Tempo est. de leitura: 8 minutos Atualizado em 06.09.2022

Graças ao avanço da tecnologia e o fácil acesso à internet, o número de usuários de dispositivos móveis tem aumentado cada vez mais. O Brasil, por exemplo, tem atualmente mais smartphones do que habitantes – segundo estudo anual realizado pela FGV

Ao total, são 242 milhões de celulares para 214 milhões de habitantes, e a expectativa é que esse número seja ainda maior daqui a alguns anos. Diante desse cenário, diversas empresas têm percebido a necessidade de adotar o celular corporativo à sua gestão.

Além de garantir a conexão entre a empresa e o consumidor, o celular corporativo se tornou uma ferramenta essencial dentro de uma gestão empresarial. Isso porque o aparelho proporciona diversas vantagens, como a redução de custos com telefonia e mais agilidade, praticidade e eficiência na comunicação.

Por isso, é de grande importância que, entre tantas opções, o gestor saiba escolher um celular corporativo que esteja adequado às necessidades do seu negócio. Quer saber o que levar em consideração na hora de fazer a escolha dessa ferramenta? Então, não deixe de ler este artigo!

O que é um celular corporativo?

A resposta é simples, trata-se de um aparelho telefônico, voltado para a comunicação empresarial. Isso acontece quando o empregador decide oferecer aos colaboradores telefones celulares de propriedade da empresa.

O fato antigamente considerado um “luxo” entre os trabalhadores, está cada dia se tornando uma necessidade básica para profissionais e negócios que se preocupam com a agilidades dos processos. Afinal, é através de um aparelho móvel corporativo que a comunicação se tornará facilitada e viável em qualquer lugar do mundo – independente se o colaborador estiver presente na empresa ou não.

Entenda os seus benefícios

O uso de um celular corporativo pode aumentar a agilidade com o qual os processos da empresa são resolvidos, permitindo inclusive, a resolução de problemas à distância. Ou seja, refletem na produtividade, mobilidade e facilidade de comunicação entre os profissionais.  

Porém, é importante ficar atento(a), pois a sua utilização não está isenta de desafios. É preciso que os gestores se organizem para realizar a administração dos equipamentos, conduzindo os seus colaboradores a fazerem um bom uso dos aparelhos móveis

É possível ter segurança da informação com o uso de celular corporativo?

Sim, é possível ter segurança sobre as informações empresariais e dados sensíveis de clientes presentes em um celular corporativo, porém, é necessário que a política de segurança de gerenciamento de dispositivos móveis esteja atualizada e em acordo com todos os colaboradores da empresa.

Afinal, os dispositivos móveis são mais suscetíveis a ataques, especialmente por serem conduzidos a todos os lugares com os profissionais que trabalham a partir da mobilidade. Vale ressaltar que para garantir a segurança, é importante investir em sistemas MDM (Mobile Device Management), pois a partir deste sistema os líderes terão controle sobre os dados que estarão presentes no celular corporativo de seus liderados, garantindo a segurança das informações.

Como proteger celulares corporativos e estar em conformidade com a LGPD?

Você sabia que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) pode ser altamente vantajosa para o seu negócio? Não estamos apenas falando sobre o que diz respeito à legislação, mas é preciso levar em conta que ela poderá ajudar sua empresa a alcançar melhores resultados para o empreendimento.

Enquanto isso, neste artigo, iremos expor as três principais ações necessárias para trabalhar em conformidade com a lei e que consequentemente, farão a diferença, atraindo benefícios para a empresa. Confira:

1.       Gerenciamento e auditoria de informações

Uma das maiores mudanças proporcionadas pela LGPD, foi a necessidade de gerenciar as informações expostas nos dispositivos móveis corporativos, fornecendo um registro claro sobre quem possui acesso às informações e em quais dispositivos os dados estão localizados. Por isso, é tão importante investir na solução MDM; afinal, a plataforma viabilizará o gerenciamento destas informações.

2.       Visibilidade dos dispositivos

Será necessário verificar quais dispositivos e aplicativos estão acessando as informações das plataformas utilizadas pela empresa, e isso pode incluir dispositivos pessoais de alguns colaboradores. Nesta etapa, a solução MDM, auxiliará possibilitando a coleta das informações e controle sobre aplicativos e plataformas acessadas através de dispositivos móveis no período em que o profissional está no trabalho.

3.       Ameaças à segurança do celular corporativo

Como informamos anteriormente, dispositivos móveis oferecem um risco de segurança significativo se não forem protegidos adequadamente. Através do MDM, a equipe responsável pela segurança de dados da empresa, poderá personalizar as políticas de segurança dos dispositivos, garantindo uma navegação segura para todos os colaboradores.

O que levar em consideração na hora de escolher um celular corporativo?

