Tempo est. de leitura: 9 minutos Atualizado em 03.01.2023

Bloquear um celular corporativo pode ser uma necessidade das empresas em certas situações. Tudo isso começa porque os aparelhos corporativos são cada vez mais utilizados como forma de facilitar os processos produtivos.

Porém, para que seu uso seja efetivo, é fundamental garantir que não vão acontecer distrações. E é aí que entra a necessidade de bloqueio, seja de uma forma temporária ou permanente.

Além disso, outras situações atípicas podem gerar a necessidade do bloqueio total. Neste artigo, vamos falar sobre as situações que levam a isso, além de tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Em quais situações o bloqueio de celular corporativo pode ser feito?

O bloqueio de celular corporativo, seja de modo parcial ou total, não é ilegal, considerando que a detentora do aparelho é a empresa, ou seja, o celular é um ativo da organização.

Sendo assim, quando for necessário, bloquear pode ser uma forma preventiva para resguardar a integridade e a segurança do negócio.

É importante falar que existe o modo kiosk. Essa é uma funcionalidade que permite limitar o acesso de algumas funções e configurações do dispositivo móvel.

Ela costuma vir de fábrica em alguns aparelhos eletrônicos, no entanto, isso não impede de ser adicionada em outros aparelhos por meio de aplicativos ou gerenciadores de dispositivos móveis.

Com ele, é possível bloquear e liberar apps e aparelhos — por meio de uma ferramenta de MDM, ou seja, de gerenciamento de aparelhos móveis. Além disso, também permite:

  • Bloqueio de acessos específicos, como um conjunto predefinido de aplicações;
  • Criação de atalhos para facilitar e limitar a navegação;
  • Controle de download e definição de quais tipos de acessos são autorizados.

Além disso, há alguns contextos específicos que acontecem os bloqueios, tais como os que mostraremos a seguir.

Bloqueio de algumas funções

Por meio de configurações personalizadas, é possível bloquear algumas funções dos dispositivos para que elas não sejam acessadas pelos colaboradores.

Por exemplo, pode-se bloquear em um celular os aplicativos de redes sociais, o acesso a sites sujeitos a maior vulnerabilidade, entre outros pontos que podem gerar problemas de segurança para o seu negócio.

É importante que isso seja uma padronização da empresa, aplicável, portanto, a todos os aparelhos e que tal padronização fique clara para a equipe coletivamente.

Vale criar uma política da empresa em relação ao uso de dispositivos mobile que inclua sanções em caso de descumprimento da norma, por exemplo.

Time fence

As configurações temporárias são possíveis por meio do time fence. Essa é uma ferramenta que limita o tempo de uso de uma determinada aplicação dentro do ambiente organizacional a partir das definições da própria empresa.

Com ele, a empresa define horários de funcionamento para o aparelho. Dessa forma, em horários fora do estabelecido será inviável realizar qualquer tipo de atividade, como acessar aplicativos ou conectar-se à rede.

E ainda considerando o período de trabalho, 8 horas por semana é o tempo que os funcionários gastam no celular fazendo atividades não relacionadas à atividade, segundo dados reunidos pela Zippia.

Ao evitar este tipo de comportamento improdutivo com tecnologia, você pode garantir que seus funcionários não serão capazes de desperdiçar esse tempo — ainda que tentem —, pois não há como.

Uso de celular corporativo fora do expediente: você sabe como controlar? Leia nosso artigo e descubra!

Geofencing

Além disso, o geofencing — ferramenta disponível em um sistema MDM — também é uma solução possível para ser aplicada nesse contexto de bloquear um celular.

Por exemplo, é possível limitar o uso de apps para aqueles colaboradores que estiverem no trânsito. Com isso, minimiza-se o risco de acidentes por uso indevido dos dispositivos. Isso pode ser feito por meio da adoção de um “modo motorista”.

Assim, quando o GPS aponta um deslocamento em velocidades tradicionalmente urbanas, pode-se liberar as funcionalidades novamente. Da mesma maneira, em regiões de perigo, certas configurações podem ser bloqueadas.

Bloqueio permanente do aparelho

A cada hora, 97 celulares foram roubados ou furtados no país em 2021, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Isso significa que foram 2.321 aparelhos levados diariamente das vítimas no País.

Somado a esse problema, o Brasil ainda é o 6 país com o maior número de vazamento de dados, segundo dados da Surf Shark. Só em 2021 24,2 milhões de brasileiros tiveram suas informações expostas no ambiente online.

Essas informações nos fazem entender que, muitas vezes, bloquear um celular de forma permanente também é necessário para as empresas. Ele acontece em situações extremas, considerando o que falamos, como:

  • Furto, roubo ou perda do aparelho pelo colaborador ou por terceiros;
  • Quando o colaborador não devolve o dispositivo à organização;
  • Vazamento de dados e informações de forma irreversível.

Quando qualquer uma dessas situações acontecem, a intervenção é fundamental, principalmente para a proteção dos dados da empresa.

Isso se dá porque, em algumas situações, as aplicações instaladas no dispositivo permitem acesso imediato a bancos de dados e documentos sigilosos da organização, bem como informações de clientes, o que é uma margem para um grande problema.

Assim, o bloqueio remoto pode ser feito de forma imediata — e até mesmo para prevenção. Vamos supor que, pela geolocalização, nota-se que o dispositivo está bem distante do trajeto usual que o colaborador faz entre sua casa e a empresa.

O responsável pelo monitoramento pode tentar entrar em contato e não ter o retorno. Isso pode ser sinal de que ocorreu um furto, roubo ou perda do dispositivo e, assim, o bloqueio acontece de forma preventiva.

Como o bloqueio do celular corporativo pode ser feito?

Bloquear um celular corporativo é possível por meio de uma solução de Mobile Device Management. Ela realiza o acesso remoto aos aparelhos cadastrados e, assim, permite que ações de bloqueio sejam realizadas.

No dashboard, o gestor responsável deverá cadastrar todos os dispositivos e ligá-los ao registro de cada colaborador. Nele, também vai ser possível bloquear o celular — ou certas configurações — por meio do time fence e geofencing.

Assim, em caso de problemas, a organização terá o controle de qual era exatamente o aparelho que estava com aquele funcionário e poderá tomar as medidas cabíveis.

Dentro do sistema, é possível localizar o aparelho a ser bloqueado e acioná-lo de imediato, minimizando os problemas que podem ocorrer com o dispositivo caso ele caia em mãos erradas.

Como escolher a solução de gerenciamento de dispositivos móveis ideal?

O gerenciamento de dispositivos móveis, além de permitir bloquear um celular corporativo de forma remota, pode auxiliar as empresas a produzirem mais no seu dia a dia.

Como falamos, isso acontece porque, por meio do controle dos dispositivos, é possível evitar a instalação de aplicativos e soluções que possam gerar distrações e usos indevidos.

Por meio das configurações feitas de forma remota, a organização poderá verificar de que forma cada colaborador está utilizando o dispositivo da empresa. Assim, ela vai realizar os bloqueios necessários, bem como mensurar as medidas tomadas para minimizar riscos e erros.

Para que isso seja feito de maneira eficaz, é fundamental ter uma solução adequada para a sua situação. Vamos dar algumas dicas que podem auxiliar você na escolha do melhor sistema:

  • Avalie o feedback de outros clientes;
  • Veja se o MDM possui as funcionalidades que seu negócio precisa;
  • Verifique se a empresa facilita o processo de implementação da solução;
  • Avalie a forma de pagamento;
  • Verifique o custo-benefício da ferramenta, entre outros.

O gestor responsável também precisa observar as rotinas de trabalho para que as ações de gerenciamento dos aparelhos sejam eficazes. Algumas medidas são:

  • Regularize suas políticas de segurança para estarem dentro dos parâmetros da LGPD;
  • Atualize todos os dispositivos, pois isso ajuda a prevenir infecções e invasões;
  • Evite baixar aplicativos de fontes desconhecidas nos aparelhos celulares corporativos;
  • Tenha sempre uma solução destinada a cuidar da segurança dos aparelhos, sendo uma importante barreira contra a atuação de cibercriminosos;
  • Utilize sempre senhas seguras e troque-as constantemente;
  • Analise o consumo do pacote corporativo, verificando se não há discrepâncias entre o que foi utilizado pelos seus colaboradores e o que é cobrado pela operadora;
  • Observe se as ligações realizadas são relacionadas com o trabalho ou se está ocorrendo algum tipo de desvio na finalidade do aparelho celular corporativo;
  • Se for o caso, enumere os sites que realmente podem ser acessados. Isso pode ser mais fácil e efetivo do que enumerar todos os possíveis aplicativos e sites que devem ser bloqueados, evitando esquecer algum.

O uso de um MDM em seu negócio é fundamental em caso de bloqueio de um aparelho celular corporativo. Portanto, você deve fazer escolhas seguras e, assim, utilizar um sistema que realmente atenda às necessidades da sua empresa.

No entanto, o MDM pode oferecer muito mais benefícios do que somente bloquear o celular. Se você quer entender mais sobre o MDM e como essa solução pode ajudar sua empresa, leia nosso artigo!

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Urmobo Team Urmobo

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