urmobo_mdm

Acesso remoto e análise de consumo por aplicativo: saiba mais sobre essas funcionalidades no MDM

Conheça duas das principais funcionalidades do MDM a análise de consumo por aplicativo e o acesso remoto e entenda como elas são vantajosas para as organizações.

Cada vez mais, as empresas utilizam dispositivos móveis em suas rotinas. Afinal, diversas soluções existentes e aplicações podem ser empregadas nas rotinas internas e, portanto, podem auxiliar a aumentar a produtividade do negócio. Não raro, desse modo, são oferecidos aparelhos, como smartphones e tablets.

No entanto, lembre-se: ainda assim, esses equipamentos continuam sendo ativos do negócio e, portanto, precisam ser protegidos e controlados. Mas como isso é possível? Uma solução de MDM (gerenciamento de dispositivos móveis) cumpre esse papel de gestão e controle, garantindo o bom uso dos aparelhos e evitando condutas inadequadas.

Há duas funções fundamentais no MDM: análise de consumo por aplicativo e acesso remoto. Vamos falar mais sobre elas neste artigo. Boa leitura!

A importância de uma gestão de dispositivos móveis

O objetivo de uma gestão de dispositivos móveis é funcionar como um administrador de aplicativos nos devices da empresa, tais como smartphones e tablets, possibilitando a fácil interação entre colaboradores e o monitoramento das atividades de equipes remotas.

Como falamos na introdução deste artigo, estamos tratando de ativos das empresas e, portanto, essa gestão tem o papel fundamental de garantir o uso ótimo dos dispositivos. Dessa forma, os colaboradores poderão atuar de modo mais eficiente, os aparelhos poderão ser utilizados no auge de suas performances e será possível agir rapidamente em caso de problemas diversos.

Um dos grandes aliados para uma gestão mais eficiente é um sistema completo de MDM. Ele tem diversas funcionalidades, tais como:

  • otimização do deployment e da configuração do dispositivo, minimizando o custo e o tempo de atividade;
  • interface 100% web;
  • integração com outros softwares;
  • controle de horários nos quais o dispositivo está sendo utilizado;
  • geolocalização;
  • modo kiosk – personalização de tela, acesso restrito a apps e configurações pré-determinadas pelos gestores;
  • configuração de diversos dispositivos simultaneamente;
  • gestão de todo o ciclo de vida dos ativos móveis;
  • bloqueio e factory reset de maneira remota;
  • transferência de arquivos;
  • chat com operadores;
  • atualização e controle remoto de cada aparelho.

Dentro de todas essas funcionalidades, há duas que têm um papel importante para as organizações: o acesso remoto e a análise de consumo por aplicativo. Vamos explicar melhor sobre cada uma delas neste artigo.

As duas funcionalidades no MDM

Vamos mostrar, a seguir, como funcionam os recursos de acesso remoto e de análise de consumo de dados dentro do sistema de MDM, bem como os seus benefícios.

Acesso remoto

Por que as empresas optam por adquirir um sistema de MDM? Normalmente, porque há uma necessidade em garantir a proteção tanto desse ativo quanto dos dados que ali circulam.

A segurança é frequentemente o principal impulsionador na adoção de um sistema de gerenciamento de dispositivos móveis. Outra consideração é o controle pelo acesso remoto, pois uma organização precisa de visibilidade dos ativos de hardware e software.

As soluções MDM podem controlar o acesso remoto aos dados altamente confidenciais, fornecer autenticação do usuário e, até mesmo, oferecer a limpeza remota de informações dos dispositivos, caso sejam perdidos ou roubados. Esse benefício é importante para que seus funcionários operem de qualquer lugar em tempo real, compartilhando informações com eficiência e segurança. O uso de softwares em nuvem traz benefícios em curto e longo prazo.

Vale ressaltar que, para que haja todo esse processo interativo entre os funcionários de uma empresa, é essencial que haja também segurança. É aí que o MDM atua – na nuvem – fortemente garantindo a segurança dos dados da sua empresa.

O funcionário em campo também pode transformar o tempo ocioso em produtivo. Por exemplo, entre um cliente e outro, é possível organizar as tarefas e enviar relatórios aos superiores, bem como relatar problemas e registrar solicitações. Dessa forma, o retorno ao escritório torna-se desnecessário em muitos casos, aumentando, assim, a produtividade, mesmo remotamente.

Análise de consumo de dados

Muitas organizações descobrem que uma solução MDM adequadamente implementada também pode diminuir gastos ao longo do tempo. A Urmobo, por exemplo, permite o monitoramento do consumo de dados por Wi-Fi, internet móvel e aplicativo de cada dispositivo móvel. A economia de custo é enorme também quando é somada a benefícios, como o aumento de produtividade, de tempo e de recursos liberados.

A automação – instalação de aplicativos e configurações remotamente – está se tornando mais necessária do que nunca, já que os funcionários estão cada vez mais fora das empresas e os gerentes de TI podem não estar disponíveis quando necessário. 

A razão de usar um MDM para acesso remoto

Realizar o controle por meio do acesso remoto de MDM pode ser altamente vantajoso para o seu negócio. Isso porque pode trazer benefícios, tais como:

  • maior controle sobre as informações que circulam nos aparelhos, o que permite avaliar se há evidências de mau uso por parte dos colaboradores, desviando a finalidade do dispositivo;
  • identificação de quais são os aplicativos executados, verificando se estão sendo instalados aqueles que não estejam relacionados com a finalidade da função, bem como que possam oferecer vulnerabilidades e expor os dados da empresa a riscos desnecessários;
  • avaliação da hora em que os aparelhos são ativados. Caso a empresa tenha a conduta de só permitir o uso do dispositivo durante a execução dos trabalhos, isso pode indicar tanto um uso inadequado quanto evidenciar um risco de furto ou roubo do dispositivo;
  • avaliação do consumo de bateria e de dados de internet e verificação se há algum consumo inadequado desses dois pontos. Caso seja verificado, pode ser uma indicação de invasores nos dispositivos do seu negócio;
  • identificação do posicionamento geográfico do dispositivo. Isso pode ser importante, principalmente, para identificar discrepâncias que possam indicar furto ou roubo do dispositivo. Por exemplo, se o GPS apontar que o aparelho está fora da rota entre residência e empresa, pode ser sinal de que um criminoso obteve o dispositivo e, assim, pelo acesso remoto, a empresa retira todos os dados sigilosos ali armazenados.

Esses pontos mostram a importância de manter um monitoramento seguro e eficiente sobre os dispositivos corporativos. Essa é uma forma de proteger os dados e dispositivos do seu negócio, evitando expor informações de clientes e segredos corporativos.

Tanto a análise de consumo por aplicativo quanto o acesso remoto são pontos fundamentais de uma gestão de dispositivos móveis. Por meio dela, é possível proteger o patrimônio da empresa e, consequentemente, os dados internos das organizações. Muitos dispositivos têm, devido à natureza da atividade, acesso a bancos de dados sigilosos que, em caso de furto, podem ter a resolução da questão sem maiores problemas.

Gostou deste conteúdo sobre análise de consumo por aplicativo e acesso remoto? É útil para o seu negócio? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e faça com que outros colegas também possam ter acesso ao material!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.