1. Saiba quais são as necessidades da sua empresa

Saber quais são as necessidades da sua empresa é, sem dúvidas, o primeiro passo para você acertar na escolha do celular corporativo. Afinal de contas, essa ferramenta pode ser utilizada para diferentes objetivos e finalidades. Além do mais, o mercado tem disponibilizado diversas opções de modelos que podem fazer desse momento um verdadeiro desafio.

Por isso, antes de escolher o primeiro aparelho que encontrar pela frente, é importante pensar quais são as necessidades que você deseja que o celular atenda. Ter isso em mente vai ajudá-lo a focar nos modelos que vão realmente proporcionar benefícios para o seu negócio.

2. Avalie os modelos que correspondem às suas necessidades

Ao entender qual será a finalidade do celular corporativo em sua empresa, fica mais fácil a procura pelo aparelho ideal, já que você elimina as opções que não atendem às suas necessidades e, consequentemente, ajuda você a focar nos modelos que vão solucionar seu problema.

Com a lista dos modelos que correspondem às necessidades da empresa em mãos, é hora de analisar os diferenciais que cada um oferece. Nesse caso, devem ser observados o valor, a qualidade do aparelho e a configuração, bem como processador, memória RAM, capacidade da bateria e sistema operacional. Saiba como analisar cada um deles a seguir!

3. Analise o processador

Conforme a tecnologia vai evoluindo, novos modelos de smartphones vão surgindo no mercado. Esses aprimoramentos têm feito com que os celulares se transformem em minicomputadores, pois podem desempenhar, basicamente, as mesmas funções. A única diferença entres esses dois equipamentos é o tamanho.

Sendo assim, um dos componentes responsáveis por garantir o bom desempenho do celular é o processador. Esse elemento é o que vai determinar a velocidade de execução das funções do aparelho. Nesse caso, quanto melhor for o processador, maior será a velocidade de tratamento dos dados.

4. Veja qual é a quantidade de memória

Atualmente, os celulares têm disponibilizado os mais diversos recursos para os usuários. Isso graças à memória RAM que, aliada ao processador, permite que vários aplicativos sejam acessados ao mesmo tempo. Nesse caso, cada app que você instala em seu aparelho, quando aberto, consome parte da memória disponível, afetando, assim, o desempenho do smartphone.

Para uso corporativo, verificar a memória RAM do celular é essencial, principalmente, se você tem a necessidade de armazenar uma grande quantidade de dados ou instalar vários aplicativos. Nesse momento, tenha em mente que quanto maior for a capacidade de armazenamento da memória, melhor será o desempenho do aparelho.

5. Confira o sistema operacional

O sistema operacional de um celular é o que garante a interação do usuário com o próprio aparelho, seja por meio da utilização de vários aplicativos de forma simultânea ou pela execução direta de suas funções. Nesse caso, é importante saber qual sistema está sendo utilizado, pois trata-se de um fator que influencia diretamente no valor do aparelho.

Atualmente, existem duas principais opções de sistema operacional disponíveis no mercado:

  • iOS: esse sistema foi desenvolvido exclusivamente para os smartphones da Apple. Suas principais características são a velocidade e a melhor funcionalidade do aparelho;
  • Android: foi criado pelo Google e está presente em quase todos os modelos de celulares. Esse sistema se destaca por oferecer uma variedade de aplicativos e por ser compatível com sites Flash.

6. Atente-se à capacidade da bateria

De maneira geral, para que o celular apresente um excelente desempenho, é fundamental que o processador, a memória RAM e o sistema operacional estejam bem alinhados. Essa observação é importante, pois o bom funcionamento desses três elementos vai influenciar na duração da bateria do seu aparelho.

Então, no momento da compra, é importante que você saiba analisar as características desses três componentes para que, assim, seja possível constatar se a capacidade da bateria está adequada à velocidade do processamento de dados que o aparelho oferece. Essa ação vai evitar que você adquira um produto que vai deixá-lo na mão.

Gostou da ideia e ficou interessado(a) na solução MDM? Acesse o nosso blog e confira outros conteúdos sobre MDM e diversos temas sobre o gerenciamento dos dispositivos móveis!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Ler Artigo
Android 14: Samsung amplia cronograma de atualização para dispositivos

Android 14: Samsung amplia cronograma de atualização para dispositivos

Ler Artigo
Android ganha novos recursos com atualização recente

Android ganha novos recursos com atualização recente

Ler Artigo
Como fazer um inventário de dispositivos móveis

Como fazer um inventário de dispositivos móveis

Ler Artigo
5 tendências de gerenciamento móvel para organizações financeiras

5 tendências de gerenciamento móvel para organizações financeiras

Ler Artigo
Urmobo recebe certificação do Android Enterprise Recommended

Urmobo recebe certificação do Android Enterprise Recommended

Ler Artigo
5 práticas para aumentar o tempo de atividade dos dispositivos Android

5 práticas para aumentar o tempo de atividade dos dispositivos Android

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter