Tempo est. de leitura: 4 minutos Atualizado em 01.10.2020

Os usuários de smartphones enfrentam problemas com estabilidade de aplicativo, duração da bateria e conexões de trabalho instáveis ​​em seus dispositivos. A solução? O MDM

Os dispositivos móveis são super importantes para o sucesso de um produtivo trabalho remoto. Enquanto a maioria (80%) dos líderes de negócios de TI acredita que os funcionários precisam de dispositivos móveis para fazer seu trabalho, os dispositivos móveis estão falhando. Mais de 50% dos usuários finais relataram experimentar falhas móveis mensalmente, o que afeta a capacidade de realizar o trabalho, segundo o relatório da B2M. 

O segundo relatório anual State of Enterprise Mobility da B2M pesquisou mais de 550 empresas para determinar a importância dos dispositivos móveis para funcionários das empresas. E apesar dos smartphones e aplicativos serem essenciais para os negócios, quase 40% dos usuários finais disseram que seus problemas de mobilidade aumentaram nos últimos 18 meses. 

Os maiores obstáculos

O relatório identificou 3 principais problemas que afetam o impacto na empresa: 

1. Conexões de rede não confiáveis (celular e Wi-Fi): cerca de 45% de todos os usuários afirmam ter problemas relacionados à rede uma ou mais vezes por mês. 

2. Vida útil da bateria: Mais de 40% dos usuários finais disseram ter problemas relacionados à bateria. A ocorrência média desses problemas foi de uma a duas vezes por semana (12%). 

3. Instabilidade dos aplicativos móveis: os aplicativos móveis continuam travando, com 40% dos usuários relatando problemas relacionados aos aplicativos uma ou mais vezes por mês.

Os efeitos

Esses problemas causam atrasos significativos para as empresas: mais de 50% de todos os entrevistados disseram que sua empresa perdeu receita e clientes devido aos problemas móveis. Cerca de 41% dos funcionários de TI admitiram substituir automaticamente a bateria quando um dispositivo móvel não responde, mas nem sempre essa é a solução, desperdiçando tempo e dinheiro. 

Eles também notaram um aumento nas preocupações com os altos custos operacionais nas tentativas de corrigir esses problemas. Ficam tão desesperados para consertar o que está errado que mais da metade (54%) admitiu que entre 1 e 20% dos dispositivos devolvidos acabaram sendo saudáveis, o que significa que são comprados sem motivo. Os problemas percebidos foram a curta duração da bateria ou funcionalidade lenta, mas as baterias e os dispositivos freqüentemente funcionavam normalmente. 

Problemas de saúde mental

Tudo isso traz ainda estresse físico e mental, concluiu o relatório. Cerca de 66% dos pesquisados disseram que se sentiam ansiosos ou estressados quando tinham falhas em dispositivo móvel de seu trabalho, contra 39% dos usuários finais em 2018. Esse estresse está os deixando doentes, com 37% dos funcionários supostamente tirando pelo menos um dia de folga devido a estes problemas de mobilidade. 

Cerca de 74% dos que experimentam a ansiedade relataram seus sentimentos à gerência, mas 30% disseram que achavam que nada seria feito. Esse desânimo faz com que quase 30% deixem sua empresa em busca de outro local onde as condições, inclusive de mobilidade, sejam melhores. 

Isso não custa apenas dinheiro às empresas, mas também a produtividade dos funcionários. Cerca de 63% de todos os usuários finais disseram que leva entre 30 e 180 minutos para que um problema móvel seja resolvido. Durante o tempo em que os aparelhos estão sendo consertados, fica-se improdutivo, apurou o relatório. 

Problemas de produtividade decorrentes de dispositivos móveis são bem conhecidos em todas as organizações. Quase todos (95%) os usuários de dispositivos móveis disseram que suas empresas foram afetadas negativamente pela perda de produtividade devido aos dispositivos.

A solução

Para mitigar os impactos negativos, os funcionários de TI disseram que ter teste de configuração do dispositivo, segurança móvel e uma solução de MDM seria ótimo. Além disso, 52% disseram que queriam visibilidade em tempo real, análises sobre a integridade do dispositivo e ferramentas de diagnóstico de uso para localizar rapidamente o problema.

O gerenciamento de dispositivos móveis é, sem dúvida, importante na força de trabalho de hoje, com 91% dos trabalhadores de TI classificando as ferramentas como valiosas ou extremamente valiosas. 

O MDM traz soluções acionáveis e visibilidade em tempo real, e também ajuda com os problemas de mobilidade que afetam as forças de trabalho. Identificar e corrigir problemas de forma proativa e, em alguns casos, até mesmo prevê-los, é a chave para ter seus negócios funcionando e oferecer uma melhor experiência do usuário para todos.

Por isso, a Urmobo te oferece um período de teste e muitas outras funcionalidades e benefícios. Assine por 15 dias grátis o nosso Trial e comprove.

Tem dúvidas? Fale conosco agora mesmo!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

Ler Artigo
Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter