba que contar com o bom senso dos funcionários muitas vezes não é suficiente para assegurar que os aparelhos corporativos vão ser usados somente para os fins que lhe foram designados. Portanto, a tática mais indicada aqui é associar a conversa com a utilização de uma solução de gerenciamento de dispositivo móvel. Afinal, esse tipo de ferramenta vai permitir que a empresa que tenha controle total dos aparelhos.

Assim, é possível ter formas de restringir usos e configurações, e também traz ferramentas que facilitam a administração e o uso dos smartphones. Lembrando que tudo isso pode ser feito de modo remoto, on-line e massivo. Isso quer dizer que você tem muito mais facilidade para estipular as configurações e restrições na base de aparelhos da sua corporação sem precisar contar com uma grande infraestrutura de TI ou ter os dispositivos em mãos.

Bom, como muitos sabem, passou a ser muito comum o fornecimento de dispositivos móveis aos colaboradores, os quais, sem dúvida alguma, melhoram a comunicação, facilitam a circulação de informações, a coleta de dados e muitas outras tarefas relevantes para a empresa. Afinal de contas, mobilidade no negócio atualmente está totalmente ligada ao aumento da rapidez no acesso à informação e ao aumento de produtividade.

Mas é claro que há muitos problemas em disponibilizar o celular ao funcionário sem ter nenhum controle. Alguns desses problemas são:

  • baixar e usar aplicativos para fins de uso pessoal;
  • gastar o plano de dados empresarial com assuntos particulares;
  • alegar que trabalhou com o dispositivo fora do horário de trabalho;
  • fazer ligações fora do horário de trabalho.

Então, para evitar todos esses e muitos outros problemas, é fundamental seguir nossas dicas de como bloquear conteúdo impróprio no celular corporativo. Ao fazer esse bloqueio, é possível manter a produtividade das equipes e ainda maximizar a vida útil dos aparelhos.

Se você quer garantir a produtividade dos seus funcionários e gerenciar os dispositivos móveis que eles utilizam, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para conhecer nossos serviços!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.